28 de junho de 2024

Memorial do Cerrado recebe visitantes no mês de julho

Memorial_do_Cerrado_-_panoramio_(4)

O Memorial do Cerrado, um dos projetos do Instituto do Trópico Subúmido (ITS), localizado no Campus II da PUC Goiás, reúne espaços que representam as diversas formas de ocupação do Cerrado, com modelos de lidar com a natureza e vida em sociedade no sertão goiano. O Memorial do Cerrado funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. As visitas consideradas demandas espontâneas de turistas e famílias não precisam de agendamento. As visitas guiadas para coletivos, como escolas e instituições, devem ser agendadas por e-mail.

Eleito em 2008 como o local mais bonito de Goiânia, O Memorial do Cerrado é um complexo científico que conta com um museu, com peças que retratam desde a origem do planeta Terra até a chegada dos portugueses ao Brasil. O Museu de História Natural é um espaço de exposições com painéis e cenários que narram a história evolutiva da Terra e do ambiente do cerrado. O visitante pode ver fósseis com datação de até 600 milhões de anos.

Vila cenográfica

 Na Vila Cenográfica de Santa Luzia foi feita uma reconstrução em tamanho original dos primeiros povoados de origem colonial portuguesa na região central do Brasil. Na Vila são retratados os edifícios que compõem os espaços urbano e rural, com réplicas de fazendas e oficinas rurais, usadas para a geração de riqueza daquele tempo. Andar pelo local é uma forma de se inserir na história, já que o visitante fica em contato direto com as antigas moendas, alambiques de barro, oficina de rapadura e açúcar, oficina do ferreiro, seleiro, funilaria do carapina, serraria, além da venda, o local de comércio da época. Também a igreja, a prefeitura, a cadeia e o bordel.

O Memorial do Cerrado conta ainda com uma réplica de um quilombo, sítio geográfico e local de resistência ocupado e organizado por populações africanas ou afro-brasileiras que fugiam da escravidão. No Memorial do Cerrado há uma réplica fidedigna dos modelos de quilombos existentes no cerrado. Também uma réplica de uma aldeia indígena, a Aldeia Timbira, com as ocas e espaços de vivência das tribos indígenas do centro-oeste.

O visitante pode ainda percorrer as trilhas ecológicas, com 2 km de extensão, que foram abertas no interior da reserva intacta de floresta tropical e de cerrado que existe na Estação Ciência São José. A trilha é um local ideal para o contato com a natureza. Como espaço protegido, a “Trilha da Semente Peregrina” propicia ao visitante a oportunidade de realizar a interação de conhecimentos relativos ao meio ambiente, notadamente o conhecimento científico do mundo vegetal e animal.

Além de contar com todos estes ambientes, o Memorial do Cerrado é um centro de pesquisa para diversos profissionais atuantes em áreas distintas da PUC Goiás. Também faz um intercâmbio com outros pesquisadores do país. Existem no ITS laboratórios de arqueologia, geociência, taxidermia e tecnologia de alimentos.

ITS Museu

 O Museu de Ornitologia de Goiânia encerrou suas atividades em 2018 e grande parte do acervo mantido durante décadas na casa de seu fundador, o húngaro José Hidasi, foi doado para o Memorial do Cerrado. Em uma seção especial dedicada ao taxidermista, o museu apresenta a história de Hidasi, que reuniu uma coleção de mais de 120 mil peças, desde espécimes do Cerrado até mamíferos, aves e insetos.

 Contato:

Endereço: Pontifícia Universidade Católica de Goiás – Campus II, Av. Engler, 507 – Jardim Mariliza, Goiânia.

Telefone: (62) 3946-1711

E-mail: its@pucgoias.edu.br

Com informações do Museu do Cerrado.

 

ITS começa produção de composto orgânico

Leiras its

Os funcionários do setor de renovação ambiental do Instituto do Trópico Subúmido (ITS), no Campus II da PUC Goiás, estão trabalhando na formação de novas leiras para produção de composto orgânico. O composto é usado como adubo para produção de mudas e conservação natural dos diversos tipos de árvores e arbustos que compõem a flora nativa do Bioma Cerrado, cultivados na área do ITS, com o objetivo de preservação florestal e multiplicação de espécies, para futuro replantio.

