Trabalhos Aprovados

TRABALHOS APROVADOS ANPEdCO – 2014
ID TÍTULO GT TIPO
2 O COTIDIANO DO GRUPO ESCOLAR “DR. BRASIL CAIADO” (1926-1929) GT02 trabalho integral
18 ESCOLAS REUNIDAS A CRIAÇÃO E EXPANSÃO DA ESCOLA GRADUADA EM MATO GROSSO (1930-1945) GT02 trabalho integral
18 ESCOLAS REUNIDAS A CRIAÇÃO E EXPANSÃO DA ESCOLA GRADUADA EM MATO GROSSO (1930-1945) GT02 trabalho integral
41 POR ENTRE PENSAMENTOS POLÍTICOS E O TRAÇAR DE UMA EDUCAÇÃO: VEREDAS HISTÓRICAS NORTE-MINEIRAS GT02 trabalho integral
77 PRIMEIRAS ESCOLAS PRIMÁRIAS NA FRONTEIRA BRASIL-PARAGUAI GT02 trabalho integral
83 I GUERRA MUNDIAL (1914 – 1918) UM ACCIDENT NO LIVRO DIDÁTICO BRITÂNICO GT02 trabalho integral
88 A EDUCAÇÃO POPULAR SOB A ÓTICA FREIREANA NA PERSPECTIVA DO FILME TRISTEZA DO JECA GT02 trabalho integral
108 A EAD COMO POLÍTICA DE EXPANSÃO DA EDUCACÃO SUPERIOR: DA IMPLEMENTAÇÃO DA EAD E A INSTITUCIONALIAÇÃO DA UAB NA UFT GT02 trabalho integral
157 AS PRÁTICAS RELIGIOSAS NO GRUPO ESCOLAR MINAS GERAIS (UBERABA/MG) ENTRE 1944 A 1962. GT02 trabalho integral
171 CENÁRIO DE CONSTITUIÇÃO DO SEGUNDO GRUPO ESCOLAR DE RIO VERDE/GO (1947) GT02 trabalho integral
186 A CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA PRESENTE NOS REFERENCIAIS CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA DÉCADA DE 1990 GT02 trabalho integral
191 O MANUAL CATÓLICO DE HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA EDUCACIONAL DAS IMÃS DE SANTO ANDRÉ GT02 trabalho integral
192 INSTRUÇÃO, TRABALHO E PATRIOTISMO: A EDUCAÇÃO NA IMPRENSA DE RIO POMBA – MINAS GERAIS (1917 – 1930). GT02 trabalho integral
246 CURSO DE FÉRIAS PARA PROFESSORES LEIGOS: MUDANÇAS NO ENSINO PRIMÁRIO EM MATO GROSSO (1950-1960) GT02 trabalho integral
276 EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE MUDANÇAS: A REVISTA DO ENSINO E OS PRINCÍPIOS DA ESCOLA NOVA EM MINAS GERAIS (1927-1937) GT02 trabalho integral
303 ESCOLARIZAÇÃO E ANALFABETISMO NO BRASIL: ESTUDO DAS MENSAGENS DOS PRESIDENTES DOS ESTADOS DE SÃO PAULO, PARANÁ E RIO GRANDE DO NORTE (1890-1930). GT02 trabalho integral
395 A EDUCAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM MINAS GERAIS NOTAS PARA UMA HISTÓRIA EM CONSTRUÇÃO GT02 trabalho integral
405 ESCOLA NORMAL NOSSA SENHORA AUXILIADORA NO SUL DE MATO GROSSO: EM RELEVO A EDUCAÇÃO DE MOÇAS EM CAMPO GRANDE (1946-1961) GT02 trabalho integral
412 HISTÓRIA DA UFMT: PRESENÇA DAS MULHERES (1970-2000) GT02 trabalho integral
416 EDUCAÇÃO COMPARADA: ABORDAGEM HISTÓRICA, POSSIBILIDADES E LIMITES GT02 trabalho integral
446 ENSAIO DE ANÁLISE DAS DISSERTAÇÕES E TESES SOBRE O ENSINO SECUNDÁRIO NA BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES – BDTD (2004 – 2014) GT02 trabalho integral
455 A IMIGRAÇÃO JAPONESA NO MATO GROSSO DO SUL: EDUCAÇÃO, MEMÓRIA E CIVILIDADE GT02 trabalho integral
463 A GÊNESE DO GRUPO ESCOLAR GOVERNADOR CLÓVIS SALGADO NO INTERIOR DAS MINAS GERAES- 1957-1961: CONTRADIÇÕES ENTRE ECONOMIA DO MUNICÍPIO E ANALFABETISMO GT02 trabalho integral
473 ANTECEDENTES DO ENSINO TÉCNICO – BRASIL COLÔNIA E IMPÉRIO GT02 trabalho integral
481 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM MATO GROSSO: NARRATIVAS DE PROFESSORAS APOSENTADAS DE TANGARÁ DA SERRA GT02 trabalho integral
542 UMA ESCOLA PÚBLICA PARA A DEMOCRACIA: A “ESCOLA PARA TODOS” NO PENSAMENTO DE ANÍSIO TEIXEIRA GT02 trabalho integral
556 APRENDIZES DA MARINHA: EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO EM MATO GROSSO (1857-1878) GT02 trabalho integral
557 FONTES PARA O ESTUDO DA ESCOLA PRIMÁRIA RURAL NO SUL DO ANTIGO MATO GROSSO (1940-1970) GT02 trabalho integral
587 ENTRE A EDUCAÇÃO TRADICIONAL E O ESCOLANOVISMO: QUAL O LUGAR DE THEOBALDO MIRANDA SANTOS? GT02 trabalho integral
593 AS TRANSFORMAÇÕES NO CENÁRIO EDUCACIONAL EM MATO GROSSO DURANTE O GOVERNO JULIO MÜLLER (1937-1945) GT02 trabalho integral
607 A CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE: PENSAMENTOS SOBRE A HISTÓRIA E A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO GT02 trabalho integral
621 A TIPIFICAÇÃO DOS GINÁSIOS DE ENSINO SECUNDÁRIO: UM ESTUDO NO SUL DE MATO GROSSO GT02 trabalho integral
693 CONTEÚDOS ESPECÍFICOS DE PSICOLOGIA NOS PROGRAMAS DA DISCIPLINA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA HISTÓRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA GT02 trabalho integral
702 REPRESENTAÇÕES DA ESCOLA PRIMÁRIA E DA CULTURA ESCOLAR NO GRUPO ESCOLAR LEONIDAS DE MATOS – MT (1937-1945) GT02 trabalho integral
709 TRAÇOS DA CULTURA ESCOLAR DO EDUCANDÁRIO NOSSA SENHORA APARECIDA (IPAMERI/GO 1936 A 1969) GT02 trabalho integral
710 A CULTURA ESCOLAR DE ENSINO SECUNDÁRIO CAMPO-GRANDENSE: LEITURAS NAS MEMÓRIAS DE MARIA CONSTANÇA BARROS MACHADO GT02 trabalho integral
713 SYLVIO ROMERO: DO ENSINO DE FILOSOFIA AO CURSO DE LÓGICA NO COLÉGIO PEDRO II (1880-1907) GT02 trabalho integral
716 A REFORMA UNIVERSITÁRIA DE 1968: EXPANSÃO E REPRESSÃO GT02 trabalho integral
719 BALANÇO DAS PESQUISAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO INTERIOR DE MATO GROSSO DO SUL GT02 trabalho integral
730 EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO: UMA LEITURA SOBRE SUAS RELAÇÕES HISTÓRICAS E FILOSÓFICAS GT02 trabalho integral
739 BALANÇO DAS PESQUISAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO GT02 trabalho integral
755 A TRANSFERÊNCIA DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DA CIDADE DE GOIÁS PARA A NOVA CAPITAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA DO IFG GT02 trabalho integral
756 EDUCAÇÃO REPUBLICANA EM MATO GROSSO: PRINCÍPIOS EDUCACIONAIS NA INSTRUÇÃO PÚBLICA (1889-1894) GT02 trabalho integral
781 TRANSFORMANDO VESTÍGIOS EM ÍNDICIOS DO PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UM GINÁSIO DO SUL DE MATO GROSSO (1930-1940): PERCURSOS INVESTIGAÇÕES GT02 trabalho integral
798 PERCURSOS DO ENSINO SUPERIOR EM UBERABA: A FACULDADE DE ODONTOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO (1947-1968) GT02 trabalho integral
821 ESTUDOS REGIONAIS E HISTÓRIA LOCAL: NOVAS POSSIBILIDADES PARA O A COMPREENSÃO DO ENSINO RELIGIOSO GT02 trabalho integral
901 O CATOLICISMO ULTRAMONTANO: UM ESTUDO SOBRE A INSTRUÇÃO FEMININA NO COLÉGIO SANT’ANNA NO FINDAR DO SÉCULO XIX ATÉ MEADOS DO SÉCULO XX GT02 trabalho integral
902 A MISSÃO FRANCISCANA E A ESCOLA PATRONATO SÃO FRANCISCO EM DOURADOS-MS, DÉCADAS DE 1940 A 1960 GT02 trabalho integral
763 AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E SUA RELAÇÃO COM A MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO NA REDE MUNICIPAL DE SENADOR CANEDO GT04 trabalho integral
46 O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE A PRÁTICA DA PESQUISA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM TESES E DISSERTAÇÕES NO BRASIL GT04 trabalho integral
81 DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVAS DE MUDANÇAS GT04 trabalho integral
138 A LUDICIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR:A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES LÚDICAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA GT04 trabalho integral
146 O DESENVOLVIMENTO DOCENTE EM UM PROCESSO DIDÁTICO-FORMATIVO GT04 trabalho integral
152 FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA:CONSTRUINDO POSSIBILIDADES NO DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA GT04 trabalho integral
