29 de abril de 2024

Coordenadora do PDH representa a PUC Goiás em Fórum da ONU

Núbia Simão

A coordenadora do Programa de Direitos Humanos (PDH), Núbia Simão e a coordenadora do Programa de Estudos e Extensão Afro-Brasileiro (PROAFRO), Fátima Regina Almeida de Freitas, vão representar a PUC Goiás no Fórum da Organização das Nações Unidas (ONU) que terá como tema “Gestão de governança”. A participação das professoras será on-line e o encontro será realizado na Arábia Saudita, de 15 a 19 de dezembro deste ano. O PDH apresentará no Fórum o projeto Tertúlia Literária, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Goiânia.

O Projeto foi criado pelo Proafro, ligado ao PDH, em 2018, com a proposta de oferecer diálogos com escritoras africanas e afro-brasileiras, realizado em parceria com a Secretaria de Educação de Goiânia. O curso era voltado para os profissionais da educação, com conteúdo sobre obras literárias que abordavam temáticas étnico-racial, com carga horária de 40 horas.

Autoras negras

De acordo com Núbia, “o projeto teve como objetivo expressar a falta de literaturas negras na educação infantil e a importância de romper com essa realidade. Nas tardes de leituras, os professores recebiam livros escritos por autoras negras, com temática afrodescendente para conhecimento e debate”. Nos encontros eram compartilhadas leituras e experiências com professores da Rede Municipal de Educação de Goiânia e do movimento social, em diálogo com as autoras das obras selecionadas.

A coordenadora do PDH esclarece que “o projeto também tinha como objetivo implementar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Africana, Afro-Brasileira. Procurava, ainda, incentivar a leitura com interface com as disciplinas de História e Língua Portuguesa, em especial a literatura”.

Os Fóruns Abertos da ONU são sessões interativas organizadas pelo governo, organizações internacionais baseadas em tratados e organizações globais com escopo e presença internacionais. O Projeto da PUC Goiás foi inscrito no Fórum com a participação da egressa do curso de Direito da Universidade, Denise Leal.