3 de maio de 2024

Abertas as inscrições para o Curso de Formação de Agentes Compassivos em Cuidados Paliativos

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Estão abertas as inscrições para o Curso de Formação de Agentes Compassivos em Cuidados Paliativos. O curso é gratuito, presencial e será realizado no dia 11 de maio, das 8 às 12 horas, na sala Multiuso 3, na área 4 da PUC Goiás, no Setor Universitário.

O curso é promovido pelo Programa de Cursos de Extensão PCE) e Programa em Nome da Vida (PNV), em parceria com o Projeto Goiânia Compassiva e tem como objetivo conceituar e caracterizar a construção sócio-histórica dos cuidados paliativos; delimitar as principais diretrizes e princípios dos cuidados paliativos e realizar formação de voluntários para atuarem como agentes compassivos no Goiânia Compassiva.

O curso será ofertado aos voluntários do Programa em Nome da Vida, voluntários do Goiânia Compassiva e aberto à comunidade. Será ministrado pela professora Marina Morabi, professora Jamilly Conceição Brito Dias, professora Damiana Aparecida e pelo psicólogo Samuel Baldani. Inscrições e mais informações neste link: https://www.pucgoias.edu.br/extensao/cursos/formacao-de-agentes-compassivos-em-cuidados-paliativos/

Programa de Direitos Humanos realiza curso sobre Cinema para professores

Cinema em debate

O Programa de Direitos Humanos (PDH), em parceria com a Gerência de Formação de Professores da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME), realiza o curso Cinema em Debate para a formação em Educação, Direitos Humanos e Cidadania de professoras e professores da rede Municipal de Educação de Goiânia.

O curso é gratuito e tem como objetivo discutir temas como a educação em direitos humanos, cidadania, casos de violências e violações, preconceitos e discriminação racial, de gênero e de orientação sexual a partir de análises de produções cinematográficas.

De acordo com a coordenadora do PDH, Núbia Simão, o curso tem carga horária de 60 horas, com quatro módulos ministrados pelas coordenadoras dos programas de Direitos Humanos (PDH), de Educação e Cidadania (PEC), Interdisciplinar da Mulher (PIMEP) e de Estudos e Extensão Afro-Brasileiro (PROAFRO). Todos são programas de Extensão da PUC Goiás, ligados à Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil (PROEX).

Cine debate

Núbia explica que “cada Programa realizará dois encontros, um teórico e outro de apreciação cinematográfica em cine debate, sobre os temas e conceitos fundantes abordados em seus respectivos módulos. A carga horária complementar é destinada ao registro do percurso formativo dos estudos desenvolvidos nos quatro módulos”. Como atividade final, o cursista deverá entregar ou apresentar uma carta com o registro das reflexões advindas do percurso formativo realizado no decorrer do estudo.

O curso é anual e terá encontros para debates teóricos e cines debates. No próximo encontro, no mês de agosto, será analisado o filme Crianças invisíveis (2006), dos diretores Kátia Lund, Stefano Veneruso, Jordan Scott, Mehdi Charef, Emir Kusturica, Spike Lee, Ridley Scott e John Woo, que traz a história de sete crianças pobres de vários países do mundo. Outro filme para análise será Sorriso de Monalisa (2003), do diretor Mike Niwell, com debate marcado para o mês de outubro. O filme mostra a determinação de uma professora de história da arte da Wellesley College, nos Estados Unidos, em confrontar valores ultrapassados da sociedade e da instituição.

Finalizando o curso, em dezembro, terá o cine debate sobre o filme Barba, cabelo e bigode (2022), dos diretores Rodrigo França e Letícia Prisco, sobre   um rapaz que tenta salvar o salão de beleza da mãe criando cortes de cabelo diferentes, na periferia carioca. A realização do curso é fruto de um termo de cooperação técnica entre a PUC Goiás e a Secretaria Municipal de Educação de Goiânia.

 

Curso de extensão Educação para as Mídias visa o combate ao abuso sexual infanto-juvenil

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O Programa de Cursos de Extensão da PUC Goiás promove de 16 de maio a 10 de outubro deste ano o curso Educação para as Mídias: abordagens para o combate ao abuso sexual infanto-juvenil. O curso será ofertado de forma gratuita, com o ensino de conteúdos e práticas para esse enfrentamento. Tem como objetivo capacitar os agentes comunitários da Pastoral da Criança e da Gestante, além de pessoas da comunidade interessadas no tema. Com carga horária de 64 horas e 50 vagas, o curso será realizado on-line, transmitido pela plataforma da Microsoft Teams.