160 CIBERLITERATURA: APLICABILIDADES DA HIPERMÉDIA NAS TEXTUALIDADES DO GÊNERO LITERÁRIO EM MEIO DIGITAL GT04 trabalho integral
178 DIDÁTICA E ENSINO A DISTÂNCIA: CENÁRIO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS GT04 trabalho integral
182 ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL: POR QUE PESQUISAR? GT04 trabalho integral
307 MEDIAÇÃO DIDÁTICA E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO GT04 trabalho integral
335 ENSINO DESENVOLVIMENTAL: UMA ALTERNATIVA PARA APRENDIZAGEM DE LEITURA DE IMAGENS EM ARTES VISUAIS GT04 trabalho integral
363 ENSINO DO CONCEITO DE FUNÇÃO: COMBINANDO AS TEORIAS DE DAVYDOV E DE MAJMUTOV GT04 trabalho integral
387 MEDIAÇÕES SIMBÓLICAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM ESCOLAR GT04 trabalho integral
452 CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA ESTATÍSTICA GT04 trabalho integral
588 ENSINO DESENVOLVIMENTAL: UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA GT04 trabalho integral
604 A AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO SUPERIOR: O QUE DIZEM OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO ACERCA DA AVALIAÇÃO FORMATIVA? GT04 trabalho integral
622 ANÁLISE CRÍTICA DE GÊNEROS PARA UMA PRÁTICA DE LETRAMENTOS CRÍTICOS NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA GT04 trabalho integral
703 O DEVER DE CASA: É POSSÍVEL OUTRA FORMA DE PENSAR ESSE INSTRUMENTO? GT04 trabalho integral
751 O EXPERIMENTO DIDÁTICO COMO METODOLOGIA DE PESQUISA: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DO “ESTADO DO CONHECIMENTO” GT04 trabalho integral
753 AULA EXPOSITIVA E O USO DAS TECNOLOGIAS COMO FORMA DE APROXIMAÇÃO ENTRE PROFESSORES E ALUNOS GT04 trabalho integral
758 TEMPO DE INFÂNCIA E TEMPO DE ESCOLA: OS SIGNIFICADOS E SENTIDOS ATRIBUÍDOS PELAS CRIANÇAS À ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL GT04 trabalho integral
768 O SER PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NO UNIVERSO DA PRÁTICA DOCENTE: UMA LEITURA INTERDISCIPLINAR EM FENOMENOLOGIA GT04 trabalho integral
4 DESAFIOS, DEMANDAS E ASPECTOS LEGAIS DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM GOIÁS GT05 trabalho integral
9 AS CONTRADIÇÕES E OS CONFLITOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE GOIÁS SOB A GESTÃO DA POLÍCIA MILITAR GT05 trabalho integral
11 A POLÍTICA EDUCACIONAL VOLTADA À EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE PRELIMINAR DA IMPLEMENTAÇÃO EM CAMPO GRANDE (MS, BRASIL) GT05 trabalho integral
12 POLÍTICAS EDUCACIONAIS E SUA INTERLOCUÇÃO COM A ATUAÇÃO, FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL DOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS: CONTRADIÇÕES E DESAFIOS À EDUCAÇÃO GT05 trabalho integral
37 POLÍTICA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO: CONTROLE SOCIAL DO FUNDEB EM ITUIUTABA/MG GT05 trabalho integral
38 A EVOLUÇÃO DOS RECURSOS FEDERAIS NOS PROGRAMAS DE TRANSPORTE ESCOLAR (2003-2012): ESTUDO DOS IMPACTOS ORÇAMENTÁRIOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA GT05 trabalho integral
43 POLÍTICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL: DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS AO PACTO PELA ALFABETIZAÇÃO ATÉ OS OITO ANOS DE IDADE GT05 trabalho integral
45 POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: A PRESENÇA DO IDOSO NA UNIVERSIDADE CONTEMPORÂNEA GT05 trabalho integral
47 ENSINO MÉDIO: TENDÊNCIAS ESTATÍSTICAS RECENTES E PERSISTÊNCIA DE INTERROGAÇÕES GT05 trabalho integral
57 A UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS E A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR GT05 trabalho integral
62 CUSTOS INDIRETOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DO DF GT05 trabalho integral
69 PROVINHA BRASIL E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: AS VOZES DOS DOCENTES GT05 trabalho integral
70 A INSERÇÃO DE CRITÉRIOS PRIVADOS NA POLÍTICA EDUCACIONAL DE GESTÃO DO SISTEMA DE ENSINO NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL (2007-2013) GT05 trabalho integral
71 IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM MATO GROSSO DO SUL NO PERÍODO DE 2008-2012: LIMITES E POSSIBILIDADES. GT05 trabalho integral
82 A AUTOAVALIAÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) GT05 trabalho integral
84 INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA: ESTADO, POLÍTICA SOCIAL, POLÍTICA EDUCACIONAL GT05 trabalho integral
93 A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: AS ESTRATÉGIAS DO PROGRAMA INCLUIR – ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR – COMO POLÍTICA DE INCLUSÃO GT05 trabalho integral
113 POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM ITUIUTABA GT05 trabalho integral
116 EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA MERCANTIL E SEUS OLIGOPOLIOS: A MEGA FUSÃO ANHANGUERA E KROTON GT05 trabalho integral
118 EVASÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM OLHAR SOB O IFMS CÂMPUS PONTA PORÃ GT05 trabalho integral
126 COMUNIDADE REMANESCENTE QUILOMBOLA KALUNGA: DIREITO À EDUCAÇÃO COMO EXPRESSÃO DE CIDADANIA NO ENSINO FUNDAMENTAL GT05 trabalho integral
128 POLÍTICAS DE EXPANSÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO GT05 trabalho integral
134 LUCIO COSTA E O ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO NO INSTITUTO DE ARTES DA UNIVERSIDADE DO DISTRITO FEDERAL (UDF) GT05 trabalho integral
142 A CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE BRASÍLIA E SUA ESTREITA RELAÇÃO COM A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL GT05 trabalho integral
159 A POLÍTICA E A QUALIDADE EDUCACIONAL: A CAPACITAÇÃO DA EQUIPE GESTORA EM FOCO GT05 trabalho integral
162 A EXPANSÃO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL NA REGIÃO CENTRO OESTE GT05 trabalho integral
163 A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: META FRUSTRADA E VETOS “VITORIOSOS” GT05 trabalho integral
169 A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CENTRO-OESTE BRASILEIRO VIA UNIVERSIDADES ESTADUAIS: CONTEXTOS E CENÁRIOS. GT05 trabalho integral
175 POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: A PRODUÇÃO ACADÊMICA NA REGIÃO CENTRO-OESTE (1998-2013) GT05 trabalho integral
179 OBRIGATORIEDADE EDUCACIONAL PARA QUEM? GT05 trabalho integral
185 PROGRAMA DE APRENDIZAGEM LUZ DO TÚNEL: NORMATIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE APRENDIZES EM TRÊS LAGOAS/MS GT05 trabalho integral
197 EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO E O EMPENHO DO GESTOR ESCOLAR GT05 trabalho integral
201 FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL: LUTA PELA IMPLANTAÇÃO DO PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL GT05 trabalho integral
209 EXPANSÃO E INTERIORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O CASO SINGULAR DO MUNICÍPIO DE JATAÍ-GO GT05 trabalho integral
211 O IDEB NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE JATAÍ-GO: AVALIAÇÃO E INTERFERÊNCIAS GT05 trabalho integral
222 O PROGRAMA DE DESCENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA (PDAF) E A GESTÃO DE RECURSOS: LIMITES E POSSIBILIDADES EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DO DF GT05 trabalho integral
