Programação 22/05

Minicurso: Programação Paralela usando MPI
Tem como objetivo desenvolvimento de software empregando paralelismo.
Tópicos: Definição de Computação Paralela. Conceitos básicos de programação concorrente e paralela. Programação Paralela com uso de MPI na solução de problemas em exatas.
Palestrante: Prof. Ms. Cláudio Martins Garcia b3
Horário: 08:30 às 10:00
A Sociedade Brasileira de Computação: A Educação e a Computação em tempo de pandemia
Palestrante: Prof. Dr. Raimundo José de Araújo – Presidente da SBC b3
Palestrante: Profa. Dra. Leila Ribeiro – Diretora de Ensino de Computação na Educação Básica da SBC
Horário: 10:00 às 11:00
Futuro Digital: Como se Preparar para a Revolução  das Profissões
Novos modelos digitais estão desafiando as estruturas tradicionais e forçando nossa reflexão sobre o futuro. Como já vem ocorrendo em várias áreas, tecnologias emergentes estão ajudando a reduzir custos e melhorar resultados mas, também, trazem efeitos colaterais disruptivos para o universo profissional de muitos. Partindo desse cenário de intensa transformação, a palestra se propõe a analisar algumas das principais forças de ruptura no horizonte, seus possíveis desdobramentos para o nosso futuro e como podemos nos preparar para a revolução das profissões.
Palestrante: Prof. Marcelo Minutti b3
Horário: 11:00 às 12:00
A importância da olimpíada matemática para o desenvolvimento do saber matemático
Mostrar a importância das olimpíadas para a construção do conhecimento matemático, assim como essas competições podem gerar o desenvolvimento de novos pesquisadores e cientistas nasais diversas áreas do conhecimento. Assim como a oportunidade de aplicação das mesmas como uma fonte alternativa para ingresso nas universidades e concursos de bolsas nas áreas de desenvolvimento científico.
Palestrante: Prof. Ms. Cláudio Alberto Martins b3
Horário: 13:00 às 14:30
Como tirar mais de 800 em Matemática  e suas Tecnologias (ENEM)?
Nesse evento falarei como é elaborada uma questão no ENEM, quais conteúdos estudar para o ENEM, Teoria de Resposta ao Ítem (TRI) e estratégias para se fazer uma boa prova.
Palestrante: Graduado Pedro Itallo Vaz b3
Horário: 16:00 às 17:00
Uso do Google Classroom como uma alternativa de ensino no período remoto na educação básica – a visão dos alunos do CEPMG Miriam Benchimol Ferreira
Durante o período de distanciamento social, muitos professores tiveram que buscar novas metodologias de ensino de maneira a atender às necessidades de seus estudantes. Na educação básica isso é um desafio ainda maior, por diversos fatores. Apresentação dos trabalhos do CEPMG realizados pelos estudantes do turno matutino das disciplinas de Física e Matemática Aplicada.
Palestrante: Prof. Ms. Samuel Lima Picanço b3
Horário: 18:00 às 20:00
Software Quality Assurance em tempos de pandemia.
Desafios da liderança de um time de QA em projeto Agile de alta criticidade atuando 100% remoto.
Palestrante: Prof. Edwagney Luz b3
Horário: 18:00 às 19:00
Mesa Redonda: Desafios do ENEM de 2020
Análises e perspectivas do ENEM 2020.
Palestrante:Diretores de Escolas Particulares e Públicas de Goiânia: Arena, Visão, Théo, CEPI e Sesi. b3
Horário: 19:00 às 20:30
Em direção à computação quântica com qubits de spin e fótons
A palestra tem como objetivo elucidar assuntos atuais e futuros que envolem a computação quântica com suas respectivas aplicações, novidades, problemas que envolvem hardwares com processamentos infinitamente mais rápidos dos que são conhecidos atualmente.
Palestrante:Prof. Dr. Udson Cabral Mendes b3
Horário: 19:30 às 20:30
Charlatanismo Quântico: Distinguindo o que é Ciência do que é Fake - CANCELADO
Nos dias atuais, a palavra “quântico” está sendo utilizada de forma errônea. O Objetivo dessa palestra é esclarecer o que é ciência e contrapor o que é fake, quando se trata de um tema tão relevante para o desenvolvimento da tecnológico e científico.
Palestrante:Prof. Dr. Agnaldo Rosa Almeida
Horário:20:30 às 21:30
Determinação de Parâmetros por meio de Problemas Inversos e o Método de Luus-Jaakola
Problemas Inversos são utilizados para determinação de parâmetros ou termos de fonte ou sumidouro em modelos matemáticos. Existem métodos determinísticos e estocásticos. Neste evento será apresentado uma breve introdução aos problemas Inversos e o método de Luus-Jaakola.
Palestrante:Prof. Dr.Fábio Freitas Ferreira b3
Horário:20:00 às 22:00
Estatística no Python: Bibliotecas Numpy, Pandas, Matplotlib e Seabron
O Objetivo da palestra é mostrar a utilização do Python no Google Colab, para análise e visualização de dados. As bibliotecas serão exploradas tendo como guia uma base de dados relacionada à Pandemia COVID 19 e questões de pesquisa a serem respondidas.
Palestrante: Graduando Matheus Sanclé Bueno Barbosa b3
Horário: 20:00 às 22:00