2 de dezembro de 2020

11ª Semana de Arte e Cultura terá apresentações no YouTube

Núcleo de teatro 4

A Coordenação de Arte e Cultura (CAC) realiza nos dias 14, 15 e 16 de dezembro, sempre às 20h, a 11ª Semana de Arte e Cultura da Universidade, evento on-line que será exibido pelo canal oficial da universidade no YouTube. A Semana também marcará o encerramento das oficinas da CAC e da vivência artística remota neste ano de 2020. A Semana terá apresentações de teatro, dança, canto e arte circense.

No dia 14 de dezembro, O Núcleo de Teatro apresenta performances das oficinas, com os espetáculos Violeta, Arte circense Diabolo Maluco e Degustação poética. No dia 15 de dezembro o Núcleo de Dança apresenta a performance Arte viva, Viva a Arte, e a exposição virtual de fotos Na quarentena me vejo na luz. No dia 16 de dezembro o Núcleo de Música apresenta Cantorias de Natal.

A CAC está pedindo que as pessoas colaborem com a campanha solidária de alimentos para as famílias dos educandos da Escola de Circo Dom Fernando. Os recursos devem ser depositados no Banco Bradesco (237), Agência 3684-3, Conta Corrente 003-5, Sociedade Goiana de Cultura, CNPJ-01.587.609.0001/71.

Terceiro episódio da Websérie dirigida por Danilo Alencar será nesta quinta-feira

335c6c14-641c-41d0-9f74-c5c87d701664

O terceiro episódio da websérie Retalhos, com direção de Danilo Alencar, será apresentado na próxima quinta-feira, 03, às 20h, no canal da UFG Oficial no YouTube. A websérie foi realizada a partir do livro A Guerra não tem rosto de Mulher, de Svetlana Alexijevich, “que traz uma história envolvente da Segunda Guerra Mundial. São relatos estarrecedores de mulheres sobreviventes que nunca foram contabilizadas nos livros de história, que sempre deram protagonismo aos homens”, explica Danilo. O último episódio será apresentado no dia 10 de dezembro

O projeto inicial partiu da Pró-Reitora de Extensão e Cultura (PROEC) da UFG, Flavia Maria Cruvinel, que convidou Danilo para coordenar e dirigir a Websérie no programa #CulturaNaUFG. Para assistir à websérie acesse este link: https://www.youtube.com/channel/UCVE N3bSdTJsYvDM0JfqerYA

PDH promove webinário sobre educação antirracista

Lucimar

O Programa de Direitos Humanos promove nesta sexta-feira, 04, às 15h, no perfil do PDH no Instagram @pdhpucgoias, webinário sobre o tema Autoria de literatura infantil e educação antirracista: uma experiência, com a doutora em educação e professora da Universidade Federal do Paraná, Lucimar Rosa Dias. A professora também é coordenadora do grupo Erêyá e autora do livro Cada um com seu jeito, cada jeito é de um! e do livro Azizi o presente precioso. A palestra será mediada pela coordenadora do Programa de Estudos e Extensão Afro Brasileiro (Proafro), Fátima Regina Almeida de Freitas.

De acordo com Lucimar, “há muito, homens e mulheres dedicados a combater o racismo na sociedade brasileira apontam a educação escolar e, por consequência, a ação dos professores como importantes para o fomento de valores nos quais a discriminação racial, o racismo e o preconceito não estejam presentes. São ricas, diferenciadas e múltiplas as ações desenvolvidas pelo movimento negro para alcançar tal intuito, por isso há uma produção a ser conhecida e compreendida nesse universo”.

30 de novembro de 2020

Curso de extensão sobre Introdução à lei geral de proteção de dados está com inscrições abertas

Lei de proteção de dados

O curso de extensão sobre Introdução à lei geral de proteção de dados está com inscrições abertas com as aulas previstas para começarem no dia 18 de janeiro de 2021. O curso tem carga horária de 12 horas e 15 vagas, e tem como objetivo esclarecer sobre os aspectos legais para a implantação de um sistema de gestão de dados nas instituições, já que a implantação da Lei Geral de Proteção de Dados tem desafiado profissionais das diversas áreas de atuação, como advogados, profissionais de dados e TI.

As aulas serão dadas na plataforma Teams, na segunda, terça, quarta e quinta-feira, das 19 às 22h. ministradas pela professora Karine Aparecida de Oliveira Dias Eslar. Mais informações sobre este e outros cursos neste link ou pelo fone: 3227-1177.

 

Professores da Unati ministram aulas para a Universidade Senior Virtual de Portugal

uni senior

A equipe de professores da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), ligada ao Programa de Gerontologia Social (PGS) da PUC Goiás, em convênio com a Rede de Universidades de Seniores (RUTIS), com sede em Portugal, participa do ciclo de aulas oferecido para o público de 60 anos +. São aulas gratuitas, de diferentes áreas, oferecidas em espaço virtual denominado de Universidade Sênior Virtual (USV).

A primeira professora da Unati a ministrar aulas foi da disciplina de Espanhol, Cristiane Azevedo, que está dando aula uma vez por semana sobre a temática Cultura Sul Americana, em dez encontros de 40 minutos. Os encontros vão até o dia 17 de dezembro. Na segunda quinzena de dezembro a coordenadora do PGS, Lisa Valéria Torres vai falar sobre o tema A cognição na velhice: desfazendo mitos. A professora Milena Duarte fala sobre o tema A educação física e sua participação no envelhecimento ativo. 

 Para Lisa Valéria, “inauguramos mais esta parceria com a RUTIS, ainda na fase inicial da pandemia da COVID19, no semestre passado. O presidente da Rutis, Luís Jacob, criou uma plataforma para que pudéssemos estreitar distâncias e iniciar uma interação on-line entre os alunos 60+ brasileiros e portugueses”. Lisa afirma que já havia um desejo de aumentar a interação e intercâmbio entre “países irmãos”, mas ainda com culturas diferentes. “A modalidade remota resgatou esta ideia e, de certa forma, a colocou em prática. Desde o final de outubro, com a retomada das aulas na Europa, a USV está funcionando com a participação do PGS Social da PUC Goiás”.

Esta iniciativa trouxe mais motivação aos alunos, assim como aguçou curiosidades e despertou interesse para novas aprendizagens, relata a coordenadora do PGS. “A relação entre professores e alunos, por meio da plataforma, trouxe-nos também ideias para futuros projetos, uma vez que para o início de 2021 entendemos que não haverá retorno de atividades presenciais para o público 60+. O contexto pandêmico mundial ainda requer cuidados, especialmente no que se refere à população idosa. Logo divulgaremos estes novos projetos”.