230 AS CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO, A GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR, A FORMAÇÃO DOCENTE E AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR GT05 trabalho integral
236 CONDIÇÕES PROPICIADORAS DA PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA GT05 trabalho integral
237 PARTICIPAÇÃO: ELEMENTOS PARA COMPREENSÃO DO CONCEITO GT05 trabalho integral
241 PAPEL DO EMPRESARIADO NA EDUCAÇÃO: O CASO DO PROJETO COMETA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE CÁCERES-MT GT05 trabalho integral
242 ENVELHECIMENTO ATIVO: DESAFIOS GT05 trabalho integral
257 O DIREITO À EDUCAÇÃO NO SINASE: A OFERTA EDUCACIONAL PARA ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE GT05 trabalho integral
260 “ESTADO DO CONHECIMENTO” SOBRE ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E O PROGRAMA INCLUIR GT05 trabalho integral
264 O CONSELHO ESCOLAR: CAMINHO PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA GT05 trabalho integral
282 EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: FORMAÇÃO INICIAL CONTINUADA DE SERVIDORES E DOCENTES GT05 trabalho integral
289 CONSELHO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL: A ANÁLISE DOS CONCEITOS DE CIDADANIA, PARTICIPAÇÃO SOCIAL, DEMOCRACIA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO NOS PARECERES DOS CONSELHEIROS GT05 trabalho integral
290 UMA GESTÃO EDUCACIONAL COM RESULTADOS DE EXCELÊNCIA: O CASO DO SISTEMA COLÉGIO MILITAR DO BRASIL (SCMB) GT05 trabalho integral
296 POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR/ PROEMI EM CAMPO GRANDE/MS (2007-2011) GT05 trabalho integral
297 PROJETO MASTER: ENTRE O NOVO ESTADO E AS VELHAS ESTRATEGIAS DE MANUTENÇÃO DO PODER GT05 trabalho integral
322 POLÍTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO NA UFMT E O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GT05 trabalho integral
331 PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR) E SUA IMPLEMENTAÇÃO NO GOVERNO DE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA GT05 trabalho integral
334 TRABALHO DOCENTE NO ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL EM GOIÁS: FORMAÇÃO DE UM NOVO HABITUS? GT05 trabalho integral
338 A CONSTITUIÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR NO BRASIL: DILEMAS, IMPASSES E PERPECTIVAS GT05 trabalho integral
340 PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS: IMPACTOS E PERCALÇOS DE SUA IMPLEMENTAÇÃO NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA – MG. GT05 trabalho integral
342 REMUNERAÇÃO, PRECARIZAÇÃO E ATRATIVIDADE DA CARREIRA DOCENTE: SÍNTESE DE BASES DE DADOS GT05 trabalho integral
348 A ARTICULAÇÃO DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE MATO GROSSO COM O PROCESSO PRODUTIVO GT05 trabalho integral
364 LEVANTAMENTO DO ESTADO DA ARTE DO PROGRAMA DE INCENTIVO A LEITURA NO BRASIL (PROLER) 1992-2012: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES GT05 trabalho integral
370 AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E A EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL: POLÍTICAS, CONCEPÇÕES E DESAFIOS FORMATIVOS GT05 trabalho integral
418 EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS AOS DESAFIOS DO TEMPO INTEGRAL E DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR GT05 trabalho integral
421 A MOBILIDADE ACADÊMICA COMO FORMA DE INTEGRAÇÃO REGIONAL: APOIO AO MERCOSUL OU EUROPEIZAÇÃO GT05 trabalho integral
424 O DESAFIO DE SE EDUCAR PARA A CIDADANIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA GT05 trabalho integral
465 O PAPEL DOS PARTIDOS POLÍTICOS NA DEFINIÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA (2007 A 2010)’ – A PROPOSTA EDUCAÇÃO PARA O SUCESSO: CONSTRUINDO O ARCABOUÇO TEÓRICO GT05 trabalho integral
470 EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE CONFERÊNCIAS NACIONAIS E SEUS REBATIMENTOS NO II PNE (2014-2024) GT05 trabalho integral
472 DEFINIÇÕES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ENTRE AS DETERMINAÇÕES DO BANCO MUNDIAL E AS AÇÕES DOS GOVERNOS LOCAIS GT05 trabalho integral
475 O REGIME DE COLABORAÇÃO: ANÁLISE DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR) EM MATO GROSSO DO SUL (MS) GT05 trabalho integral
478 O REFLEXO DAS AVALIAÇÕES SISTÊMICAS NA REALIDADE DE UMA ESCOLA PÚBLICA GT05 trabalho integral
480 EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: PANORAMA DA EXPANSÃO NO CONTEXTO BRASILEIRO GT05 trabalho integral
483 A INTEGRAÇÃO ENTRE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA NO ESTADO DE MATO GROSSO: DISCURSO DOS GESTORES GT05 trabalho integral
512 POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE GÊNERO NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO – CÂMPUS URUTAÍ GT05 trabalho integral
524 ABORDAGEM HISTÓRICA DO SISTEMA EDUCACIONAL DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE PÓS – COLONIAL (1975 – 1990) GT05 trabalho integral
527 A PERSPECTIVA GERENCIALISTA NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEAS: ESTRATÉGIAS PARA A CONSERVAÇÃO DA HEGEMONIA GT05 trabalho integral
532 POLÍTICA E GESTÃO DO PROCESSO ALFABETIZADOR: UMA ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA EM MUNICÍPIOS BRASILEIROS GT05 trabalho integral
538 EFEITO QUALIS: “TRANSFORMAR O PROFESSOR EM ESCRITOR DE TEXTOS ‘A’ SEM VÍNCULO COM A DOCÊNCIA E A FORMAÇÃO” GT05 trabalho integral
539 O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) EM MUNICÍPIOS SUL-MATO-GROSSENSES (2007-2014): A DIMENSÃO GESTÃO EDUCACIONAL GT05 trabalho integral
582 POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DOCENTE A PARTIR DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR): ANÁLISE DE SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO SUL-MATO-GROSSENSES GT05 trabalho integral
586 ENTRAVES, FACILITADORES E POTENCIALIDADES À GESTÃO DEMOCRÁTICA NO PROCESSO DE REORIENTAÇÃO CURRICULAR GT05 trabalho integral
590 GESTÃO DEMOCRÁTICA NO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS: O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE CONSELHOS ESCOLARES GT05 trabalho integral
596 EDUCAÇÃO INTEGRAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM DIÁLOGO ESSENCIAL GT05 trabalho integral
602 AS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: A TRAJETÓRIA DO SINAES GT05 trabalho integral
608 A EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE NO BRASIL E O DECRETO Nº 5.154/2004 GT05 trabalho integral
612 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A IMPLEMENTAÇÃO DOS FÓRUNS DE EJA EM MATO GROSSO GT05 trabalho integral
616 AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: UM OLHAR SOBRE INDICADORES SOCIAIS PROPOSTOS PELO SINAES GT05 trabalho integral
627 QUALIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DA TEMÁTICA EM DISSERTAÇÕES E TESES PRODUZIDAS PÓS- SINAES GT05 trabalho integral
636 AS FASES DA VIDA A’UWE MARAIWATSEDE E O CICLO DE FORMAÇÃO HUMANA NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR GT05 trabalho integral
679 SELEÇÃO PARA INGRESSO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ADESÃO AO ENEM E SISU GT05 trabalho integral
