Comunicação Oral – 20 de outubro

LOCALESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES DA PUC GOIÁS

 

HORÁRIO: 14h30min às 17h30min

 

GT 2 – HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Coordenação do GT – Profª Diane Valdez – UFG    –       Sala 101

1. O COTIDIANO DO GRUPO ESCOLAR “DR. BRASIL CAIADO” (1926-1929)
AUTOR(ES): Sandra Elaine Aires de Abreu; Wenceslau Gonçalves Neto

2. ESCOLAS REUNIDAS A CRIAÇÃO E EXPANSÃO DA ESCOLA GRADUADA EM MATO GROSSO (1930-1945)
AUTOR(ES): Elton Castro Rodrigues dos Santos

3. POR ENTRE PENSAMENTOS POLITICOS E O TRAÇAR DE UMA EDUCAÇÃO: VEREDAS HISTORICAS NORTE-MINEIRAS
AUTOR(ES): Wilney Fernando Silva

4. PRIMEIRAS ESCOLAS PRIMÁRIAS NA FRONTEIRA BRASIL-PARAGUAI
AUTOR(ES): Alessandra Viegas Josgrilbert

5. I GUERRA MUNDIAL (1914 – 1918) UM ACCIDENT NO LIVRO DIDÁTICO BRITÂNICO
AUTOR(ES): Rogério Justino; Vitor Sergio

6. A EDUCAÇÃO POPULAR SOB A ÓTICA FREIREANA NA PERSPECTIVA DO FILME TRISTEZA DO JECA
AUTOR(ES): Juscimar Maria de Paula

7. A EAD COMO POLÍTICA DE EXPANSÃO DA EDUCACÃO SUPERIOR: DA IMPLEMENTAÇÃO DA EAD E A INSTITUCIONALIAÇÃO DA UAB NA UFT
AUTOR(ES): Denilda Caetano de Faria

 

 

GT 2 – HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Coordenação do GT – Profª Diane Valdez – UFG    –       Sala 109

1. AS PRÁTICAS RELIGIOSAS NO GRUPO ESCOLAR MINAS GERAIS (UBERABA/MG) ENTRE 1944 A 1962.
AUTOR(ES): Marilsa Aparecida Alberto Assis Souza; Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro

2. CENÁRIO DE CONSTITUIÇÃO DO SEGUNDO GRUPO ESCOLAR DE RIO VERDE/GO (1947)
AUTOR(ES): Maria Aparecida Alves Silva; Kênia Guimarães Furquim Camargo; Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro

3. A CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA PRESENTE NOS REFERENCIAIS CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA DÉCADA DE 1990
AUTOR(ES):Carla Lisboa Andrade

4. O MANUAL CATÓLICO DE HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA EDUCACIONAL DAS IMÃS DE SANTO ANDRÉ
AUTOR(ES): Sandra Maria de Oliveira

5. INSTRUÇÃO, TRABALHO E PATRIOTISMO: A EDUCAÇÃO NA IMPRENSA DE RIO POMBA – MINAS GERAIS (1917 – 1930).
AUTOR(ES): Amanda Luísa da Silva; Monique Adriele da Silva

6. CURSO DE FÉRIAS PARA PROFESSORES LEIGOS: MUDANÇAS NO ENSINO PRIMÁRIO EM MATO GROSSO (1950-1960)
AUTOR(ES): Marineide de Oliveira da Silva; Rômulo Pinheiro de Amorin 

7. EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE MUDANÇAS: A REVISTA DO ENSINO E OS PRINCÍPIOS DA ESCOLA NOVA EM MINAS GERAIS (1927-1937)
AUTOR(ES): Monique Adriele da Silva; Amanda Luísa da Silva

8. ESCOLARIZAÇÃO E ANALFABETISMO NO BRASIL: ESTUDO DAS MENSAGENS DOS PRESIDENTES DOS ESTADOS DE SÃO PAULO, PARANÁ E RIO GRANDE DO NORTE (1890-1930).
AUTOR(ES): Ana Emília Cordeiro Souto Ferreira; Carlos Henrique de Carvalho

 

 

GT 4 – DIDÁTICA

Coordenação do GT – Prof. Orlando Fernandes Aquino – UNIUBE-       Sala 201

1. AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E SUA RELAÇÃO COM A MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO NA REDE MUNICIPAL DE SENADOR CANEDO

AUTOR(ES): Oyana Rodrigues dos Santos; Elias Pascoal; Júlio Cézar Garcia 

 

2. ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE A PRÁTICA DA PESQUISA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM TESES E DISSERTAÇÕES NO BRASIL

AUTOR(ES): Christiane Caetano Martins Fernandes

 

3. DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVAS DE MUDANÇAS

AUTOR(ES): Hidelberto de Sousa Ribeiro; Marilene Marzari 

 

4. A LUDICIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES LÚDICAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

AUTOR(ES): Kelly Cebelia das Chagas do Amaral; Jucimara Rojas; Care Cristiane Hammes

 

