15 de abril de 2024
Curso do PDH Cinema e Debate realiza aula inaugural
O Programa de Direitos Humanos (PDH), em parceria com a Gerência de Formação de Professores da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME), realizou, na sexta-feira, 12, a aula inaugural do curso Cinema em Debate, para a formação em Educação, Direitos Humanos e Cidadania de professoras e professores da rede Municipal de Educação de Goiânia. A coordenadora do PDH, Núbia Simão, ministrou aula a partir da exibição e debate do filme nacional Pureza, discutindo o trabalho escravo no Brasil a partir da perspectiva fílmica.
O curso vai discutir a educação em direitos humanos, cidadania, casos de violências e violações, preconceitos e discriminações raciais, de gênero e de orientação sexual a partir de análises de produções cinematográficas.
De acordo com a coordenadora do PDH, o curso tem carga horária de 60 horas, sendo 36 horas de encontros presenciais. Serão quatro módulos ministrados pelas coordenadoras dos programas de Direitos Humanos (PDH), de Educação e Cidadania (PEC), Interdisciplinar da Mulher (PIMEP) e de Estudos e Extensão Afro-Brasileiro (PROAFRO).
Núbia esclarece que “cada Programa realizará dois encontros, um teórico e outro de apreciação cinematográfica relativa aos temas e conceitos fundantes abordados em seus respectivos módulos”. A carga horária complementar de 28h é destinada ao registro do percurso formativo dos estudos desenvolvidos nos quatro módulos. Como atividade final, o cursista deverá entregar ou apresentar uma carta com o registro das reflexões advindas do percurso formativo realizado no decorrer do curso.
A atividade é fruto de termo de cooperação técnica entre a PUC Goiás e a Secretaria Municipal de Educação de Goiânia.