18 de setembro de 2020

MEC publica regras para vagas remanescentes do Fies no 2º semestre

novo-fies-768x461

O Ministério da Educação (MEC) divulgou no Diário Oficial da União as regras para a ocupação de 50 mil vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2020. O número de financiamentos oferecidos, prazos e procedimentos para inscrição dos candidatos ainda serão anunciados pelo MEC em novo edital.

As vagas remanescentes são aquelas que não foram ocupadas no decorrer do processo seletivo regular, por desistência dos candidatos pré-selecionados ou falta de documentação na contratação do financiamento. Diferente do processo seletivo regular, a ocupação das vagas remanescentes ocorrerá de acordo com a ordem de conclusão das inscrições. Por isso, é importante conhecer as regras dispostas na Portaria, e que também constarão no edital que será publicado em breve.

Quando estiverem abertas, as inscrições serão realizadas por meio da página do Fies neste link: http://fies.mec.gov.br/ , onde os estudantes também poderão conferir o cronograma do processo seletivo.

Podem participar dessa nova etapa aqueles candidatos que participaram de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com o mínimo de 450 pontos na média das cinco provas, além de nota superior a zero na redação e possuírem renda mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa da família. Podem concorrer ao Fies tanto aqueles que ainda não entraram no ensino superior ou quem já possui matrícula, mas não tem condições financeiras de arcar com o valor das mensalidades.

Com informações da Agência Brasil.

17 de setembro de 2020

PGS e PEC realizam resgate de memórias com alunos da Unati

 

turma PGS PEC

O Programa de Gerontologia Social (PGS) lançou, em parceria com o Programa de Educação e Cidadania (PEC), o   projeto Memórias e Narrativas, que faz parte da disciplina com mesmo nome da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati). Estão sendo realizados dois encontros semanais de uma hora em regime remoto, com 21 alunos idosos com mais de 60 anos.

Para a coordenadora do PGS, Lisa Valéria Torres, o objetivo do projeto é desenvolver, junto aos alunos da Unati, “produções escritas ligadas à história, cultura e memórias individuais e coletivas vivenciadas pelos sujeitos ao longo de suas vidas e também experiências vividas durante a pandemia do novo Coronavírus”.

De acordo com a coordenadora do PEC, Patrícia Loures, o projeto foi criado “ao se observar a grande quantidade de relatos orais dos alunos da Unati, especialmente no contexto da pandemia do novo Coronavírus. São falados temas como medo, ansiedade, novas aprendizagens, culinária e sabores, cuidados e mudanças de hábitos na organização emergencial em que toda sociedade se mobilizou”.

Segundo Patrícia, “o projeto é importante no sentido de contribuir com a coleta e transcrição de memórias dos envolvidos, tanto no contexto da pandemia do novo Coronavírus quanto na possibilidade de produções escritas de memórias ligadas a história de vida dos idosos. Os alunos estão participando ativamente do projeto nos momentos remotos. O contato entre professora e alunos por meio do ambiente virtual tem sido essencial para promover diálogos, orientações e para o trabalho escrito que está sendo realizado”, pontua a coordenadora do PEC.

Todos os relatos, depois de editados, serão publicados na forma de um E-Book e também de artigos científicos, segundo Lisa Valéria.

16 de setembro de 2020

Estão abertas as inscrições para bolsas remanescentes do Prouni do segundo semestre

PROUNI20-1_topo_950x351-informações

O Ministério da Educação (MEC) abriu as inscrições para bolsas remanescentes do Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2020/2. Os interessados podem se inscrever até o dia 30 de setembro. A oferta é de 90 mil bolsas remanescentes da segunda edição do Prouni, que retornaram ao sistema depois que os candidatos selecionados não entregaram a documentação ou tiveram seus documentos reprovados pelas instituições de ensino.

As bolsas remanescentes do Prouni 2020/2 são direcionadas para duas categorias de candidatos:

– Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média mínima de 450 pontos e nota acima de zero na redação.

– Professor da rede pública de ensino que esteja em exercício de magistério.

O candidato precisa comprovar estar em uma das seguintes categorias:

– Estudante que fez todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em colégio particular.

– Ser pessoa com deficiência.

– Ter contrato ativo em escola pública, no cargo de professor.

Em relação à renda, o valor muda de acordo com a bolsa:

– Bolsas de 100%: renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa.

– Bolsas de 50%: renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

Professores da rede pública que estejam em exercício do magistério não precisam comprovar renda para que possam concorrer.

A convocação é feita conforme a ordem de inscrição do candidato, por isso, não há data definida para a divulgação dos resultados e os inscritos devem acompanhar pelo site do programa.

O candidato precisa procurar a instituição de ensino dois dias úteis após a inscrição no Prouni para que possam apresentar a documentação necessária para a concessão da bolsa de estudos.

Confira o edital, neste link: http://prouniportal.mec.gov.br/images/legislacao/2020/edital5303092020remanecentes2semestre.pdf. Mais informações na Coordenação de Assuntos Estudantis da PUC Goiás (CAE), pelo fone: 3309-6165.

15 de setembro de 2020

Curso de extensão sobre linguística como ferramenta em concursos está com inscrições abertas

LINGUISTICA-COMO-FERRAMENTA-EM-CONCURSOS-FEED-remoto-e1593685637510

O curso de extensão Linguística como ferramenta em concursos está com inscrições abertas, para iniciar no dia 9 de novembro. O curso é ministrado pelo professor Rômulo da Silva Vargas Rodrigues, carga horária de 20 horas e tem como objetivo levar o público interessado ao universo das ciências da linguagem, divulgando o conhecimento linguístico e fornecendo ferramentas linguísticas para o desenvolvimento da capacidade de compreensão dos mecanismos envolvidos na linguagem.

De acordo com Rômulo, “à medida que essas ferramentas são reconhecidas nos estudos linguísticos, os objetivos específicos podem ser atingidos, que são o aumento da capacidade de compreensão de textos orais e escritos; o desenvolvimento da habilidade de consultar gramáticas, dicionários e outros instrumentos linguísticos; a distinção entre a língua, a linguagem e o discurso; o desenvolvimento da percepção dos elementos discursivos e ideológicos presentes em todo e qualquer texto; o desenvolvimento de metalinguagem e de raciocínio abstrato”. Mais informações sobre este e outros cursos neste link: http://sites.pucgoias.edu.br/extensao/cursosdeextensao/ ou pelo fone: 3227-1177.