22 de fevereiro de 2019

Comissão do Projeto Sou PUC vai preparar professores e estudantes para novas ações

Reunião Sou PUC

A comissão do Projeto Sou PUC – Acolhida realizou reunião nesta quinta-feira, 21, na Sociedade Goiana de Cultura, para a formação dos professores de base da ação, ligados aos programas de extensão da universidade. Foi discutido o projeto e os impactos do acolhimento na vida universitária e prevista a realização da formação de professores orientadores e de acadêmicos mediadores para o mês de março.

Um dos idealizadores do projeto, o professor Marcos Antonio de Moraes, do Programa em Nome da Vida (PNV), defende que a criação de uma cultura de acolhimento é importante não só para diminuir a evasão, mas para garantir que a universidade seja um ambiente de fortalecimento para esse jovem. O fortalecimento de vínculos importantes e a criação sistemática de uma rede de acolhida e apoio ao estudante pode fazer toda a diferença no processo de ensino-aprendizagem, indo em direção a princípios da universidade como o de formação humanizada.

O Projeto Sou PUC – Acolhida foi criado para atender, em um primeiro momento, estudantes ingressantes dos cursos de graduação das Escolas de Ciências Exatas e da Computação (ECEC), de Comunicação (ECOM) e de Formação de Professores e Humanidades (EFPH). Reunindo forças de professores de programas ligados à ação comunitária (Cdex), professores orientadores das escolas e acadêmicos veteranos das escolas, as ações pretendem trazer mais conhecimento e confiança aos calouros da graduação. Como resultado, espera-se atingir uma nova dimensão na cultura de acolhimento da instituição, de forma mais integrada e participativa, onde cada um entende seu papel para a manutenção de uma vida acadêmica saudável desde a graduação.

Como primeira ação, foi criado um grupo de base, composto por docentes ligados a programas e projetos de extensão é formado pela universidade. Depois, esses professores repassam a formação, em forma de oficinas, para os demais docentes eleitos para o projeto em cada curso. Esses professores, por sua vez, treinam os acadêmicos veteranos, que atuarão como mentores de seus colegas ingressantes. A partir da colaboração de professores orientadores e de veteranos mediadores, os novos alunos serão acompanhados visando potencializar suas vivências na universidade ao longo do curso.

A expectativa é que o Sou PUC – Acolhida seja expandido para as outras escolas e institutos que sediam cursos de graduação da universidade nos próximos semestres. O projeto ainda deve ser ampliado para atingir alunos de diferentes etapas de formação ao longo dos anos.