Objetivos

- Discutir sobre os desafios postos pelo pluralismo religioso nas escolas e os mecanismos para transformar os preconceitos e as discriminações religiosas em cultura de paz.
– Entender como os recursos simbólicos religiosos podem ser distorcidos e utilizados para demarcar as relações pessoais, legitimar a violência e gerar dor e sofrimento nas pessoas.
– Identificar formas escondidas de preconceitos (bullyings submersos) presentes no cotidiano da educação, especialmente no que diz respeito às religiões afro-brasileiras e indígenas, e como estes podem gerar e reforçar sentimentos de ódio e violência contra grupos étnicos.
– Compreender se e como o Ensino Religioso, no Brasil, pode se transformar num espaço de construção de uma convivência pacífica entre adeptos que professam crenças diferentes no espaço escolar favorecendo e estabelecendo uma cultura de paz numa sociedade multiétnica e multicultural.
– Contribuir para o fortalecimento de parcerias e projetos de cooperação entre instituições do ensino em âmbito regional, nacional e internacional que visem pesquisas e estudos que combatam toda a forma de discriminação e preconceito em relação às minorias religiosas especialmente às religiões de matrizes africanas e indígenas.
– Impulsionar a inserção da Linha de Pesquisa Cultura e Sistemas Simbólicos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião da PUC Goiás, nas discussões teóricas mais relevantes sobre temas como pluralismo religioso e diversidade étnica e cultural no Estado de Goiás.