O Curso de Arqueologia

O curso nasceu em 2006 no contexto emergente da Arqueologia por contrato, desenvolvida no Brasil no momento em que as discussões acerca do patrimônio cultural estavam presentes nas diversas esferas da sociedade, ultrapassando o lócus acadêmico. Esse contexto é também marcado por uma demanda ávida por profissionais em Arqueologia. Após 12 anos de criação o Curso de Arqueologia da PucGoiás já pode orgulhar-se de seus egressos que vem conquistando o mercado e atuando  no desenvolvimento da pesquisa e na preservação do patrimônio arqueológico.

Os alunos de arqueologia participam de importantes projetos de pesquisa com convênios internacionais e financiados por agências de fomento, proporcionando importantes experiências para a formação profissional. Durante a graduação os acadêmicos são estimulados a integrarem os projetos de pesquisa dos docentes, participarem dos programas de iniciação científica e de monitoria, potencializando os conhecimentos adquiridos por meio de aulas teóricas e práticas.

A integração da pesquisa, do ensino, e da extensão traz importantes resultados, tais como a aprovação de egressos em programas nacionais e internacionais de pós-graduação, premiação de trabalhos de conclusão de curso, dentre outros.

O premio Castro de Faria do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN), reconhece pesquisas acadêmicas relevantes que verse sobre o tema da preservação do patrimônio arqueológico brasileiro foi concedido em três edições para acadêmicos da PucGoiás, conforme segue:

    • Edilson Teixeira de Souza, que pesquisou sobre materiais arqueológicos acervados no IGPA, com o Projeto Sistema de Debitagem em Sítio Lítico a Céu Aberto (DF-PA-11) – Ceilândia – Distrito Federal, foi contemplado em segundo lugar na categoria “Monografia de Graduação”, com o Prêmio Luiz de Castro Faria em 2016. O prêmio foi criado em 2013 pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN), com o objetivo de reconhecer a pesquisa acadêmica que verse sobre o tema da preservação do patrimônio arqueológico brasileiro.

    • Marcos Paulo Melo Ramos, é selecionado pelo Programa “L´Archéologue du Futur”. O programa oferece bolsa e estágio na Universidade de Paris X para participar de análises de coleções arqueológicas líticas da França, datadas em 500.000 anos. O programa é financiado pelo Ministério das Relações Exteriores e do Desenvolvimento Internacional da França e destinado a jovens arqueólogos de cinco continentes.

    • Liana Tormin Mollo foi também premiada pelo Centro Nacional de Arqueologia CNA/IPHAN na categoria “Monografia de Graduação”, em 2014, com o trabalho “Vestígios de Alterações Térmicas em Objetos Líticos do Sítio Morro da Janela I (MT-SL-31)” desenvolvido no âmbito do Curso de Graduação em Arqueologia do IGPA da Puc Goiás.

 

 

 

Em 2017 o curso de Arqueologia da PUC Goiás/IGPA recebeu visita de avaliação in loco do Ministério da Educação-MEC, que concedeu o conceito máximo, nota 5 ao curso.

 

 

Conscientes do papel de colaborar e de estimular, no seu cotidiano como discentes, debates acerca das deontologias e éticas entre profissionais, são realizados cotidianamente. O curso de Arqueologia da PUC Goiás tem como propósito norteador a formação acadêmica e profissional e ética de arqueólogos no Brasil, preparando-os e habilitando-os a realizar pesquisa básica e aplicada de qualidade, em Arqueologia, em todas as suas dimensões:

  • conhecimento e domínio dos fundamentos teóricos e epistemológicos que embasam as teorias arqueológicas;
  • domínio das práticas essenciais para a realização de trabalho arqueológico;
  • preparo de profissionais para gestão e preservação do patrimônio cultural;
  • capacidade para a gerência de projetos de pesquisa de natureza acadêmica ou de contrato;
  • consciência do papel social do arqueólogo no mundo contemporâneo.

O curso de graduação em Arqueologia tem duração de três anos e meio (sete períodos), com carga horária total de 2.640 horas e 168 créditos. Composto por atividades em sala de aula, em laboratório e em campo.

A Formação em Arqueologia na PUC Goiás

O curso de Arqueologia se fortalece ao longo dos anos. Seus egressos têm levado os conhecimentos e as experiências adquiridos às diversas universidades e instâncias da comunidade científica nacional e internacional, ocupando espaço no mercado da Arqueologia de contrato e em instituições de preservação do patrimônio cultural.

Os desafios do curso de Arqueologia da PUC Goiás/IGPA são solidificar a formação de profissionais de qualidade, mas acima de tudo éticos, como cidadãos compromissados com a preservação do patrimônio cultural e arqueológico, e estimular a continuidade da formação acadêmica, pois entende-se que a qualificação na academia, nas suas diversas instâncias (especialização, mestrado e doutorado), é um caminho promissor para uma Arqueologia crítica e de qualidade técnica e científica.