Programação 21/05

Em Tempos de Distanciamento Social b3
Mesa redonda coordenada pelo Prof. Dr. Leonardo Guerra de Resende Guedes
Painel 1:Design Thinking: Experiência Fora da Caixa
Em tempos de CODIV, as inteligências sentem-se confinadas às rotinas produtivas anteriormente cumpridas. A metodologia de projeto de Design Thinking, por sua natureza adaptável, se mostra ferramental interessante na busca de experiências produtivas fora da caixa.
Palestrante:Prof. Dr. Getúlio de Deus Junior
Horário: 08:30 às 09:00
Painel 2:Rede de Recuperação de Ventiladores Pulmonares
Profissionais de tecnologia propõe inovações para salvar vidas, mas num tempo de pandemia usar seus conhecimentos técnicos para a manutenção e recuperação de aparador técnicos existentes se torna ação de mérito. Apresenta-se a recuperação de ventiladores pulmonares por uma rede de Instituições de Ensino Superior aberta a novas parcerias.
Palestrante:Prof. Dr. Rodrigo Pinto Lemos
Horário:09:00 às 09:30
Painel 3:Tecnologia e Geopolítica em Tempos de COVID-19
Tecnologia é um dos fatores de desenvolvimento das nações, mas também a produção de bens de consumo e de capitais. Em um ambiente de pandemia, tanto as inovações, quanto a sua produção importam quando todos países concorrem pelas mesmas soluções. Isto está no campo da geopolítica tecnológica.
Palestrante:Prof. Dr. Marcos Lemos Afonso
Horário:09:30 às 10:00
Painel 4:Liderança em Tempos de Distanciamento Social
Liderar à distância? Equipes de desenvolvimento de software ou hardware sem chefia imediata? Auto gestão? Como as empresas estão obtendo sucesso na coordenação de equipes técnicas neste momento de distanciamento imperativo.
Palestrante:Prof. Dr. Marcelo Stehling de Castro
Horário:10:00 às 10:30
Gamificação: Estratégias para Motivação e Engajamento
Estratégias e tecnologias para o uso de gamificação em ambientes virtuais. Um caso de uso utilizando plugins do Moodle.
Palestrante: Prof.  Esp. Luís César Dias Morais – Diretor Executivo na Fábrica de Conteúdos b3
Horário: 08:30 às 10:00
A jornada 4.0:  Como implementar a Transformação Digital na sua Organização
O que é a transformação digital. As novas tecnologias e tendências. Fazendo o mapa da transformação digital. Avaliando a maturidade da transformação digital da sua empresa. O roadmap de implementação.
Palestrante: Prof. Dr. Aguinaldo Aragon Fernandes b3
Horário: 10:30 às 12:00
Por que muitas vezes a Matemática tem que ser uma “MÁ-TEMÁTICA” na Educação Básica?
Palestrante: Prof. Dr. Márcio Urel Rodrigues b3
Horário: 13:00 às 14:30
Campeonato: Ninjas do Raciocínio: Desafios Lógicos
Campeonato de raciocínio lógico com vagas limitadas. O controle da inscrição será feito pela Prof. Nágela.
Responsável: Profa. Esp. Nágela Bitar Lobo participar
Horário: 14:00 às 17:00
Painel: Tecnologias em ambientes escolares: dimensões políticas e pedagógicas.
Apresentação de Painel sobre Tecnologia em ambientes escolares, abordando concepções que subsidiam o uso educacional da tecnologia, a tecnologia na mediação do trabalho docente e a crítica à educação em tempos de pandemia.
Palestrante: Daniela Rodrigues de Sousa b3
Palestrante: Marcos Antônio Alves Filho
Palestrante: Denise Cristina Bueno
Horário: 15:00 às 17:00
Crises e acolhimentos em tempos de pandemia – SouPUC
Análise dos compartamentos no Regime Remoto e dicas para os estudantes e professores para controle de ansiedade estresse.
Palestrante: Profa. Ma. Psi. Marina Morabi b3
Horário: 18:00 às 19:30
Minicurso: Criando aplicações Android sem mistérios
Mini curso prático que apresenta um ambiente visual open source para o rápido e fácil desenvolvimento de aplicações para a plataforma Android. Utiliza apenas blocos de código. O único requisito é conhecimento de lógica de programação.
Palestrante: Prof. Dr. Vicente Paulo de Camargo b3
Horário: 19:00 às 21:00
Os professores pós pandemia: como a mudança repentina vai atingir o ensino de ciências?
Discussão sobre as consequências que as mudanças repentinas na educação, causadas pela pandemia do Corona vírus, provocará na área de Educação em Ciências e na formação de professores.
Palestrante: Profa. Dra. Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar b3
Horário: 20:00 às 21:30