688 EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE LIBRAS PARA AGENTES DE SEGURANÇA GT05 trabalho integral
720 EDUCAÇÃO E VOLUNTARIADO NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO GT05 trabalho integral
729 REFLEXÕES SOBRE A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INTEGRAL GT05 trabalho integral
737 A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A PROBLEMÁTICA DO INSUCESSO ACADÊMICO: UMA ANÁLISE DO FENÔMENO DA EVASÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS GT05 trabalho integral
742 GESTÃO DESCENTRALIZADA E AUTONOMIA ESCOLAR: CONGRUÊNCIA NECESSÁRIA. GT05 trabalho integral
743 CONTROLABILIDADE SOCIAL E OS CONSELHOS ESTADUAIS DO FUNDEB GT05 trabalho integral
747 RELAÇÕES ENTRE O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO, OS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA E LETRAMENTO LITERÁRIO GT05 trabalho integral
760 O MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE – MS E O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) GT05 trabalho integral
766 A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A CERTIFICAÇÃO EM NÍVEL DE ENSINO MÉDIO DADA PELO ENEM ENQUANTO GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO SUPERIOR GT05 trabalho integral
775 A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO EVIDENCIADA NO IDEB EM ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA GT05 trabalho integral
795 A CONFIGURAÇÃO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA OFERTADOS NO ESTADO DE MATO GROSSO, COM ÊNFASE NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO GT05 trabalho integral
806 PENSANDO A EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: CONCEPÇÕES E ESTRATÉGIAS DO BANCO MUNDIAL E DA UNESCO (1990-2000) GT05 trabalho integral
810 REFORMA EDUCACIONAL E A “NOVA GESTÃO PÚBLICA” GT05 trabalho integral
813 A AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA NA REFORMA DE 1931 GT05 trabalho integral
818 OCDE, PISA E POLÍTICA EDUCACIONAL GT05 trabalho integral
820 O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS – PAR: PERSPECTIVA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO GT05 trabalho integral
826 POLÍTICAS PÚBLICAS DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO. GT05 trabalho integral
831 CONCEPÇÃO SUPRANACIONAL DE QUALIDADE: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE BOLONHA GT05 trabalho integral
832 UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA: O CAMPUS DE BARREIRAS GT05 trabalho integral
837 EDUCAÇÃO AMBIENTAL: É UMA REALIDADE? GT05 trabalho integral
843 EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA: POLÍTICAS EDUCACIONAIS, AÇÕES AFIRMATIVAS E CAPITAL CULTURAL GT05 trabalho integral
855 A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA): ESTUDO DE CASO DA FACULDADE PARTICULAR DELTA EM GOIÂNIA-GOIÁS DO ANO DE 2008-2013 COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO PÚBLICA DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL GT05 trabalho integral
857 POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: A CONTRIBUIÇÃO DO PRONATEC GT05 trabalho integral
861 O PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO (PEE) E SEUS ENCONTROS COM O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE) GT05 trabalho integral
881 EDUCAÇÃO INTEGRAL: REALIDADE LATENTE DAS EXPERIÊNCIAS DE UMA ESCOLA FRAGMENTADA E DISCIPLINAR NA CIDADE DE CORUMBÁ, MS GT05 trabalho integral
890 AS AÇÕES DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL (2008-2014) GT05 trabalho integral
891 EFEITO CROSS-BORDER NA EDUCAÇÃO SUPERIOR ALGUMAS APROXIMAÇÕES ENTRE BRASIL E BOLÍVIA GT05 trabalho integral
892 O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) NA GESTÃO EDUCACIONAL MUNICIPAL DO MATO GROSSO DO SUL GT05 trabalho integral
903 REPROVAÇÃO: UM OLHAR DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CAMPUS DE PORTO NACIONAL/UFT, POR MEIO DA AUTOAVALIAÇÃO GT05 trabalho integral
905 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS: EQUIDADE NO INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE BOLSISTAS DA GRADUAÇÃO? GT05 trabalho integral
23 A CIDADE, A CRIANÇA E A CRIANÇA NA CIDADE GT07 trabalho integral
54 EDUCAÇÃO INFANTIL: GESTÃO E FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL QUE ATUA COM A CRIANÇA GT07 trabalho integral
54 EDUCAÇÃO INFANTIL: GESTÃO E FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL QUE ATUA COM A CRIANÇA GT07 trabalho integral
101 TV MONITORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL GT07 trabalho integral
122 “OLHARES” PSICOPEDAGÓGICOS: DESVENDANDO CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGENS DE CRIANÇAS, MÃES E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA ESEBA GT07 trabalho integral
130 AS CRIANÇAS NAS PESQUISAS SOBRE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM GT07 trabalho integral
195 A CONCEPÇÃO DE CRIANÇA DE ESTUDANTES DE CURSOS DE PEDAGOGIA GT07 trabalho integral
221 VIOLÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS GT07 trabalho integral
234 EDUCAÇÃO DE BEBÊS: PERPECIVAS TEÓRICAS PARA SE PENSAR UM CURRÍCULO PARA PRIMEIRA INFÂNCIA GT07 trabalho integral
248 CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA FILOSOFIA DE HERÁCLITO E NIETZSCHE GT07 trabalho integral
304 RELAÇÕES PEDAGÓGICAS E SOCIAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL/LUGAR DA CRIANÇA GT07 trabalho integral
407 EM BUSCA DO QUE ESCAPA ÀS TEORIAS DO BRINCAR: IMPRESSÕES SOBRE O COMPONENETE ILÓGICO DA EXPERIÊNCIA LÚDICA GT07 trabalho integral
423 COTIDIANO E GESTÃO DO TEMPO DE BEBÊS GT07 trabalho integral
491 EDUCAÇÃO INFANTIL E TECNOLOGIA: UM OLHAR PARA AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES GT07 trabalho integral
517 UM CENÁRIO DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA NO BRASIL: AS PRODUÇÕES APRESENTADAS NO GT-7 (EDUCAÇÃO DA CRIANÇA DE 0 A 6 ANOS) DA ANPED DE 1998 A 2013 GT07 trabalho integral
518 O BRINQUEDO: AS PERSPECTIVAS DE WALTER BENJAMIN E VYGOTSKY PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA GT07 trabalho integral
639 A CONCEPÇÃO ESTÉTICA DO PROFESSOR E AS RELAÇÕES ENTRE A ARTE E A PRODUÇÃO ARTÍSTICA DA CRIANÇA GT07 trabalho integral
652 PERFIL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM GOIÁS: ALGUMAS ANÁLISES GT07 trabalho integral
678 OS FIOS E AS TRAMAS DA INFÂNCIA EM UM MUNICÍPIO GOIANO GT07 trabalho integral
687 APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA GT07 trabalho integral
796 A CRECHE EM ARTIGOS ACADÊMICOS PUBLICADOS NOS PERIÓDICOS NACIONAIS A1 E A2 DA ÁREA DE EDUCAÇÃO: UM RECORTE QUANTITATIVO (1997-2011) GT07 trabalho integral
808 EDUCAÇÃO INFANTIL, CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE CONCEITOS: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. GT07 trabalho integral
811 POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: MARCOS HISTÓRICOS E DESAFIOS POLÍTICOS GT07 trabalho integral
822 EDUCAÇÃO DA CRIANÇA PEQUENA: A VIOLAÇÃO DO DIREITO NA FAIXA-ETÁRIA DE ZERO A TRÊS ANOS GT07 trabalho integral
882 A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS MENORES DE SETE ANOS NA ABORDAGEM DE LOURENÇO FILHO: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES GT07 trabalho integral
