Apresentação

O Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião – Mestrado e Doutorado – da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, cujas atividades estão voltadas para o desenvolvimento da pesquisa, a produção científica e a formação de docentes e pesquisadores sobre o fenômeno religioso ciente de sua responsabilidade em levar os resultados de suas pesquisas para a sociedade como um todo, realiza por meio da Linha de Pesquisa Cultura e Sistemas Simbólicos e o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), o I Colóquio Internacional sobre Bullying Submerso: religião e etnicidade na escola. O Colóquio se insere no âmbito do projeto de Pesquisa Religião, Violência e Etnicidade que, por sua vez encontra ressonância nos esforços internacionais, nacionais e estaduais de se promover e programar um amplo leque de políticas públicas que favoreçam uma convivência solidária, harmoniosa e pacífica entre as pessoas e nas sociedades.

Diante dos conflitos sociais, raciais e étnicos, a convivência pacífica em nossas cidades encontra-se cada vez mais ameaçada. Em diversos lugares do mundo, no Brasil e também em Goiás, observa-se que líderes e adeptos de religiões instigam à agressão, ao fanatismo, ao ódio e à xenofobia. Muitas vezes tais atitudes são inspiradas e legitimadas pelas interpretações arbitrárias dos livros sagrados das religiões que são usados para fins políticos, para a conquista do poder e interesses meramente ideológicos.

Neste sentido este Colóquio Internacional pretende desenvolver ações formativas que possam promover o reconhecimento e aceitação das diferenças, atitudes éticas respaldadas por novos valores, novas percepções e ações que levem as pessoas ao diálogo construtivo e criativo consigo mesmas com a sociedade, com a natureza e a uma percepção da vida e do mundo numa perspectiva global e sistêmica.