Algumas mudas são doadas para produtores rurais, interessados em renovar áreas de mata do cerrado goiano em suas propriedades. O Campus II da PUC Goiás está localizado à Av. Engler, n. 507, no Jardim Marilisa.

25 de junho de 2024

PDH alinha ações de curso com Secretaria Municipal de Educação

Proafro e PDH

Reunião da coordenadora do Proafro, Fátima Regina de Freitas, e a coordenadora do PDH, Núbia Simão, com representantes da Secretaria Municipal de Educação, nesta segunda-feira, 24, na Área 7 da PUC Goiás, para planejamento das atividades do próximo semestre.

O Programa de Direitos Humanos (PDH), em parceria com a Gerência de Formação de Professores da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME), está promovendo neste ano de 2024 o curso Cinema em Debate para a formação em Educação, Direitos Humanos e Cidadania de professoras e professores da rede Municipal de Educação de Goiânia.

Direitos Humanos

O curso é gratuito e tem como objetivo discutir temas como a educação em direitos humanos, cidadania, casos de violências e violações, preconceitos e discriminação racial, de gênero e de orientação sexual a partir de análises de produções cinematográficas.

De acordo com a coordenadora do PDH, Núbia Simão, o curso tem carga horária de 60 horas, com quatro módulos ministrados pelas coordenadoras dos programas de Direitos Humanos (PDH), de Educação e Cidadania (PEC), Interdisciplinar da Mulher (PIMEP) e de Estudos e Extensão Afro-Brasileiro (PROAFRO). Todos são programas de Extensão da PUC Goiás, ligados à Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil (PROEX).

O curso é anual e terá encontros para debates teóricos e cines debates. No próximo encontro, no mês de agosto, será analisado o filme Crianças invisíveis (2006), dos diretores Kátia Lund, Stefano Veneruso, Jordan Scott, Mehdi Charef, Emir Kusturica, Spike Lee, Ridley Scott e John Woo, que traz a história de sete crianças pobres de vários países do mundo. Outro filme para análise será Sorriso de Monalisa (2003), do diretor Mike Niwell, com debate marcado para o mês de outubro. O filme mostra a determinação de uma professora de história da arte da Wellesley College, nos Estados Unidos, em confrontar valores ultrapassados da sociedade e da instituição.

Finalizando o curso, em dezembro, terá o cine debate sobre o filme Barba, cabelo e bigode (2022), dos diretores Rodrigo França e Letícia Prisco, sobre   um rapaz que tenta salvar o salão de beleza da mãe criando cortes de cabelo diferentes, na periferia carioca. A realização do curso é fruto de um termo de cooperação técnica entre a PUC Goiás e a Secretaria Municipal de Educação de Goiânia.

24 de junho de 2024

EFJ entrega certificados para educandos

IMG_2645

A Escola de Formação da Juventude (EFJ) realiza nesta terça-feira, 25, às 19h, no auditório do Centro de Educação Comunitária de Meninas e Meninos (Cecom), a solenidade de entrega de certificado às crianças, adolescentes e jovens que participaram dos cursos de informática ofertados pela Escola neste semestre.  os cursos foram ministrados em parceria com a Escola Politécnica e de Artes, com a contribuição de monitores, estagiários e voluntários da PUC Goiás. O Cecom está localizado à rua 15, n. 293, Setor Santos Dumont, na divisa com o Jardim Nova Esperança.

Estudantes da Unati realizam passeio na Cidade de Goiás

Unati Goiás

O Programa de Gerontologia Social (PGS) encerrou o semestre das aulas com um passeio dos estudantes 60+ da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) à Cidade de Goiás na sexta-feira, 21. Os alunos que participaram do passeio foram acompanhados pela coordenadora do Programa de Gerontologia Social (PGS), Lisa Valéria Torres e pela professora do Programa, Ráquia Rabelo. Os alunos puderam conhecer diversos pontos históricos e turísticos da cidade.

Unati Goiás 02