456 CARACTERIZAÇÃO DO ACADÊMICO INGRESSANTE NO CURSO DE MATEMÁTICA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE MATO GROSSO, BRASIL GT08 trabalho integral
8 FORMAÇÃO CONTINUADA: AS RAZÕES QUE MOVEM OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL GT08 trabalho integral
14 PESQUISA EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE PROFESSORES GT08 trabalho integral
16 DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO DO ALUNO GT08 trabalho integral
28 PRÁTICAS DE ENSINO DOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA. GT08 trabalho integral
68 O QUE HÁ DE INOVAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE UNIVERSITÁRIA? – UM ENFOQUE PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS GT08 trabalho integral
89 FORMAR PROFESSORES EM TEMPOS DE CRISE DA PROFISSÃO: UM OLHAR SOBRE A ATUAÇÃO DOS DOCENTES DA CÂMPUS UNIVERSITÁRIO DA UEG DE IPORÁ-GOIÁS GT08 trabalho integral
104 AGRESSIVIDADE ESCOLAR: BULLYING E SABERES DOCENTES GT08 trabalho integral
129 O USO DO LIVRO DIDÁTICO PELO PROFESSOR DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE TERENOS, MS GT08 trabalho integral
140 A RE-INVENÇÃO DA DOCÊNCIA: ANÁLISE CRÍTICA DO PROGRAMA “REINVENTANDO O ENSINO MÉDIO” NO ESTADO DE MG SOB A ÓTICA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. GT08 trabalho integral
144 CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA ENTRE DOCENTES DE ENSINO SUPERIOR: A EDUCAÇÃO FÍSICA EM QUESTÃO GT08 trabalho integral
147 PERSONALISMO E A FORMAÇÃO HUMANIZADORA: UM ESTUDO DAS CONTRIBUIÇÕES DE MOUNIER GT08 trabalho integral
168 PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES GT08 trabalho integral
172 PROGRAMAS DE CORREÇÃO DA DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE E O PROCESSO DE DESPROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE GT08 trabalho integral
176 EXIGÊNCIA DA QUALIDADE NO CAMPO DA PÓS-GRADUAÇÃO A PROPOSTA CONTRA-HEGEMÔNICA GT08 trabalho integral
183 UNIVERSIDADE, PENSAMENTO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES GT08 trabalho integral
184 CIÊNCIA, FORMAÇÃO E TRABALHO: EM BUSCA DE INDICADORES DE QUALIDADE NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE PROFESSORES GT08 trabalho integral
227 O HABITUS PROFESSORAL NO CAMPO UNIVERSITÁRIO GT08 trabalho integral
229 O HABITUS PROFESSORAL NA CONSTITUIÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GT08 trabalho integral
233 AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: O TRATO SOBRE A FUNÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR GT08 trabalho integral
243 COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS AOS PROFESSORES DE ESCOLA INTEGRAL GT08 trabalho integral
262 PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: ENFOQUE EPISTEMOLÓGICO EM DISSERTAÇÕES E TESES DE UMA IES DA REGIÃO CENTRO-OESTE GT08 trabalho integral
274 EDUCAÇÃO FÍSICA E DEFICIÊNCIA: A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM FOCO GT08 trabalho integral
278 A FORMAÇÃO E CAPACITAÇAO DE PROFESSORES GT08 trabalho integral
280 OS DILEMAS DO PROFESSOR INICIANTE E SUA INSERÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE GT08 trabalho integral
287 POLÍTICA DE EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR ATRAVÉS DA MODALIDADE A DISTÂNCIA: O PAPEL DO TUTOR NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA GT08 trabalho integral
298 AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS MEDIAÇÕES ENTRE PROFESSOR, ALUNOS E CONTEÚDO: O QUE OS PLANOS DE ENSINO DOS PROFESSORES REVELAM? GT08 trabalho integral
299 PESQUISA COMPARADA EM EDUCAÇÃO: CONSTRUINDO SIGNIFICADOS A PARTIR DE QUESTÕES TEÓRICO- METODOLÓGICAS GT08 trabalho integral
302 FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS GT08 trabalho integral
341 CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DA CONDIÇÃO DOCENTE EM ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE UBERABA – MG GT08 trabalho integral
346 FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: TERMOS E CONCEPÇÕES GT08 trabalho integral
354 FORMAÇÃO CONTINUADA – UMA RESSIGNIFICAÇÃO DO PROJETO SALA DE EDUCADOR DO ESTADO DE MATO GROSSO MEDIAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO GT08 trabalho integral
359 OS CURRÍCULOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA UFTM E OS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE QUALIDADE GT08 trabalho integral
372 DE PROJETOS DE ENSINO A PESQUISA: PRÁTICAS VIVENCIADAS EM UMA ESCOLA NO/DO CAMPO GT08 trabalho integral
377 RODAS DE CONVERSA: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS GT08 trabalho integral
383 A FORMAÇÃO DOS BIÓLOGOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ABORDAGEM DISCIPLINAR GT08 trabalho integral
397 TRABALHO PEDAGÓGICO CRIATIVO E APRENDIZAGEM CRIATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL GT08 trabalho integral
399 RESPONSABILIZAÇÃO DOCENTE E SUAS IMPLICAÇÕES NA CONSTITUIÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA FORMAÇÃO CONTINUADA GT08 trabalho integral
415 QUEM COMPREENDE ENSINA? GT08 trabalho integral
433 COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CENTRO DE ENSINO MÉDIO 03 – CEILÂNDIA: DIÁRIO DE ITINERÂNCIA E CONSTRUÇÕES PARA UMA ESCUTA SENSÍVEL E COLETIVA DA PESQUISA GT08 trabalho integral
459 CONTRIBUIÇÕES DE VIGOTSKI PARA OS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DOCENTE GT08 trabalho integral
493 PERFIL DOCENTE: SINGULARIDADES DE UMA ESCOLA DE PRESTÍGIO GT08 trabalho integral
495 PRÁTICAS DE LEITURAS DOS FORMADORES DE PROFESSORES GT08 trabalho integral
526 AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DAS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA: UM OLHAR PARA OS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO GT08 trabalho integral
540 FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA NA UNIVERSIDADE PARA OS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO: PROJETO DE LPP DA UEG NO NORTE GOIANO (1999-2001) GT08 trabalho integral
563 EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O MEIO AMBIENTE E O BRINCAR GT08 trabalho integral
568 FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESCAMINHOS PARA A FORMAÇÃO UNITÁRIA GT08 trabalho integral
600 FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUBJETIVIDADES EM TEMPOS DE PRODUÇÃO FLEXÍVEL: IDENTIFICANDO TRAJETÓRIAS. GT08 trabalho integral
611 FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA EM CURSOS DE LICENCIATURA A DISTÂNCIA: UM ESTUDO NAS IES – UNIUBE E UNIMONTES GT08 trabalho integral
617 FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES! GT08 trabalho integral
635 EDUCAÇÃO E FILOSOFIA: UM DESLOCAMENTO PARA A FORMAÇÃO GT08 trabalho integral
649 A LINGUAGEM SIMBÓLICA DA LITERATURA INFANTIL COMO INSTRUMENTO DO PROFESSOR: UM OLHAR EM FENOMENOLOGIA GT08 trabalho integral
665 A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO PIBID: AVANÇOS E DESAFIOS GT08 trabalho integral
671 FORMAÇÃO CONTINUADA CENTRADA NA ESCOLA: IMPORTANTE INSTRUMENTO NA FORMAÇÃO COLETIVA DO(A) PROFESSOR(A) E NO MOVIMENTO DE CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL GT08 trabalho integral
684 REFLETINDO A FORMAÇÃO E A ATUAÇÃO DE PROFESSORAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO GT08 trabalho integral
