5 de abril de 2024

Alfadown e Aprender a Pensar realizam atividades em Escolas

63F4F67B-22A9-4282-A5F7-9EB205C12C9F

O Projeto Alfadown, ligado ao Programa de referência em Inclusão Social da PUC Goiás (PRIS), atuou na tarde de quinta-feira (04/04), na Escola Municipal Jalles Machado na turma do 3° Ano. Depois do momento de apresentações, foram feitas Rodas da Inclusão: onde ninguém fica de fora, brincando de batata-quente ao som de uma música escolhida pelas crianças e foi finalizado com a brincadeira do telefone sem fio com uma frase relativa a inclusão.

5fdfa4d9-48d1-4a68-85b8-907c4ca9b2b8

Na Escola Municipal Trajano de Sá Miranda o Projeto Aprender a Pensar realizaou um trabalho com duas turmas de 5° Ano. Para estreitar os laços, foram realizadas atividades de apresentação e vinculação. A interação entre voluntários e estudantes foi muito positiva, com novos encontros já marcados para esta Escola.

0d421ffa-c909-4cbb-9118-04514f8c0f0b

O Projeto Aprender a Pensar (PRIS) da PUC Goiás esteve na quarta-feira na Escola Municipal Silene de Andrade e atendeu cerca de 50 estudantes. Em meio às atividades de interação e dinâmicas de apresentação entre os adolescentes e voluntários da PUC-Goiás, os gostos e os hobbies foram mencionados por meio de uma produção criativa e lúdica.

 

 

2 de abril de 2024

Inscrições de minicursos da Jornada da Cidadania vão até sexta-feira

IMG_2463

As inscrições de propostas para ministrar minicursos na sétima edição da Jornada da Cidadania pode ser feitas até sexta-feira, 05 de abril. Os minicursos fazem parte da Estação do Conhecimento, podem ser de várias áreas do conhecimento e serão realizados nos turnos matutino, vespertino e noturno, com uma hora e meia de duração. A Jornada será realizada nos dias 23 e 24 de maio no Campus II, no Jardim Mariliza

De acordo com a Pró-Reitora de Extensão e Apoio Estudantil, Márcia de Alencar Santana, “os minicursos serão atividades ofertadas com objetivo principal de apresentar e iniciar uma discussão sobre um assunto específico, podendo haver dinâmicas que atendam às necessidades dos participantes ou fornecer ampliação do conhecimento para quem domina o assunto, proporcionando o debate com os participantes da atividade.”

As inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico www.pucgoias.edu.br/jornada, ou pelo professor coordenador da atividade no sistema SOL do professor e/ou do funcionário. As aulas serão dadas nas salas de aula do Bloco S, no Campus II, local onde o evento será realizado. Confira o edital no site da Jornada, neste link: https://www.pucgoias.edu.br/jornada/wp-content/uploads/sites/19/2024/03/Edital-Minicursos-2024.pdf

Certificação e Vagas

Os proponentes coordenadores e proponentes membros receberão certificado de cinco horas de atividade por minicurso. Para isso, deverão assinar a lista de frequência na entrada, na sala da coordenação no Bloco S. Somente receberão o certificado aqueles que assinarem a lista de frequência e participarem da apresentação da atividade. O certificado será emitido posteriormente on-line. Os ouvintes: alunos, professores e funcionários que assinarem a lista de frequência e assistirem à apresentação receberão certificado de duas horas, que será disponibilizado on-line. Cada minicurso terá no máximo 50 vagas. Mais informações 3946-1122 ou pelo e-mail: proex@pucgoiads.edu.br

 

 

Semana dos Povos Indígenas prorroga chamada para apresentação de trabalhos

f542dab5-a4f3-4268-a3e9-c0cbe5b5019f

Os organizadores da Semana dos Povos Indígenas prorrogaram o prazo para receber propostas de apresentação de trabalhos até o próximo sábado, dia 06 de abril. Use o QR Code da foto para acessar o link de publicação da proposta. Depois da apresentação, os artigos serão publicados na Revista Anais da Semana dos Povos Indígenas (SPI).

A PUC Goiás, por meio do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA) e diversas parcerias realiza a Semana dos Povos Indígenas, de 15 a 19 de abril, com programação híbrida e diversificada. A Semana tem como tema “Autodeterminação dos povos originários no Brasil: desafios atuais e futuros”. A programação da Semana está disponível no site: www.pucgoias.edu.br.

Voluntários do Aprender a Pensar desenvolvem ações na Escola Pedro Ciríaco

da59c93d-d173-42fa-ac9d-c16358d48091

O Projeto Aprender a Pensar realizou atividade nesta segunda-feira (01) na Escola Municipal Pedro Ciríaco, na Vila Concórdia, em Goiânia. Os voluntários do Projeto Aprender a Pensar, ligado ao Programa de Referência e Inclusão Social da Proex (PRIS), encontraram as crianças em sala de aula e promoveram uma dinâmica de apresentação e aproximação com o objetivo de conhecimento mútuo e construção de vínculos. Atraída pelas novidades, a turma já está se prontificando a construir uma trajetória de ações e reflexões, dentro da proposta apresentada na Escola para futuros encontros.

PGS participa de reunião para planejar ação sobre Junho Violeta

13f4b9d1-9c11-4e86-b709-69ca9a42c9c5

A coordenadora do Programa de Gerontologia Social (PGS), Lisa Valéria Torres, representou a PUC Goiás em reunião ordinária do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa realizada nesta segunda-feira (01), na sede da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), no Setor Bueno. A reunião contou com a participação dos conselheiros titulares, suplentes e a presidente do conselho, Biany Souza Soares Lourenço. Uma das pautas da reunião foi o planejamento de um seminário em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Goiás (SEDS) e Conselhos a ser realizado no mês de junho.

O tema do Seminário envolverá a campanha Junho Violeta, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e alerta para conscientização e combate a atos de violência contra os idosos.