1 de julho de 2022

Curso de extensão sobre narrativas transformadoras está com inscrições abertas

4d9743b2-858e-491e-9f3b-9cc6c0989e65

O curso de extensão Narrativas de transformação em tempos de crise está com inscrições abertas e terá aulas síncronas nos dias 20 de agosto e 17 de setembro, O curso é voltado para estudantes e professores de jornalismo, editoração, Letras, História, Ciências Sociais, toda a área de Comunicação Social (incluindo, além de Jornalismo, Relações Públicas, Cinema, Rádio). Ainda para profissionais atuantes de todos esses campos. Também para o público geral interessado no tema.

O curso tem carga horária de 16 horas e será ministrado na plataforma de EAD Moodle, pelo professor Edvaldo Pereira Lima, que tem graduação em Jornalismo, Mestrado, Doutorado em Ciências da Comunicação pela USP e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Toronto, no Canadá.

O curso tem como objetivo sensibilizar os participantes para a prática de narrativas com potencial para produzir efeito positivo, transformador, ampliador de horizontes de entendimento da realidade junto ao receptor. Pretende ainda mostrar o efeito potencial da comunicação junto ao receptor,  no nível mental – sua visão de mundo – e psicológico – seu estado emocional -, quanto às duas polaridades possíveis: positiva e negativa; destacar a responsabilidade do comunicador quanto ao efeito possível da sua mensagem; apontar o papel nefasto, na sociedade, do predomínio de comunicação de efeito negativo, neste momento histórico de múltiplas crises inter-relacionadas e enfatizar a urgência e a necessidade de se praticar narrativas de cunho positivo, transformador

As aulas são assíncronas, cada uma com duração de uma hora, produzidas em formato de videoaulas de cerca de 10 minutos e podcasts de 50 minutos.  A esse tempo acrescenta-se mais uma hora estimada para o “download” de textos e outros materiais educacionais de apoio e prática de atividades como leituras, análises, pesquisa e produção de textos.

As aulas e todo seu conteúdo ficam permanentemente à disposição dos participantes, durante o período vigente da oferta do curso.  Podem ser acessadas a qualquer momento, a critério do participante, e repetidamente. Há duas aulas sincrônicas de uma hora cada uma: uma de abertura e outra na fase final de disponibilidade do curso, basicamente para atender dúvidas; ambas em tempo real via sistema de teleconferência habitual de uso da casa; ambas serão gravadas e a as respectivas gravações ficam disponíveis para a consulta e acesso de todos os alunos.

Faça sua inscrição neste site: http://www2.pucgoias.edu.br/ucg/extensao/inscricoes/cpf.asp. Mais informações pelo fone: 3309-6181.