686 AS NARRATIVAS DAS BOLSISTAS SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA GT08 trabalho integral
694 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E SUA RELAÇÃO COM OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA GT08 trabalho integral
715 A EMPIRIA DAS PESQUISAS BRASILEIRAS SOBRE A SINDICALIZAÇÃO DE PROFESSORES EM INICIO DE CARREIRA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA NO IBICT GT08 trabalho integral
721 A PRODUÇÃO DE PESQUISAS SOBRE POLIVALÊNCIIA E PROFESSOR POLIVALENTE: UMA ANÁLISE DOS PERIÓDICOS NACIONAIS ENTRE 1980 – 2013 GT08 trabalho integral
722 ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA DIGITAL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA FORMAÇÃO DOCENTE GT08 trabalho integral
741 IDENTIDADES/DIFERENÇAS, GESTÃO E DIVERSIDADE CULTURAL NA ESCOLA GT08 trabalho integral
745 FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA CRECHE: UMA IDENTIDADE EM CONSTRUÇÃO GT08 trabalho integral
748 A CONSTITUIÇÃO DE INÉDITOS-VIÁVEIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA GT08 trabalho integral
769 NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS COMO ELO ENTRE A SUBJETIVIDADE E OS SABERES DA FORMAÇÃO INICIAL. GT08 trabalho integral
779 UM OLHAR SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO BILÍNGUE ENTRE OS A’UWÊ UPTABI, REALIZADO NAS ESCOLAS ESTADUAIS INDÍGENAS, NO MUNICÍPIO DE CAMPINÁPOLIS/MT GT08 trabalho integral
789 PERFIL DE INGRESSANTES NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: DIÁLOGO COM OS ESTUDOS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES GT08 trabalho integral
797 A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E QUESTÕES EMERGENTES: IMPLICAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO EDUCACIONAL GT08 trabalho integral
807 AS LICENCIATURAS NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: PRESSUPOSTOS PARA O ENFRENTAMENTO À EVASÃO GT08 trabalho integral
834 POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE FORMADORES DE PROFESSORES EM MATO GROSSO GT08 trabalho integral
836 A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DA CIÊNCIA DA SAÚDE DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR GT08 trabalho integral
850 INTERCULTURALIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.645/08 NAS ESCOLAS: ALGUMAS PROPOSIÇÕES GT08 trabalho integral
852 PENSANDO O ENSINO DA ARTE: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA, CONCEITOS EM HIBRIDIZAÇÃO. GT08 trabalho integral
862 A LUTA E O LUTO: UM PARALELO ENTRE A FORMAÇÃO SINDICAL E A FORMAÇÃO DO ESTADO EM MATO GROSSO NA CONSTITUIÇÃO DE UMA IDENTIDADE POLÍTICA GT08 trabalho integral
885 SABERES DOCENTES NO CURSO DE PEDAGOGIA GT08 trabalho integral
895 A FORMAÇÃO CONTINUADA EM ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: AÇÕES MEDIADAS PELA INTERDISCIPLINARIDADE GT08 trabalho integral
896 EU TÔ VOLTANDO PRÁ CASA: NARRATIVAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES INICIANTES GT08 trabalho integral
13 THE INTERNATIONALIZATION OF PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION: A STUDY ON THE AGREEMENT BETWEEN THE BRAZILIAN FEDERAL INSTITUTES AND CANADA GT09 trabalho integral
21 A PRODUÇÃO DA VIDA EM COMUNIDADES TRADICIONAIS DA BAIXADA CUIABANA: TRABALHO E SABERES DA EXPERIÊNCIA GT09 trabalho integral
24 A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA: CONDIÇÕES DE TRABALHO E CONSCIÊNCIA POLÍTICA GT09 trabalho integral
29 CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: INFLUÊNCIAS DO MODELO DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO, A PARTIR DE 1990 GT09 trabalho integral
31 A EXPANSÃO DA ESCOLA BÁSICA NO BRASIL: A LUTA DOS MOVIMENTOS POPULARES DA DÉCADA DE 1970 GT09 trabalho integral
55 O TRABALHO EM EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA POLÍTICA EDUCACIONAL DE GOIÁS GT09 trabalho integral
110 FORMAÇÃO OU PSEUDO-FORMAÇÃO NO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE NO BRASIL SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA CRÍTICA EM THEODOR ADORNO E MAX HORKHEIMER? GT09 trabalho integral
123 CONFIGURAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM ASSENTAMENTOS RURAIS DE MATO GROSSO. GT09 trabalho integral
247 EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO AJA EXPANSÃO NA REDE MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA (2001-2004). GT09 trabalho integral
252 AS NOÇÕES DE QUALIFICAÇÃO E O GT – TRABALHO E EDUCAÇÃO: ANÁLISE DA PRODUÇÃO DA ANPED (2004-2013) GT09 trabalho integral
253 A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E A MÍSTICA DA TERRA GT09 trabalho integral
285 FORMA, SÍMBOLO E SINTOMA: IMAGENS E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS GT09 trabalho integral
312 ABORDAGEM POLICIAL MILITAR NO CONTEXTO ETNICORRACIAL GT09 trabalho integral
336 SAÚDE DO PROFESSOR E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS EM PÓS-GRADUAÇÃO NO ESTADO DE GOIÁS NO PERÍODO DE 2004 A 2013 GT09 trabalho integral
345 DA LEI DO ENSINO AO ENSINO DA LEI: O QUE REVELA O JEITINHO DADO PELA ESCOLA AO “PROBLEMA” DO PPP. GT09 trabalho integral
351 NATUREZA, PROCESSOS E CONDIÇÕES DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL GT09 trabalho integral
376 GLOBALIZAÇÃO, EDUCAÇÃO E TRABALHO DOCENTE NO BRASIL: ALGUMAS REFLEXÕES GT09 trabalho integral
390 ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR E SUBJETIVIDADE DE PROFESSORES NO CAPITALISMO FLEXIVEL GT09 trabalho integral
392 A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA COMO PRÁXIS EDUCATIVA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE UIRAPURU: LIMITES E POTENCIALIDADES. GT09 trabalho integral
402 TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM OLHAR A PARTIR DOS CAMELÔS E AMBULANTES DE CUIABÁ GT09 trabalho integral
410 PROEJA TRANSIARTE: A CONSTRUÇÃO DE UM ITINERÁRIO FORMATIVO EM CEILÂNDIA DF GT09 trabalho integral
413 O PROEJA NO IFG – CÂMPUS GOIÂNIA: CONTRADIÇÕES, LIMITES E PERSPECTIVAS GT09 trabalho integral
434 DESAFIOS E POSSIBILIDADES ANTE À QUALIFICAÇÃO DO TÉCNICO AGRICOLA NO BRASIL GT09 trabalho integral
451 COOPERATIVISMO EDUCACIONAL: GESTÃO SOLIDÁRIA NA COOPERATIVA EDUCACIONAL DE UBERLÂNDIA (CEU). GT09 trabalho integral
464 REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DOS SEUS IMPACTOS NO TRABALHO DOCENTE NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA (MG) A PARTIR DA DÉCADA DE 1990. GT09 trabalho integral
543 REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÃO AO PROEJA NOS IFET´S GT09 trabalho integral
548 “A TRAVESSIA DO RIO VERMELHO”, SENTIDOS ATRIBUÍDOS À ESCOLA PARA OS TRABALHADORES RURAIS EM GOIÁS GT09 trabalho integral
567 O CAMPO E A ESCOLA DO CAMPO NA PERCEPCTIVA DA JUVENTUDE CAMPONESA GT09 trabalho integral
645 RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E TRABALHO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO ENSINO TÉCNICO: REFLEXÕES SOBRE OS PRINCIPAIS CONCEITOS ORIENTADORES GT09 trabalho integral
670 JOVENS ALUNOS DO PROEJA DE URUTAÍ: CONCEPÇÕES ACERCA DA ESCOLARIZAÇÃO E DO MUNDO DO TRABALHO GT09 trabalho integral
714 A CONTRIBUIÇÃO DE FREIRE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) GT09 trabalho integral
