22 de abril de 2024

Curso de Alfabetização tem aula sobre povos originários

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A aula do Projeto de Alfabetização de Adultos no sábado, 20, foi com o tema Povos originários de Goiás, em celebração à semana dos Povos Indígenas. A organização das atividades foi realizada pela coordenadora do Programa de Educação e Cidadania (PEC), Patrícia Loures.

O Curso de Alfabetização de Adultos do PEC recebe novos alunos continuamente. O curso é gratuito e as aulas ocorrem aos sábados, das 8 às 10 horas, na sala 111 da Escola de Formação de Professores e Humanidades, localizada à rua 227, quadra 66, lote 14-E, Setor Leste Universitário. Podem participar adultos acima de 18 anos que não estejam alfabetizados ou estejam no processo inicial de alfabetizacão. Mais informações pelo fone: 3309-6156.

Curso de alfabetização

 

19 de abril de 2024

Alfadown propõe reflexões sobre as fases da vida jovem e adulta para participantes do Projeto

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O Projeto Alfadown propôs na terça-feira, 16, aos participantes algumas reflexões sobre a juventude e a vida adulta no Alfadown. de acordo com a coordenadora do Programa de referência em Inclusão Social (PRIS), Pollyanna Rosa Ribeiro, “no processo de autoconhecimento, é sempre importante relembrar em que fase do desenvolvimento cada pessoa se encontra, quais as características de cada fase e as (re)descobertas dos gostos pessoais”.

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Cada grupo ficou responsável em reforçar a fase do desenvolvimento que os membros se encontram, tanto de  jovens como adultos “fortalecendo a experiência e as escolhas próprias dessa fase, que além das responsabilidades inerentes a ela, a confirmação de que existe muitas opções do que fazer quando se é jovem e adulto”, reforça a coordenadora do PRIS. As atividades são acompanhadas pelos estudantes voluntários da extensão da PUC Goiás. O Projeto Alfadown integra os grupos do PRIS.

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Lepilu realiza encontro de reflexão com voulntários

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A equipe do Programa em Nome da Vida (PNV) realizou na quarta-feira, 17, o ateliê do luto com os voluntários do Laboratório de Estudos, Pesquisa e Intervenção em Luto (LEPILU), como um momento de emoção e co-construção. De acordoocm a coordenadora do PNV, Marina Morabi, “foi uma tarde recheada de emoção e amor. Como diria Kübler-Ross: Não podemos curar o mundo sem nos curarmos primeiro. Momento de reflexão do grupo  “para conseguirmos dar escuta aos nossos pacientes, familiares, alunos e à nossa comunidade tocando o morrer e o viver”.

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Marina parafrasea novamente Kübler-Ross ao afirmar que “tudo é suportável quando há amor. Meu desejo é que você dê mais amor a mais pessoas. A única coisa que vive para sempre é o amor”. Para Marina, “com o amor nos construímos. Com ele ressignificamos também nossas dores e memórias”.

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Alfadown trabalha a ideia de inclusão em Escola Municipal de Goiânia

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O Projeto Alfadown realizou nesta quarta-feira, 17, a atividade “Teia de conexões”, com os alunos da Escola Municipal Jalles Machado. A atividade levou as pessoas a refletir sobre a importância da inclusão a partir do brincar. de acordo com a coordenadora do Alfadown, Luciana Novais, “para incluir é preciso aprender também a se conectar com as pessoas, buscando conhecê-las, formando vínculos e especialmente respeitando as diferenças”.

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Aprender a Pensar discute emoções com estudantes

Aprender a Pensar

Em interlocução entre emoções e comunicação, o Projeto Aprender a Pensar desenvolveu um trabalho lúdico na Escola Municipal Professor Trajano de Sá Guimarães. As crianças aprenderam formas saudáveis de expressar medos e sentimentos de tristeza. Registrando graficamente seus medos e inseguranças, depositaram seus desenhos ficando mais leve a medida que partilhavam em quem confiavam.

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A coordenadora do Aprender a Pensar, Júlia Pargeon, afirma que “o desenvolvimento de competências sócio emocionais são peças fundamentais para o exercício coletivo que fazemos em prol de uma educação mais humanizada e justa”.