29 de abril de 2024

Alfadown discute inclusão em Escola Municipal de Goiânia

044eeefe-2587-41e5-ae0c-841fe7d75f4c

Voluntários do Projeto Alfadown, do Programa de Referência em Inclusão Social (PRIS), estiveram na terça-feira, 24, na Escola Municipal Jalles Machado. O grupo foi recebido pela coordenadora pedagógica que teceu relatos, solicitou orientações e pediu apoio para auxiliar a turma na organização das relações interpessoais.

Os voluntários, acompanhados pelas professoras, promoveram a Roda da Inclusão para um diálogo sobre cuidar um do outro, amizade e a beleza das diferenças.

PAP discute casos de bulling e racismo em Escola Municipal de Goiânia

65a3f22a-2b01-4be9-8063-5a10bdea4907

Os estudantes da Escola Municipal Professora Silene de Andrade puderam refletir sobre a forma de se relacionar e interagir uns com os outros nas atividades do Projeto Aprender a Pensar do Programa de Referência em Inclusão Social (PRIS), na terça-feira, 24 de abril. Na roda de conversa surgiram temas como bullying, racismo e ações cotidianas que nem sempre são saudáveis às relações entre os alunos.

A partir de discussões motivadas por situações problema em pequenos grupos, a comunicação não violenta surgiu como uma iniciativa entre os estudantes para o fortalecimento de relações interpessoais mais saudáveis no cotidiano e também no cultivo de uma cultura de empatia entre as pessoas.

23 de abril de 2024

PAP prioriza o desenvolvimento de competências socioemocionais nas escolas

PAP 22 04

Os estudantes da Escola Municipal Pedro Ciríaco, localizada na Vila Concórdia, tiveram nesta segunda-feira, 21, um momento para expressar e refletir sobre as atitudes, por meio do jogo dramático e da encenação, seguindo pequenos roteiros que relacionavam as emoções e situações do cotidiano. O desenvolvimento das competências socioemocionais fazem parte de um conjunto de habilidades desenvolvidas pelo Projeto Aprender a Pensar (PAP), vinculado ao Programa de Referência em Inclusão Social (PRIS), nas escolas.

De acordo com a coordenadora do PAP, Júlia Pargeon, “o objetivo é garantir que seja criado um ambiente mais inclusivo e saudável nas interações humanas, que beneficiem o jeito de ser e a espontaneidade das crianças e adolescentes da Escola”.

 

 

22 de abril de 2024

Crianças da Escola de Circo participam de Oficina Reflexiva

Escola de circo 3

As educadoras Cleidiana, Lúcia e Naurinha em parceria com os arte educadores Fábio, Káthia e Ronan realizaram na sexta-feira, 19, uma oficina temática reflexiva com as crianças e adolescentes atendidos pela Escola de Circo Dom Fernando, com atividades de leitura, desenho e recorte. A Escola está localizada no Setor Santos Dumont, região noroeste de Goiânia e faz parte do Instituto Dom Fernando (IDF).

Escola de Circo 1

Em outra atividade, as crianças e adolescentes participaram das Vivências Afro-Brasileiras no picadeiro da Escola.

Picadeiro

PDH visita ocupação Alto da Boa Vista com Pastoral da criança

pastoral

A coordenadora do Programa de Direitos Humanos (PDH), Núbia Simão, visitou na manhã de sábado, 20, a ocupação Alto da Boa Vista, localizada ao lado do Setor Madre Germana 2, em Aparecida de Goiânia. A atividade foi realizada em parceria com a Pastoral da Criança, para conhecer a realidade das pessoas da região e suas necessidades.