7 de março de 2019

PUC Goiás inicia curso de alfabetização de adultos neste semestre

Aula de alfabetização

O Programa de Educação e Cidadania (PEC) da PUC Goiás inicia o curso de alfabetização de adultos nesta sexta-feira, 8, às 14h na sala 111 da Escola de Formação de Professores e Humanidades. A aula inaugural será sobre o tema Políticas públicas, direitos, justiça social e cidadania, que será ministrada pela coordenadora do PEC, professora Patrícia Loures. O curso de alfabetização de adultos é gratuito, com matrículas abertas em fluxo contínuo durante todo semestre.

O PEC também está com inscrições abertas para o Projeto Candeia Acesa, realizado em conjunto com associações de moradores de bairro e com a participação de voluntários, no Setor Brisa da Mata, região noroeste de Goiânia. Com aulas gratuitas aos sábados, o projeto dá acesso a conteúdos preparatórios para provas como as do Enem e vestibulares. Qualquer pessoa pode participar das aulas, que são gratuitas. As inscrições para os dois projetos podem ser feitas na sede do PEC, no prédio da Sociedade Goiana de Cultura (SGC). Informações pelo e-mail: pec.pucgoias@gmail.com e pelo fone: 3946-1175.

26 de fevereiro de 2019

Escola de Direitos da PUC Goiás tem novo módulo em março

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A Escola de Direitos retoma as aulas neste semestre, com a oferta do módulo Trabalho e políticas públicas de enfrentamento à exploração do trabalho infanto-juvenil, do Eixo 4. A aula será ministrada no dia 21 de março, das 9h às 16h, no auditório do Bloco F da Área 1. Ministram a aula o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Goiás, Tiago Ranieri de Oliveira, e a Auditora Fiscal do Trabalho e Coordenadora do Projeto de Fiscalização da Aprendizagem e do Trabalho Infantil, Katleen Marla Pires de Lima.

A Escola de Direitos é ligada ao Instituto Dom Fernando, da Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil (Proex) da PUC Goiás e busca promover ações de formação nas áreas da infância, adolescência, juventude e família, para conselheiros de direitos e conselheiros tutelares, educadores, estudantes de graduação e pós-graduação e todos os profissionais atuantes no Sistema de Garantia de Direitos (SGD).

De acordo com a coordenadora do IDF, Elizabete Bicalho, “a Escola opera como um espaço de discussão, formação, construção e reformulação de conhecimentos sistematizados nestas áreas, reforçando o caráter formativo e social da PUC Goiás. Por isso, implementa ações de formação continuada, provendo subsídios teóricos e metodológicos para o aperfeiçoamento da prática social junto a crianças, adolescentes e jovens, com o objetivo de contribuir com a criação de políticas públicas”. Para participar das aulas deste semestre, os interessados devem se inscrever neste link. Mais informações pelo fone: (62) 3946-1104 ou e-mail: idf@pucgoias.edu.br.

 

25 de fevereiro de 2019

Proex abre inscrições para Programa de Vida Acadêmica

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A Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil (Proex) da PUC Goiás abriu inscrições nesta segunda-feira, 25, para os Grupos de Apoio ao estudante da universidade, que são oferecidos pelo Programa de Vida Acadêmica, da Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE). Podem participar acadêmicos regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação Stricto Sensu da universidade neste semestre. A inscrição estará confirmada após o comparecimento na CAE, no período de 25 de fevereiro a 23 de março, para assinatura da lista de inscrição, entrega da ficha de inscrição e do Termo de Compromisso preenchidos e assinados.

São oferecidas 20 vagas em dois Grupos. O Grupo de Treinamento em Habilidades Socioemocionais tem por objetivo desenvolver habilidades para o manejo da ansiedade e aprender a enfrentar situações de exposição em sala de aula com mais segurança. Esse grupo se reunirá na terça-feira, das 14h30 às 17h a partir do dia 2 de abril.

O outro Grupo é o de Projeto de Vida Acadêmica, com o objetivo de entender e aprender a lidar com os desafios da vida acadêmica, desenvolvendo habilidades que ajude a controlar a ansiedade, melhorar a capacidade de atenção, concentração e memória, organizar o tempo e superar o hábito de deixar para depois, a procrastinação. Também ser uma pessoa mais segura e preparada para aproveitar as oportunidades, aprender a estabelecer metas, objetivos e estratégias para alcançar o almejado, sem a dispersão da vida moderna. Este Grupo se reunirá na quinta-feira, das 14h30 às 17h, a partir do dia 4 de abril. Confira o edital e acesse a ficha de inscrição neste link. Mais informações na CAE, Bloco A da Área 4, ou pelo fone: 3046-1062 e 1063.

 

 

 

 

22 de fevereiro de 2019

Comissão do Projeto Sou PUC vai preparar professores e estudantes para novas ações

Reunião Sou PUC

A comissão do Projeto Sou PUC – Acolhida realizou reunião nesta quinta-feira, 21, na Sociedade Goiana de Cultura, para a formação dos professores de base da ação, ligados aos programas de extensão da universidade. Foi discutido o projeto e os impactos do acolhimento na vida universitária e prevista a realização da formação de professores orientadores e de acadêmicos mediadores para o mês de março.

Um dos idealizadores do projeto, o professor Marcos Antonio de Moraes, do Programa em Nome da Vida (PNV), defende que a criação de uma cultura de acolhimento é importante não só para diminuir a evasão, mas para garantir que a universidade seja um ambiente de fortalecimento para esse jovem. O fortalecimento de vínculos importantes e a criação sistemática de uma rede de acolhida e apoio ao estudante pode fazer toda a diferença no processo de ensino-aprendizagem, indo em direção a princípios da universidade como o de formação humanizada.

O Projeto Sou PUC – Acolhida foi criado para atender, em um primeiro momento, estudantes ingressantes dos cursos de graduação das Escolas de Ciências Exatas e da Computação (ECEC), de Comunicação (ECOM) e de Formação de Professores e Humanidades (EFPH). Reunindo forças de professores de programas ligados à ação comunitária (Cdex), professores orientadores das escolas e acadêmicos veteranos das escolas, as ações pretendem trazer mais conhecimento e confiança aos calouros da graduação. Como resultado, espera-se atingir uma nova dimensão na cultura de acolhimento da instituição, de forma mais integrada e participativa, onde cada um entende seu papel para a manutenção de uma vida acadêmica saudável desde a graduação.

Como primeira ação, foi criado um grupo de base, composto por docentes ligados a programas e projetos de extensão é formado pela universidade. Depois, esses professores repassam a formação, em forma de oficinas, para os demais docentes eleitos para o projeto em cada curso. Esses professores, por sua vez, treinam os acadêmicos veteranos, que atuarão como mentores de seus colegas ingressantes. A partir da colaboração de professores orientadores e de veteranos mediadores, os novos alunos serão acompanhados visando potencializar suas vivências na universidade ao longo do curso.

A expectativa é que o Sou PUC – Acolhida seja expandido para as outras escolas e institutos que sediam cursos de graduação da universidade nos próximos semestres. O projeto ainda deve ser ampliado para atingir alunos de diferentes etapas de formação ao longo dos anos.