13 de outubro de 2021

Secretário Geral da CNBB profere conferência de abertura da Jornada da Cidadania e do Congresso de Ciência e Tecnologia

 

Secretário Geral CNBB

A Jornada da Cidadania da PUC Goiás e o VII Congresso de Ciência e Tecnologia serão abertos no dia 19, às 10h, no canal oficial da PUC Goiás no YouTube, com a conferência de abertura que será proferida pelo secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Joel Portella Amado, que vai falar sobre o tema Ciência, tecnologia, educação e espiritualidade: pacto para o planeta.

Dom Joel Portella Amado estudou Filosofia no Instituto Aloisiano da Companhia de Jesus e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), onde fez também o curso de Doutorado em Teologia. Cursou ainda o curso de Direito na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Foi ordenado presbítero em 12 de outubro de 1982 no Rio de Janeiro. Em 07 de dezembro de 2016 foi designado como bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, pelo Papa Francisco, tendo recebido a ordenação episcopal no dia 28 de janeiro de 2017 na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro. Desempenha desde então o serviço de Bispo Auxiliar da referida arquidiocese.

Dom Joel Amado foi membro da Academia Luso-Brasileira de Letras. (2014 – 2016), Pároco da Catedral do Rio de Janeiro (2016 – 2016), foi professor no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e membro da Comissão Organizadora de elaboração das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil da CNBB. Durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB, realizada em maio de 2019 em Aparecida (SP), Dom Joel Portella foi eleito Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

A Jornada da Cidadania e o VII Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás vão até o dia 23 de outubro e marcam o aniversário de 62 anos da Universidade. A Jornada será realizada no formato híbrido com atendimentos presenciais e no formato on-line em cinco Estações. Mais informações sobre a programação da Jornada da Cidadania pelo fone: 3946-1122 e pelo e-mail: cidadania@pucgoias.edu.br.

 

 

 

 

 

Lives com nomes renomados estão na programação da Jornada da Cidadania

Pedro Jacobi

A programação da Jornada da Cidadania deste ano, que será realizada de 19 a 23 de outubro, vai contar com quatro Lives no canal oficial da PUC Goiás no YouTube, com profissionais renomados na área em que atuam. A gerente de Vigilância às Violências e Acidentes da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, professora doutora Ionara Vieira Moura Rabelo vai falar sobre o tema Vigilância em violências interpessoais e autoprovocadas, na terça-feira, dia 19, às 14h.

A prefeita da cidade de Bela Vista de Goiás, Nárcia Kelly Alves da Silva, fala sobre o tema Construir cidades belas: uma missão de todos, será na sexta-feira, dia 22, às 9h. A professora doutora Maria Helena Pereira Franco, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, fala sobre o tema Os impactos do luto no contexto pandêmico e as perspectivas de intervenção no sábado, dia 23, às 08h.

Também no sábado, dia 23, às 10h, o professor doutor titular do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo, Pedro Roberto Jacobi, apresenta o tema Crise Hídrica e Educação Ambiental. A Jornada da Cidadania será realizada junto com o VII Congresso de Ciência e Tecnologia, marcando o aniversário de 62 anos da Universidade.

Jornada da Cidadania ofertará mais de 170 minicursos

 student-class-looking-course-1024x683

A Estação do Conhecimento da Jornada da Cidadania terá a oferta de mais de 170 minicursos, que serão ministrados no formato on-line na plataforma Teams. Os minicursos terão duas horas de trabalho pedagógico e acadêmico, proporcionando o aprofundamento sobre vários temas, com o objetivo de ser uma oportunidade de formação continuada.

Os minicursos serão ofertados a partir da quarta-feira, dia 20 de outubro, até o sábado, dia 23. Nos dias 20, 21 e 22 os minicursos serão ofertados nos três turnos: matutino, vespertino e noturno. No sábado, dia 23, será das 7 às 12h. Para participar do minicurso, a pessoa interessada deve entrar na página da Jornada: www.pucgoias.edu.br/jornada, abrir o Caderno de Programação e clicar no título do minicurso escolhido. Imediatamente irá para a sala da plataforma Teams, onde o curso será ministrado.

Os proponentes e membros dos minicursos devem estar nas salas dos minicursos pelo menos dez minutos antes do início. Eles vão receber certificado de quatro horas, que será emitido on-line posteriormente. Os ouvintes que assistirem à apresentação e confirmarem presença por meio de formulário digital vão receber certificado de duas horas, também emitido on-line posteriormente. Mais informações sobre a programação da Jornada da Cidadania pelo fone: 3946-1122 e pelo e-mail: cidadania@pucgoias.edu.br.

 

 

 

Fonif comemora Dia Nacional da Filantropia com debate

Dia Nacional Filantropia

O Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (FONIF) promove no dia 20 de outubro, às 10h, no canal oficial do Fonif no YouTube, o evento digital de celebração do Dia Nacional da Filantropia, com o debate sobre o tema O impacto positivo dos serviços prestados pelas instituições filantrópicas na diminuição das desigualdades sociais no Brasil. O evento será aberto pelo presidente do Fonif, Custório Pereira, em seguida participam o deputado federal (PSD-BA), Antonio Brito e o deputado federal (PSDB-MG), Eduardo Barbosa.

