15 de dezembro de 2021

ITS faz balanço de atendimentos realizados neste semestre

9164c363-ea7c-453f-b80b-1e3973c1aa0e

O Instituto do Trópico Subúmido (ITS) fez um balanço das atividades e atendimentos realizados neste segundo semestre. De acordo com a coordenadora acadêmica do Instituto, Nicali Bleyer, “O espaço não está totalmente aberto ao público, embora tenhamos recebido alunos, para aulas práticas da graduação, realização de estágio, voluntariado e mini oficinas. Também houve aluguel do espaço para realização de lives, fotografias e filmagens. O ITS fez ainda a venda e doação de mudas e compostos orgânicos. Tivemos também a visita de algumas famílias, visitação de escolas e o trabalho realizado durante a Jornada de Cidadania”.

De acordo com a coordenadora, as ações dos núcleos de Educação Ambiental e do Viveiro Escola foram desenvolvidas de forma conjunta, contando com a participação dos funcionários administrativos e da coordenação acadêmica. As reformas e montagens do espaço do museu contou com o apoio da Divisão de Serviços Gerais da Universidade (DSG) e de voluntários, que atuaram na parte acadêmica, com limpeza e organização de acervo, curadoria e montagem das peças e vitrines.

Nicali destaca que a integração com universidades e instituições externas, outros profissionais das áreas de Literatura, Geografia e Letras possibilitou a elaboração de materiais para a exposição, seleção de textos literários utilizados nos espaços geográficos – para integrar a apropriação cultural e da literatura regional. Foram realizados ainda a revisão dos materiais textuais produzidos, “que são utilizados no museu, nos espaços cenográficos e que darão origem a cartilhas educativas do Instituto”, conclui Nicali.