Instituto Dom Fernando

logo idf

O Instituto Dom Fernando (IDF) foi criado em março de 1995 (pela Sociedade Goiana de Cultura na condição de mantida) e hoje está vinculado à Pro-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil da PUC Goiás e no percurso dos seus primeiros onze anos passou por redefinições importantes na busca da sua identidade enquanto Instituto vinculado à uma instituição universitária.

 

Pensado inicialmente como Instituto de Educação Ambiental, Cultura e Cidadania, o IDF se preparou no ano de 2005 para incorporar dentro de uma perspectiva crítica as dimensões das Ciências Humanas e Sociais e, os diversos programas de extensão voltados para as áreas da infância, adolescência, juventude e família. A escolha por estas temáticas transversais se justifica pela inserção histórica das mesmas na PUC Goiás, o que demonstra sua força enquanto área acadêmica de fundamental importância na dimensão da extensão universitária, no encontro com a realidade social; e, pela opção institucional, em promover uma  sociedade da paz, por meio da cultura, do trabalho e da cidadania nas primeiras etapas do ciclo de vida, como na infância, adolescência e juventude, e no espaço de socialização primordial desses sujeitos, que é a família.

 

Atualmente, o IDF, visando tais objetivos, atua na proposição de subsídios para elaboração de políticas públicas, na produção de conhecimento, na articulação com movimentos sociais, e realiza ações com crianças, adolescentes, jovens e com as famílias. A trajetória e atuação do IDF possibilita o diálogo entre territórios curriculares, culturais e políticos constitutivos e instituintes do ensino (graduação e pós-graduação), pesquisa, extensão e gestão universitária. Permite a inserção de bolsistas de iniciação científica em seus projetos, bem como a atuação de monitores para a extensão e a pesquisa e ainda oferece estágios em diversas áreas do saber.

 

Os principais instrumentos dessas ações são a Escola de Circo Dom Fernando e a Escola de Formação da Juventude, ambas localizadas no Jardim Dom Fernando I, na região Leste de Goiânia; o Centro de pesquisa Aldeia Juvenil – CEPAJ, na Região noroeste de Goiânia e, a Escola de Conselhos d e Goiás. Desenvolve também projetos de pesquisa como “Segurança Humana e Família: A Lei Menino Bernardo”, “Empreendedorismo Criativo entre os jovens de Goiás”, “Universidade e Preconceito”, Os serviços de Saúde Mental Infanto-juvenil no município de Goiânia : Um Diagnóstico da Região Leste de Goiânia. Além disso, realiza representações junto ao Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Goiás – CEDCA, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Goiânia – CMDCA, Fórum Goiano de Enfrentamento  à Exploração Sexual Contra Criança e Adolescente, Rede de Atenção à Mulheres, Crianças e Adolescentes em Situação de Violência Sexual; Núcleo de enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, Rede de Proteção a Juventude, Conselho Municipal da Juventude, Comitê de Erradicação do Trabalho Infantil.

Coordenação: Edson Lucas Viana

Acesse:

Dom Fernando
Quem Somos
Cecom
Cepaj
Escola de Circo
Escola de Formação da Juventude

Escola de Conselhos