17 de setembro de 2020

PGS e PEC realizam resgate de memórias com alunos da Unati

turma PGS PEC

O Programa de Gerontologia Social (PGS) lançou, em parceria com o Programa de Educação e Cidadania (PEC), o   projeto Memórias e Narrativas, que faz parte da disciplina com mesmo nome da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati). Estão sendo realizados dois encontros semanais de uma hora em regime remoto, com 21 alunos idosos com mais de 60 anos.

Para a coordenadora do PGS, Lisa Valéria Torres, o objetivo do projeto é desenvolver, junto aos alunos da Unati, “produções escritas ligadas à história, cultura e memórias individuais e coletivas vivenciadas pelos sujeitos ao longo de suas vidas e também experiências vividas durante a pandemia do novo Coronavírus”.

De acordo com a coordenadora do PEC, Patrícia Loures, o projeto foi criado “ao se observar a grande quantidade de relatos orais dos alunos da Unati, especialmente no contexto da pandemia do novo Coronavírus. São falados temas como medo, ansiedade, novas aprendizagens, culinária e sabores, cuidados e mudanças de hábitos na organização emergencial em que toda sociedade se mobilizou”.

Segundo Patrícia, “o projeto é importante no sentido de contribuir com a coleta e transcrição de memórias dos envolvidos, tanto no contexto da pandemia do novo Coronavírus quanto na possibilidade de produções escritas de memórias ligadas a história de vida dos idosos. Os alunos estão participando ativamente do projeto nos momentos remotos. O contato entre professora e alunos por meio do ambiente virtual tem sido essencial para promover diálogos, orientações e para o trabalho escrito que está sendo realizado”, pontua a coordenadora do PEC.

Todos os relatos, depois de editados, serão publicados na forma de um E-Book e também de artigos científicos, segundo Lisa Valéria.