Objetivos da Semana 2013

A Semana de Ciência e Tecnologia, na perspectiva do MCTI, se constitui em momento de socialização do saber científico produzido por professores, pesquisadores, egressos, estudantes dos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado, com destaque para a Jornada da Iniciação Científica. A cada ano é crescente a mobilização dos participantes para a realização das Mostras de Produção Científica e Tecnológica da PUC Goiás, justificando sua dimensão ampliada e interdisciplinar, na medida em que mobiliza e evolve a comunidade acadêmica interna e o público externo, no debate sobre as temáticas e objetos, com destaque para o tema nacional definido pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação/MCTI para o ano de 2013: Ciência, Saúde e Esporte.

A realização de mais uma Semana de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás tem como objetivos centrais:

1. Consolidar a Pesquisa na PUC Goiás, para aperfeiçoar mecanismos estratégicos destinados à qualificação e divulgação de sua produção científica-tecnológica;

2. Fortalecer e dinamizar as políticas de pesquisa e de Pós-Graduação (Lato e Stricto Sensu) na PUC Goiás, com rigor e competência investigativa;

3. Socializar temáticas e conteúdos compatíveis com uma Mostra de Produção Científica e Tecnológica, para criar espaços de debates sobre métodos, metodologias, procedimentos e processos investigativos, vinculados ao saber científico, de forma interativa, interdisciplinar e inovadora;

4. Criar espaços de integração com vistas a valorizar e acompanhar a qualidade da produção científica – de Iniciação Científica, Especializações, Mestrados e Doutorados – na PUC Goiás.

O evento também visa à mobilização da comunidade acadêmica e da população local, regional e nacional, para se envolverem com os temas e atividades propostos para Ciência, Tecnologia e Inovação, para valorizar a criatividade e atividade científica, além de fortalecer a cultura da pesquisa nesta IES. A expectativa é integrar a ciência e tecnologia por meio das Mostras de Produção ao debate e colocar o saber produzido a serviço do desenvolvimento do Estado de Goiás e do Brasil, com redobrada atenção às demandas e desafios colocados ao mundo contemporâneo em face às exigências da revolução tecnológica, do conhecimento e mercado de trabalho e, portanto trata-se de dinamizar e divulgar a concepção de universidade com lócus privilegiado de produção da ciência e tecnologia.