Os módulos serão ministrados pela coordenadora do Programa de Direitos Humanos (PDH), Núbia Simão; pelo coordenador do Instituto Dom Fernando (IDF), Edson Lucas e pela coordenadora do Programa Interdisciplinar da Mulher (Pimep), Luciene Falcão. O módulo 4 do curso, sobre educação inclusiva e crianças vítimas de abuso, será ministrado pela coordenadora do Programa de Referência em Inclusão Social (PRIS), Pollyana Rosa Ribeiro.

Reconhecer os casos

Para a coordenadora do Programa de Direitos Humanos (PDH), Núbia Simão, “o objetivo do curso é para que as pessoas entendam o que é o abuso, para reconhecer quando acontece, denunciar e coibir. É fundamental esse tipo de diálogo com a comunidade em defesa dos direitos humanos, sobretudo das crianças e adolescentes”

Mais informações sobre como se inscrever no curso neste link: https://www.pucgoias.edu.br/extensao/cursos/ educacao-para-as-midias-abordagens-para-o-combate-ao-abuso-sexual-infa nto-juvenil/, pelo fone: 3309-6181 e pelo e-mail: ppce@pucgoias.edu.br.

Alunos das Ligas das Atléticas dos cursos de Engenharia plantam árvores no Campus II

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Um total de 16 alunos dos cursos que compõem a Liga das Engenharias e Arquitetura da PUC Goiás (LEAPUC) e dos cursos de Biologia e Psicologia realizaram o plantio de 45 mudas de árvores típicas do Bioma Cerrado no sábado, 27, em uma área do Campus II. As mudas foram doadas pelo Instituto do Trópico Subúmido (ITS). O plantio fez parte de uma ação ambiental realizada pelos alunos da Liga. Eles vão participar da Copa Inter Atlética (CIA) nos dias 30 e 31 de maio, 1 e 2 de junho na cidade de Uberaba, em Minas Gerais, que reúne Atléticas de todo o Brasil.

De acordo com o diretor geral da Liga, o aluno do curso de Engenharia da Computação, João Pedro Arantes Ribeiro, “a LEAPUC participa desde 2019 da Copa Inter Atlética, que é o maior torneio universitário do Brasil. Neste ano nós estamos levando não só os estudantes do curso de engenharia e arquitetura, mas também alunos filiados às Atléticas da PUC Goiás que queiram participar”.

Consciência social

João Pedro explica que neste ano a comissão organizadora da CIA propôs às atléticas que fizessem alguma ação social em sua cidade, que seria o plantio de mudas. “Acho que essa nossa ação não teve só um impacto para a cidade e dentro do Campus II da universidade, mas também mostrou para nossos filiados a importância de estar sempre fazendo atividades em benefício da cidade e das pessoas que vivem nela, ajudando a criar uma consciência social”, pontua o diretor geral da LEAPUC.

Esse desafio da CIA, segundo João Pedro, “vai ser concluído com a soma de todas as ações feitas por todas as mais de 100 atléticas participantes do evento e até dobrar o que fizemos. Então, vejo que além de nós estarmos aprendendo a fazer o bem, estamos também fazendo parte de algo ainda maior”.

Fazem parte da Liga das Engenharias e Arquitetura da PUC Goiás (LEAPUC) alunos dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Controle e Automação, da Computação e Agronomia.

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30 de abril de 2024

Comunicação não violenta é trabalhada pelo PAP em escola pública

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O Projeto Aprender a Pensar (PAP), do Programa de Referência em Inclusão Social (PRIS), trabalhou, nesta segunda-feira, 29, na Escola Municipal Pedro Ciríaco, a temática da comunicação não violenta. Em uma grande roda de conversa, as crianças foram conduzidas a reflexões importantes sobre como a comunicação pode impactar nossas vidas, tanto de forma positiva quanto negativa.

As professoras do PAP e os monitores do projeto apresentaram às crianças diversas situações-problema vivenciadas no cotidiano escolar e as crianças tiveram a oportunidade de discutir as melhores formas de conduzir a situação apresentada, de forma assertiva e não violenta.

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Para finalizar a atividade, cada um pode colocar o seu registro na caixa, como uma possibilidade de ressignificar o episódio e aprender a pensar formas diferentes de se relacionar. Vivência que pode contribuir com a harmonia no espaço escolar.

Projeto Qualidade de Vida Acadêmica do Programa em Nome da Vida – PNV
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Alfabetização de Jovens e Adultos do Programa de Direitos Humanos - PDH
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