Programa de Referência em Inclusão Social

Criado em 22 de março de 2014, o Programa de Referência em Inclusão Social – PRIS,  é um programa permanente de extensão da PUC Goiás, de caráter socioeducacional, que tem como objetivo agregar os trabalhos realizados nesta Universidade sob a perspectiva da inclusão e dialogar com diferentes instituições e movimentos sociais a fim de contribuir com o debate acadêmico, com a pesquisa e com a transformação social.  Sua composição resulta de três projetos de extensão que apoiam a inclusão, a saber: o Projeto Aprender a Pensar (PAP), voltado ao desenvolvimento de capacidades e competências de pensamento e criatividade de crianças e adolescentes com altas habilidades/superdotação; o Projeto Alfadown, cujo objetivo é facilitar a alfabetização e/ou a inclusão digital de pessoas com Síndrome de Down por meio de recursos da informática; e o PRIS na Comunidade, composto por três 3 Projetos: Projeto Infantil Gastronômico (PIG) que busca estimular os educandos por meio de atividades lúdicas e oficinas de culinária, hábitos alimentares saudáveis, assim como a conscientização quanto à importância de práticas sustentáveis; Projeto Cuidando de quem cuida; e Projeto Saúde e Políticas Públicas.

Além dos Projetos citados, o PRIS desenvolve outras ações no âmbito da inclusão.

O PRIS está aberto a outras propostas, de modo que a diversidade de ações possa contribuir para fortalecer o debate sobre a inclusão social e possa promover práticas inclusivas.

Qualificar a formação acadêmica, propiciando ao aluno o desenvolvimento de estudos e pesquisas no campo da inclusão.

Propiciar atendimento à comunidade que se encontra excluída dos bens materiais e simbólicos, ampliando a inserção destes sujeitos na vida social, de modo que usufruam de seus direitos, em igualdade de oportunidades com todos os outros sujeitos.

Articular os diferentes estudos no âmbito da inclusão às diferentes discussões realizadas na PUC Goiás, a fim de se criar uma rede de debates e atenção às demandas deste campo de estudos.

Participar dos movimentos sociais e das discussões em âmbito municipal e estadual, a fim de contribuir para a implementação de políticas e programas que garantam os direitos de cidadania à todas as pessoas com algum tipo de deficiência ou necessidades especiais.

Fortalecer o debate sobre a educação inclusiva e contribuir para a formação de professores.

Articular diferentes campos de conhecimento, no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, a fim de promover práticas inclusivas e a produção de conhecimentos sobre a inclusão social.

Coordenação: Profa. Júlia Paixão Oliveira Mello e Pargeon
11ª Avenida, nº 953, Setor Leste Universitário