Programa de Referência em Inclusão Social

Criado em 22 de março de 2014, o Programa de Referência em Inclusão Social – PRIS, é um programa permanente de extensão da PUC Goiás, de caráter socioeducacional, tendo como objetivo agregar os trabalhos realizados nesta Universidade sob a perspectiva da inclusão e dialogar com diferentes instituições e movimentos sociais a fim de contribuir com o debate acadêmico, com a pesquisa e com a transformação social. Atualmente o PRIS desenvolve dois projetos: Projeto Alfadown, o qual trabalha no desenvolvimento de crianças (a partir de 6 anos), jovens e adultos com Síndrome de Down, auxiliando-os no processo de alfabetização e letramento, bem como no desenvolvimento de habilidades sociais; Projeto Aprender a Pensar (PAP), o qual trabalha com crianças e jovens com diferentes necessidades educacionais, buscando estimular a autonomia do público atendido, bem como o desenvolvimento das competências socioemocionais.

Além dos Projetos citados, o PRIS desenvolve outras ações no âmbito da inclusão, como por exemplo o trabalho que é realizado nas escolas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, beneficiando diretamente os processos educacionais desenvolvidos nas instituições educativas, acolhendo e orientando os atores envolvidos no processo educacional: gestores, funcionários, professores, educandos, famílias/comunidade.

O PRIS está aberto a outras propostas, de modo que a diversidade de ações possa contribuir para fortalecer o debate sobre a inclusão social e promover práticas inclusivas.

Objetivos:

– Qualificar a formação acadêmica, propiciando ao aluno o desenvolvimento de estudos e pesquisas no campo da inclusão.

– Propiciar atendimento à comunidade que se encontra excluída dos bens materiais e simbólicos, ampliando a inserção destes sujeitos na vida social, de modo que usufruam de seus direitos, em igualdade de oportunidades com todos os outros sujeitos.

– Articular os diferentes estudos no âmbito da inclusão às diferentes discussões realizadas na PUC Goiás, a fim de se criar uma rede de debates e atenção às demandas deste campo de estudos.

– Participar dos movimentos sociais e das discussões em âmbito municipal e estadual, a fim de contribuir para a implementação de políticas e programas que garantam os direitos de cidadania à todas as pessoas com algum tipo de deficiência ou necessidades especiais.

– Fortalecer o debate sobre a educação inclusiva e contribuir para a formação de professores.

– Articular diferentes campos de conhecimento, no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, a fim de promover práticas inclusivas e a produção de conhecimentos sobre a inclusão social.

Coordenação: Profa. Dra. Júlia da Paixão Oliveira Mello e Pargeon

11ª Avenida, nº 953, Setor Leste Universitário