725 O PROFESSOR E O CUIDADO DE SI: CONFLITOS E CONTRADIÇÕES NO TRABALHO GT09 trabalho integral
728 FOUCAULT E AS TENTATIVAS DO CORPUS DO CONHECIMENTO EM PESQUISA GT09 trabalho integral
759 TECNOLOGIAS, TRABALHO DOCENTE E EVASÃO NOS CURSOS DE ENGENHARIA NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DO TRIÂNGULO MINEIRO,MG GT09 trabalho integral
771 REFORMAS RECENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A DUALIDADE ASSUMIDA GT09 trabalho integral
805 O PROEJA-FIC/PRONATEC EM GOIÂNIA, NA PERSPECTIVA DOS EDUCANDOS E DOS EDUCADORES GT09 trabalho integral
840 OS SIGNIFICADOS DAS AÇÕES DO PROGRAMA CERTIFIC NA ATIVIDADE LABORAL: A PERCEPÇÃO DOS TRABALHADORES GT09 trabalho integral
845 ANALISE DE DISCURSO SOBRE TERCEIRIZAÇÃO E PRECARIZAÇÃO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO GT09 trabalho integral
854 REFLEXÕES ACERCA DOS SENTIDOS DA COMPETÊNCIA GT09 trabalho integral
869 TRABALHO E QUALIFICAÇÃO NAS CADEIAS DE PRODUÇÃO GLOBAL – TRAJETÓRIAS E PERSPECTIVAS DOS TRABALHADORES DAS CONFECÇÕES DE GOIÂNIA-GO GT09 trabalho integral
880 A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024): REFLEXÕES INICIAIS GT09 trabalho integral
51 LETRAMENTO NO CAMPO DOS ENUNCIADOS: BUSCANDO SENTIDOS NA DINÂMICA DE PRÁTICAS ESCOLARES GT10 trabalho integral
53 BIBLIOTECA ESCOLAR E O PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA (PNBE): UM ESTUDO DA APROPRIAÇÃO DO ACERVO DOS LIVROS LITERÁRIOS. GT10 trabalho integral
135 PROGRAMA ALFA E BETO”: ALFABETIZAÇÃO PELO MÉTODO METAFÔNICO, PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO” GT10 trabalho integral
220 ALFABETIZAR OU NÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL? POSSIBILIDADES E CRÍTICAS ACERCA DESSE ENSINO NESSA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. GT10 trabalho integral
389 LEITURA E ESCRITA NO CONTEXTO ESCOLAR INDÍGENA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS GT10 trabalho integral
515 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: AS CONCEPÇÕES DOS ACADÊMICOS DE LICENCIATURA DA UFMS/CAMPUS DO PANTANAL GT10 trabalho integral
550 LITERATURA INFANTIL E A FORMAÇÃO DO LEITOR: SABERES E PRÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM GT10 trabalho integral
566 GÊNEROS TEXTUAIS E PRODUÇÃO DE TEXTO EM SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES, O QUE FAZEM OS ALUNOS GT10 trabalho integral
655 A PRODUÇÃO TEXTUAL EM DUPLAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA GT10 trabalho integral
675 LETRAMENTO(S) A PARTIR DE LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA GT10 trabalho integral
691 COMO OS PAIS DOS ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA PERCEBEM A ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO GT10 trabalho integral
734 PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA: DA SALA DE AULA AO LABORÁTORIO DE INFORMÁTICA GT10 trabalho integral
778 ALFABETIZAÇÃO: TEMÁTICAS ABORDADAS EM TESES, DISSERTAÇÕES E PERIÓDICOS (1944-2009) GT10 trabalho integral
80 DO CONTEXTO NACIONAL AO LOCAL: O DESENVOLVIMENTO CURRICULAR NA DÉCADA DE 1990 E A DISTRIBUIÇÃO DE CONHECIMENTOS GT12 trabalho integral
112 DIRETRIZES CURRICULARES LOCAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL (2008 E 2012): A DISTRIBUIÇÃO DE CONHECIMENTOS EM MATEMÁTICA GT12 trabalho integral
173 POLÍTICAS DE ESCOLA EM FINAIS DO SÉCULO XX: DOCUMENTOS CURRICULARES NACIONAIS COMO TRADUÇÃO GT12 trabalho integral
239 O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E AS CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE MATO GROSSO EM CUIABÁ GT12 trabalho integral
275 PRÁTICAS CURRICULARES QUE PRODUZEM (DES)IGUALDADES JUSTAS: A MERITOCRACIA COMO HIPÓTESE ORIENTADORA GT12 trabalho integral
315 O MULTICULTURALISMO NO ENSINO DE ARTE E SEUS PORQUÊS: O DIÁLOGO POSSÍVEL PELA ESTÉTICA GT12 trabalho integral
326 A PERCEPÇÃO DOS INGRESSANTES UNIVERSITÁRIOS ACERCA DA DISCIPLINA INTRODUTÓRIA DE IES, UMA PROPOSTA CURRICULAR GT12 trabalho integral
327 O COTIDIANO NA ESCOLA E A ESCOLA NO COTIDIANO RIBEIRINHO/PANTANEIRO GT12 trabalho integral
375 A DISCIPLINA ENSINO RELIGIOSO NO CURRÍCULO EM GOIÁS GT12 trabalho integral
400 ESCOLA SARÃ: TEXTOS E CONTEXTOS GT12 trabalho integral
417 OS DOCUMENTOS CURRICULARES LOCAIS (2007-2008): EXPRESSÕES DE JUSTIÇA CURRICULAR? GT12 trabalho integral
466 TRANSFORMAÇÕES CURRICULARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA PRODUZIDAS PELO IDEB GT12 trabalho integral
581 INTERFACES DA EDUCAÇÃO E ARTE: ORIENTAÇÕES EXPRESSAS EM DOCUMENTOS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO FORMAL GT12 trabalho integral
624 CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO EM UM CURSO DE PEDAGOGIA: ANÁLISE DE UM GRUPO DE INGRESSANTES E CONCLUINTES A PARTIR DE UM SURVEY GT12 trabalho integral
626 POLÍTICA DE CURRÍCULO POR CICLOS DE FORMAÇÃO: DAS INFLUÊNCIAS A UMA FORMA MÚLTIPLA DE PENSAR CURRÍCULO GT12 trabalho integral
638 CURRICULO E A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR PARA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA GT12 trabalho integral
696 PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: CONSTRUÇÃO COLETIVA OU IMPOSIÇÃO? GT12 trabalho integral
738 TEORIA E PRÁTICA: REFLEXÕES SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL CAMPUS DE NAVIRAÍ GT12 trabalho integral
853 DIÁLOGOS INTERCULTURAIS NO CURRÍCULO DAS CIÊNCIAS NATURAIS NO CURSO DE PEDAGOGIA, ACORDO BRASIL/JAPÃO GT12 trabalho integral
120 A ESCOLA RURAL E OS POBRES: UMA ÉTICA PARA A VIDA EM COMUNIDADE GT14 trabalho integral
34 INDÚSTRIA CULTURAL, ARTE, IDEOLOGIA E FORMAÇÃO EM ADORNO GT14 trabalho integral
39 O ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA GT14 trabalho integral
92 AS RELAÇÕES DE PODER NAS PRÁTICAS ESCOLARES: REFLEXÕES A PARTIR DE ANOTAÇÕES DE CAMPO GT14 trabalho integral
202 EDUCAÇÃO PRISIONAL GT14 trabalho integral
250 UNIDADES DE MEDIDAS RESTRITIVAS E PRIVATIVAS DE LIBERDADE: CONTRIBUIÇÕES DE BOURDIEU, BERGER & BERGER E FOUCAULT GT14 trabalho integral
277 ASPECTOS SOCIOLÓGICOS, HISTÓRICOS E LITERÁRIOS SOBRE CRIANÇA E ESCOLA GT14 trabalho integral
294 ORDEM, NATUREZA E JUSTIÇA: A FORMAÇÃO DO HOMEM VIRTUOSO EM JEAN JACQUES ROUSSEAU GT14 trabalho integral
366 PARENTOCRACIA E CULTIVO ORQUESTRADO: ESTRATÉGIAS FAMILIARES EM ESCOLAS DE PRESTÍGIO GT14 trabalho integral
381 INTERNACIONALIZAÇÃO DE ESTUDANTES DE UMA “ESCOLA DE PRESTIGIO”. GT14 trabalho integral
528 TORTOS CAMINHOS DA POLÍTICA: EDUCAÇÃO E COTIDIANO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA GT14 trabalho integral
535 ESPAÇOS SOCIAIS E REDES SOCIAIS: MEDIAÇÕES NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE HABITUS DAS NOVAS GERAÇÕES GT14 trabalho integral
594 CRISE DO CAPITALISMO TARDIO E OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DO SUJEITO GT14 trabalho integral
595 FAMÍLIAS E ESCOLAS DE PRESTÍGIO NA AMPLIAÇÃO DOS CAPITAIS ECONÔMICO, CULTURAL, SOCIAL E ESCOLAR DOS AGENTES GT14 trabalho integral
628 A ESCOLA COMO OBJETO DE PESQUISA: AS CONTRIBUIÇÕES DE LUIZ PEREIRA PARA A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO GT14 trabalho integral
632 O RANKING DAS ESCOLAS E O MERCADO ESCOLAR: CONSIDERAÇÕES SOBRE O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO GT14 trabalho integral
