Linhas de pesquisa do IGPA

Pesquisa

O IGPA, como lócus acadêmico, tem na pesquisa científica uma de suas principais ações. As pesquisas desenvolvidas são realizadas por profissionais qualificados, de relevância e competência intelectual e dedicados a seus objetos de investigação.

O potencial dos contextos arqueológicos, antropológicos e ambientais do Planalto Central brasileiro contribui para o desenvolvimento da investigação científica do Instituto. Também é fator de destaque o ineditismo a qualidade dos acervos pelos quais o IGPA é responsável. Estes são utilizados para atividades de ensino, de pesquisa e de extensão.

Linhas de pesquisa

• Antropologia Pré-Histórica e HistóricaPrivilegia os estudos de formação de sítios arqueológicos e os múltiplos aspectos naturais ou antrópicos, envolventes nas paisagens relacionadas aos contextos arqueológicos. Volta-se, igualmente, às coleções arqueológicas vinculadas ou não às memórias vivas, contextualizadas em espaços históricos ou pretéritos e entendidas como categorias culturais ativas de construções e reconstruções dos comportamentos humanos.
    Ênfase: Arqueologia da Paisagem; Cultura Material Arqueológica; Geoarqueologia.
  •  Antropologia e Patrimônio CulturalInvestiga as culturas no que se referem a saberes tradicionais, oralidades, identidades, memórias, paisagens e suas interconexões com as sociedades humanas. Investiga, a partir da antropologia da alimentação, os hábitos, práticas e concepções de consumo alimentar de sociedades tradicionais. Utiliza-se da Antropologia Visual para a compreensão de narrativas de dimensões culturais presentes em contextos históricos ou contemporâneos. Interessa-se, igualmente, pelas interfaces da antropologia com o patrimônio cultural conectado às esferas culturais, políticas e patrimoniais e sua apropriação e consumo pelos sistemas políticos e de mercado, com vistas ao desenvolvimento sustentável.Ênfase: Patrimônio Histórico Cultural, Arqueológico e Natural; Coleções Museológicas; Ações Educativas voltadas ao Patrimônio Cultural; Memória, Identidade e Sociedade; Gestão de Acervos Etnográficos e Audiovisuais.