Às 10h40 começa o painel O papel da filantropia no desenvolvimento social e redução das desigualdades no Brasil, com a participação da Diretora de Relações Institucionais da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Júlia Povoas; do Vice-Reitor da PUC-PR, Vidal Martins; e do Superintendente de Administração e Finanças da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), Fernanda Maués Ribeiro. O Painel terá a mediação da Repórter Especial e Colunista do Estadão, autora do livro O Roubo do Enem, fundadora e vice-presidente da Jeduca – Associação de Jornalistas de Educação, Renata Cafardo.

As inscrições para participar do evento podem ser feitas neste link: https://materiais.fonif.org.br/dia-nacional-filantropia-2021

 

7 de outubro de 2021

Jornada da Cidadania oferecerá serviços em cinco estações

Jornada 

A Jornada da Cidadania da PUC Goiás e o VII Congresso de Ciência e Tecnologia serão abertos no dia 19, às 10h, no canal oficial da PUC Goiás no YouTube, com a conferência de abertura sobre o tema Ciência, tecnologia, educação e espiritualidade: pacto para o planeta, que será proferida pelo secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Joel Portella Amado. Os dois eventos vão até o dia 23 e marcam o aniversário de 62 anos da Universidade. A Jornada será realizada no formato híbrido com atendimentos presenciais e no formato on-line em cinco Estações.

A Estação Saúde vai contar com a campanha de vacinação contra a Covid 19 e testagem ampliada de casos assintomáticos da Covid 19 na Área I, localizada à rua 235, número 722, na Praça Universitária, funcionando das 8h às 17h. Também será feita coleta de sangue pelo Hemocentro, nos espaços da Área I nos dias 21 e 22 de outubro. O agendamento da coleta deve ser realizado no site: agenda.hemocentro.org.br. Na Estação Cerrado serão agendadas as visitas guiadas aos espaços do Memorial do Cerrado, no Campus II, no Jardim Marilisa. A visitação ocorrerá das 8h às 17h.

A Estação Jurídica vai funcionar com teleatendimento, pelos telefones 3946-3008 e 3009, das 8h às 17h, com audiências de conciliação, consultas jurídicas nas áreas civil, penal, trabalhista e previdenciária, serviços do 3° Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania PUC Goiás, ajuizamento de ações trabalhistas por meio de atermação a ser realizada mediante convênio com o TRT 18ª Região e ajuizamento de ações: Divórcio consensual, Conversão de separação em divórcio consensual, Retificação de registro civil, Transação, interdição (em situação que não dependa de perícia). Estes serviços serão disponibilizados à população com renda não superior a 3 (três) salários mínimos (CF, art. 5º, incíso LXXIV e Lei n. 1060/50).

Minicursos

A Estação do Conhecimento terá a oferta de mais de 170 minicursos, que serão ministrados no formato on-line na plataforma Teams. Os minicursos terão duas horas de trabalho acadêmico, proporcionando o aprofundamento sobre vários temas, visando a formação continuada. Os ouvintes que assistirem à apresentação e confirmarem presença por meio de formulário digital vão receber certificado de duas horas emitido on-line posteriormente.

A Jornada vai contar com quatro Lives, no canal oficial da PUC Goiás no YouTube. A primeira será no dia 19, às 14h, sobre o tema Vigilância em violências interpessoais e autoprovocadas, com a gerente de Vigilância às violências e Acidentes da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, a professora doutora da UFG Ionara Vieira Moura Rabelo. No dia 22, às 09h, a prefeita de Bela Vista, Nárcia Kelly Alves da Silva, fala sobre o tema Construir cidades belas: uma missão de todos. No dia 23, às 08h, a professora doutora Maria Helena Pereira Franco da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo fala sobre o tema Os impactos do luto no contexto pandêmico e as perspectivas de intervenção. Também no dia 23, às 10h, o professor doutor titular do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo, Pedro Roberto Jacobi, apresenta o tema Crise Hídrica e Educação Ambiental.

A Estação Gourmet vai oferecer vídeos de Oficinas com preparação de receitas no canal oficinal da PUC Goiás no YouTube, sendo uma Oficina por dia, de 19 a 23, sempre às 11h. As receitas escolhidas são de Pão Recheado, Nhoque de Espinafre, Doce de Tamarindo, Parppardelle à Norma e Cookies de Chocolate.

A Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil (PROEX) coordena todas as atividades da Jornada. De acordo com a Pró-Reitora de Extensão e Apoio Estudantil, Márcia de Alencar Santana, “para a PUC Goiás é um orgulho, uma satisfação muito grande realizar a jornada, que é a celebração da vida, significa o cuidar do ser humano como parte da missão da Universidade. Mesmo sendo realizada de forma híbrida, com alguns eventos presenciais e outros sendo oferecidos de forma on-line. Porque nosso foco é a comunidade, trazer conhecimento, informação, oportunidade de lazer e de cuidado com a saúde para as pessoas, sobretudo as mais carentes. Por isso nosso compromisso em realizar a Jornada este ano”. Mais informações sobre a programação da Jornada da Cidadania pelo fone: 3946-1122 e pelo e-mail: cidadania@pucgoias.edu.br.