Linhas de pesquisa do IGPA

Pesquisa

O IGPA, como lócus acadêmico, tem na pesquisa científica uma de suas principais ações. Aspesquisas desenvolvidas por esse  Instituto são realizadas por profissionais qualificados, derelevância e competência intelectual e dedicados a seus objetos de investigação.

O potencial dos contextos arqueológicos, antropológicos e ambientais do Planalto Central brasileirocontribui para o desenvolvimento da investigação científica do Instituto. Também é fator de destaque o ineditismo e a qualidade dos acervos pelos quais o IGPA é responsável. Estes são utilizados para atividades de ensino, de pesquisa e de extensão.

As pesquisas recebem apoio da PUC Goiás, do CNPq e da FAPEG. Destacam-se ainda as pesquisas desenvolvidas em áreas de impacto ambiental, financiadas pelas empresas impactantes.

Linhas de pesquisa

• Antropologia Visual, Cinema, Memória e Preservação

Ênfase: Acervos e documentação conexa; Registro audiovisual; Produção audiovisual;Preservação: documentação, indexação, conservação, tratamento digital e divulgação.

•  Arqueologia Pré-histórica e Histórica

Ênfase: Arqueologia da Paisagem; Cultura Material Arqueológica; Geoarqueologia.

•  Gestão do Patrimônio

Ênfase: Patrimônio Histórico-Cultural e Natural; Patrimônio Museológico;  Educação Patrimonial;Patrimônio Arqueológico; Memória, Identidade e Sociedade; Gestão de Acervos Etnográficos eAudiovisuais.

•  Saberes Tradicionais, Identidade,  Memória e suas Interfaces com as Sociedades Urbanas

Ênfase: Cultura Tangível e Intangível; Cidade, Urbanização e Urbanismo; Direitos Humanos;Minorias Étnicas; Raça, Gênero e Etnicidade.