697 ARTE LITERÁRIA E SABERES SOCIAIS PELAS TRAMAS DE A CAVERNA GT14 trabalho integral
724 A PRODUÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR NO COLÉGIO MILITAR DE CAMPO GRANDE: UMA ANÁLISE SOBRE O OLHAR DOS GESTORES GT14 trabalho integral
746 EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ANTROPOFAGIA: ESTÉTICA E POLÍTICA GT14 trabalho integral
752 A BRINCADEIRA NO ESPAÇO HOSPITALAR GT14 trabalho integral
858 REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA ADOLESCÊNCIA POR PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO DISTRITO FEDERAL GT14 trabalho integral
573 COMPUTADOR NÃO FOI FEITO PARA CEGO – O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA ESCOLA POR ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL GT15 trabalho integral
443 A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: CARACTERÍSTICAS DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA GT15 trabalho integral
750 A LÓGICA BIOMÉDICA E O PARADIGMA CIENTÍFICO NA ESCOLA GT15 trabalho integral
847 ATENDIMENTO EDUCACIONAL ÀS PESSOAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA PERSPECTIVA MATERIALISTA-HISTÓRICA DIALÉTICA DO SISTEMA CAPITALISTA GT15 trabalho integral
504 ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS INCLUSIVAS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL GT15 trabalho integral
605 DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO GT15 trabalho integral
619 ESCOLARIZAÇÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: TRAJETÓRIAS E PERCURSOS GT15 trabalho integral
15 REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PARTICIPANTES DE UM CURSO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS SURDOS NA ESCOLA REGULAR GT15 trabalho integral
609 TECNOLOGIA ASSISTIVA E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: PROBLEMATIZANDO CONCEITO GT15 trabalho integral
690 PERSPECTIVAS E AVANÇOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DAS POLÍTICAS PÚBLICAS AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS GT15 trabalho integral
893 AS CONTRIBUIÇÕES DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN: A EXPRESSÃO CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL GT15 trabalho integral
131 A CONTRIBUIÇÃO DO PROFESSOR NO DESENVOLVIMENTO MORAL DO ALUNO ADOLESCENTE FACE AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO GT16 trabalho integral
784 A CRIANÇA CONTEMPORÂNEA: SEUS ESPAÇOS VIVENCIAIS E AS REPERCUSSÕES DO USO DAS MÍDIAS E NOVAS TECNOLOGIAS EM CONTEXTO EDUCATIVO GT16 trabalho integral
584 A DOCÊNCIA ONLINE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ABORDAGEM INSTRUMENTAL GT16 trabalho integral
842 A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA GT16 trabalho integral
330 A INCORPORAÇÃO DO NOTEBOOK NO TRABALHO DOCENTE E NA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: ALGUMAS REFLEXÕES GT16 trabalho integral
426 A PROPOSTA DE INCLUSÃO DIGITAL VIA AMBIENTE ESCOLAR: O PROUCA EM QUESTÃO GT16 trabalho integral
767 ABORDAGEM DOS GÊNEROS DA CULTURA POPULAR NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS “TUDO É LINGUAGEM” – 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL GT16 trabalho integral
735 AVA COMO SUPORTE: ANÁLISE DE ARTIGOS E METODOLOGIAS DE PESQUISA GT16 trabalho integral
161 CRIANÇAS E MÍDIAS DIGITAIS: ENTRE RÓTULOS E EXPLICAÇÕES GT16 trabalho integral
279 EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS NO ESTADO DE GOIÁS GT16 trabalho integral
85 EDUCAÇÃO ONLINE: RELAÇÃO ENTRE AUTONOMIA E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICO-DIDÁTICA COM A FORMAÇÃO INTEGRAL DO ALUNO GT16 trabalho integral
874 ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA NO PORTAL DO PROFESSOR DO MEC GT16 trabalho integral
232 ESTRATÉGIAS DE ESCOLAS DE PRESTÍGIO: ANÁLISE NOS/DOS SITES ESCOLARES E REDE SOCIAL DE DUAS INTITUIÇÕES DE CAMPO GRANDE – MS GT16 trabalho integral
872 HIPERMÍDIA COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DA MATA DO AÇUDE EM JATAÍ – GO GT16 trabalho integral
631 INTERAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA FERRAMENTA FÓRUM EDUCACIONAL NUM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GT16 trabalho integral
109 LETRAMENTO DIGITAL E EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS GT16 trabalho integral
422 O IDOSO NO UNIVERSO DIGITAL GT16 trabalho integral
187 O PAPEL DAS EMOÇÕES NA EXPERIÊNCIA DE VISITA A UM MUSEU DE CIÊNCIAS GT16 trabalho integral
203 POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO DA CULTURA DIDÁTICA DIGITAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS GT16 trabalho integral
630 PROJETOS AMBIENTAIS EMPRESARIAS E A INSERÇÃO DE ARTEFATOS CULTURAIS NO AMBIENTE ESCOLAR GT16 trabalho integral
117 SÓ O COMPUTADOR É SUFICIENTE? REFLEXÕES ACERCA DO USO ESCOLAR DA INTERNET GT16 trabalho integral
829 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E ENSINO SUPERIOR: ALGUMAS REFLEXÕES TEÓRICAS E FILOSÓFICAS GT16 trabalho integral
601 USOS DOS CELULARES EM ESCOLAS PÚBLICAS GT16 trabalho integral
26 INDÍCIOS DE COMPREENSÃO DA NECESSIDADE DE REPRESENTAÇÃO DE UMA LINGUAGEM ALGÉBRICA SIMBÓLICA POR CRIANÇAS PARTICIPANTES DO CLUBE DE MATEMÁTICA GT19 trabalho integral
105 O COMPARTILHAMENTO DE AÇÕES NA ORGANIZAÇÃO DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO INICIAL COMO GERADOR DO DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES MENTAIS INDIVIDUAIS GT19 trabalho integral
158 A ESCOLHA DOS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UM ESTUDO COM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO EM JUÍNA, MT GT19 trabalho integral
167 O ENSINO DE FRAÇÕES PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O OLHAR DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL GT19 trabalho integral
214 A UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NAS AULAS DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA: UM ESTUDO SOBRE O ÍNDICE DE PREÇOS AO CONSUMIDOR – IPC GT19 trabalho integral
362 A INFLUÊNCIA DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL GT19 trabalho integral
420 A PESQUISA SOBRE A EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NO BRASIL: UM ESTADO DO CONHECIMENTO GT19 trabalho integral
500 TENDÊNCIAS DA PESQUISA SOBRE O USO DE PARADIDÁTICOS NO ENSINO DE PROBABILIDADE PARA O ENSINO FUNDAMENTAL GT19 trabalho integral
501 DESMISTIFICANDO O ERRO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA POR MEIO DO USO DE JOGOS E BRINCADEIRAS GT19 trabalho integral
522 SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL: REFLEXÕES SOBRE OS CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS DE PROFESSORES DO 2º E 3º ANO DO 1º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL. GT19 trabalho integral
523 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: EM DISCUSSÃO, O ESTUDO E O ENSINO DE FRAÇÕES. GT19 trabalho integral
536 PROJETO ALFABELETRAR – UMA POSSIBILIDADE DE ALFABETIZAÇÃO EM MATEMÁTICA VIVENCIADA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MATO GROSSO GT19 trabalho integral
551 A INTERNET E SUAS POTENCIALIDADES NO ENSINO DE MATEMÁTICA: WEBQUEST E SOFTWARES ONLINE COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS</td%3