CONVÊNIO BNDES

Projeto Imagens da Memória – Preservação da Cultura dos Povos Indígenas Brasileiros

 

Componente Audiovisual

O Projeto Memoria das Imagens – Preservação das Culturas dos Povos Indígenas Brasileiros apresentado ao BNDES teve como objetivos para o componente Audiovisual a digitalização da Coleção Jesco Puttkamer e a gestão do Conteúdo digital produzido.

Relevantes foram os resultados do projeto quanto a melhoria na infraestrutura das salas de trabalho e do acondicionamento dos materiais áudio visuais, na aquisição de equipamentos na capacitação da equipe de trabalho e na preservação da importante coleção de Jesco com quase a totalidade de sua digitalização.

 

 

Ações Educativas de Qualificação

O Projeto Ações Educativas e de Qualificações interculturais, coordenado pela Dra. Marlene Castro Ossami de Moura, teve como objetivo a identificação das imagens e sons do material selecionado de quatro grupos indígenas presentes na Coleção Jesco Puttkamer: Metyktire (Txukahamãe), Paiter Suruí, Cinta-Larga e Nambikwara. A identificação do material contou com a participação de membros destas quatro comunidades indígenas.

 

 

Componente Museológico

Componente Museológico teve como objetivo a realização dos projetos de elaboração e execução da Exposição Semipermanente Diferentes e Iguais: Diversidade dos Povos Indígenas no Brasil; do Projeto de Preservação dos acervos arqueológico e etnográfico; e de cinco Exposições Itinerantes Memória das Imagens: O Encontro de Jesco com os Metyktire, com os Cinta-Larga, com os Nambikwara, e finalmente com os Paiter Suruí.

 

Produtos:

GALERIA DE FOTOS

 

LIVRO

 

LIVRO