5. DESENVOLVIMENTO DOCENTE EM UM PROCESSO DIDÁTICO-FORMATIVO

AUTOR(ES): Patrícia Lopes Jorge Franco; Andréa Maturano Longarezi 

 

6. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DIDATICA DESENVOLVIMENTAL NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES NO DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA

AUTOR(ES): Waleska Dayse Dias de Sousa; Andréa Maturano Longarezi 

 

7. CIBERLITERATURA: APLICABILIDADES DA HIPERMÉDIA NAS TEXTUALIDADES DO GÊNERO LITERÁRIO EM MEIO DIGITAL

AUTOR(ES): Nara Rubia Gomes Duarte Xavier 

 

8. DIDÁTICA E ENSINO A DISTÂNCIA: CENÁRIO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS

AUTOR(ES): Juciane Teixeira Silva; Djalma Gonçalves Pereira; Vinícius Silveira

 

 

GT 5 – ESTADO E POLÍTICA EDUCACIONAL

Coordenação do GT – Profª Maria Vieira Silva – UFU -       Sala 110

1. DESAFIOS, DEMANDAS E ASPECTOS LEGAIS DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM GOIÁS

AUTOR(ES): Edson Ferreira Alves 

 

2. AS CONTRADIÇÕES E OS CONFLITOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE GOIAS SOB A GESTÃO DA POLICIA MILITAR

AUTOR(ES): Veralúcia Pinheiro 

 

3. A POLÍTICA EDUCACIONAL VOLTADA À EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE PRELIMINAR DA IMPLEMENTAÇÃO EM CAMPO GRANDE (MS, BRASIL)

AUTOR(ES): Ricardo Senna 

 

4. POLÍTICAS EDUCACIONAIS E SUA INTERLOCUÇÃO COM A ATUAÇÃO, FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL DOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS: CONTRADIÇÕES E DESAFIOS A EDUCAÇÃO

AUTOR(ES): Maria Aparecida Rodrigues de Souza 

 

5. POLÍTICA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO: CONTROLE SOCIAL DO FUNDEB EM ITUIUTABA/MG

AUTOR(ES): Claudia Rodrigues das Graças Oliveira 

 

6. A EVOLUÇÃO DOS RECURSOS FEDERAIS NOS PROGRAMAS DE TRANSPORTE ESCOLAR (2003-2012): ESTUDO DOS IMPACTOS ORÇAMENTÁRIOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

AUTOR(ES): Andreia Couto Ribeiro; Wellington Ferreira de Jesus 

 

7. POLITICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL: DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS AO PACTO PELA ALFABETIZAÇÃO ATÉ OS OITO ANOS DE IDADE

AUTOR(ES): Elis Regina dos Santos Viegas 

 

8. POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: A PRESENÇA DO IDOSO NA UNIVERSIDADE CONTEMPORÂNEA

AUTOR(ES): Edimar Pereira da Silva 

 

9. ENSINO MÉDIO: TENDÊNCIAS ESTATÍSTICAS RECENTES E PERSISTÊNCIA DE INTERROGAÇÕES

AUTOR(ES): Silvia Regina dos Santos Coelho, Cleonice Pereira Damasceno de Araújo e Cleonilda Nunes da Silva. 

 

10. A UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS E A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR

AUTOR(ES): Chaiane de Medeiros Rosa; Ana Maria Gonçalves

 

 

GT 5 – ESTADO E POLÍTICA EDUCACIONAL

Coordenação do GT – Profª Maria Vieira Silva – UFU -       Sala 111

1. CUSTOS INDIRETOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DO DF
AUTOR(ES): Eriane de Araujo Dantas; Bibiani Borges Dias; Andreia Couto Ribeiro

2. PROVINHA BRASIL E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: AS VOZES DOS DOCENTES
AUTOR(ES): Selma Gattass Dias Aires da Silva; Elizeth Gonzaga dos Santos Lima

3. A INSERÇÃO DE CRITÉRIOS PRIVADOS NA POLÍTICA EDUCACIONAL DE GESTÃO DO SISTEMA DE ENSINO NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL (2007-2013)
AUTOR(ES): Andrêssa Gomes de Rezende Alves

4. IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM MATO GROSSO DO SUL NO PERÍODO DE 2008-2012: LIMITES E POSSIBILIDADES.
AUTOR(ES): Espedito Saraiva Monteiro; Rose Cristiani Franco Seco Liston

5. A AUTOAVALIAÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES)
AUTOR(ES): Patrícia Carla Ruas Guimarães; Robson Quintilio; Beatriz Pereira Batista de Souza

6. INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA: ESTADO, POLÍTICA SOCIAL, POLÍTICA EDUCACIONAL
AUTOR(ES): Flavia Melville Paiva

7. A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: AS ESTRATÉGIAS DO PROGRAMA INCLUIR – ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR – COMO POLÍTICA DE INCLUSÃO
AUTOR(ES): Jacirene Lima Pires dos Santos

8. POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM ITUIUTABA
AUTOR(ES): Cláudia Gois Vilarinho 

9. EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA MERCANTIL E SEUS OLIGOPÓLIOS: A MEGA FUSÃO ANHANGUERA E KROTON
AUTOR(ES): Claudia Ruas

10. EVASÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM OLHAR SOB O IFMS CÂMPUS PONTA PORÃ
AUTOR(ES): Vanessa Ramos Ramires Bressan; Airton José Vinholi Júnior

 

 

GT 5 – ESTADO E POLÍTICA EDUCACIONAL

Coordenação do GT – Profª Maria Vieira Silva – UFU -       Sala 112

1. COMUNIDADE REMANESCENTE QUILOMBOLA KALUNGA: DIREITO A EDUCAÇÃO COMO EXPRESSÃO DE CIDADANIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

AUTOR(ES): Ana Celuta Fulgêncio Taveira

 

2. POLÍTICAS DE EXPANSÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO

AUTOR(ES): Fernando Cezar Vieira Malange; Elizeth Gonzaga dos Santos Lima; Valci Aparecida Barbosa 

 

3. LÚCIO COSTA E O ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO NO INSTITUTO DE ARTES DA UNIVERSIDADE DO DISTRITO FEDERAL (UDF)

AUTOR(ES): Caio Nogueira Hosannah Cordeiro

 

4. A CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE BRASÍLIA E SUA ESTREITA RELAÇÃO COM A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

AUTOR(ES): Luciana Cordeiro Limeira; Wellington Ferreira de Jesus

 

5. A POLÍTICA E A QUALIDADE EDUCACIONAL: A CAPACITAÇÃO DA EQUIPE GESTORA EM FOCO

AUTOR(ES): Keila Fernanda Silva; Maria Simone Ferraz Pereira Moreira Costa 

 

6. A EXPANSÃO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL NA REGIÃO CENTRO-OESTE

AUTOR(ES): Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes; Carina Elisabeth Maciel 

 

7. A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: META FRUSTRADA E VETOS “VITORIOSOS”

AUTOR(ES): Maria Cristina das Graças Dutra Mesquita; Maria Esperança Fernandes Carneiro

 

8.A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CENTRO-OESTE BRASILEIRO VIA UNIVERSIDADES ESTADUAIS: CONTEXTOS E CENÁRIOS.

AUTOR(ES): Renata Ramos da Silva Carvalho; Juliana Duarte Marques 

 

9. POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: A PRODUÇÃO ACADÊMICA NA REGIÃO CENTRO-OESTE (1998-2013)

AUTOR(ES): Ana Luisa Alves Cordeiro

GT 5 – ESTADO E POLÍTICA EDUCACIONAL

Coordenação do GT – Profª Maria Vieira Silva – UFU -       Sala 113

1. OBRIGATORIEDADE EDUCACIONAL PARA QUEM?
AUTOR(ES): Mariana Braga Alves de Souza Neves; Vânia Roseli de Alencar; Elvys Patrick Ferreira de Oliveira

2. PROGRAMA DE APRENDIZAGEM LUZ DO TÚNEL: NORMATIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE APRENDIZES EM TRÊS LAGOAS/MS
AUTOR(ES): Alessandro Marcon da Silva; Margarita Victoria Rodríguez

3. EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO E O EMPENHO DO GESTOR ESCOLAR
AUTOR(ES): Maria das Dores Lucia

4. FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL: LUTA PELA IMPLANTAÇÃO DO PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL
AUTOR(ES): Paolla Rolon Rocha; Margarita Victoria Rodríguez; Hellen Caroline Valdez Monteiro

5. EXPANSÃO E INTERIORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O CASO SINGULAR DO MUNICÍPIO DE JATAÍ-GO
AUTOR(ES): Márcia Santos Anjo Reis

6. O IDEB NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE JATAÍ-GO: AVALIAÇÃO E INTERFERÊNCIAS
AUTOR(ES): Renata Machado de Assis

7. O PROGRAMA DE DESCENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA (PDAF) E A GESTÃO DE RECURSOS: LIMITES E POSSIBILIDADES EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DO DF
AUTOR(ES): Rosangela Rodrigues Trindade

8. AS CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO, A GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR, A FORMAÇÃO DOCENTE E AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR
AUTOR(ES): Eliane Gonçalves Costa Anderi; Renato Ribeiro Leite; Marilza Vanessa Rosa Suanno

9. EFEITO CROSS-BORDER NA EDUCAÇÃO SUPERIOR ALGUMAS APROXIMAÇÕES ENTRE BRASIL E BOLÍVIA
AUTOR(ES): Adriana de Lurdes Trentin Alvares

10. O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) NA GESTÃO EDUCACIONAL MUNICIPAL DO MATO GROSSO DO SUL
AUTOR(ES): Adriana Valadão

 

 

GT 7 – EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS

Coordenação do GT – Profª Anamaria Santana da Silva   PPGE/CPAN-UFMS    -       Sala 211

1. A CIDADE, A CRIANÇA E A CRIANÇA NA CIDADE
AUTOR(ES): Rhaisa Naiade Pael Farias; Fernanda Müller

2. EDUCAÇÃO INFANTIL: GESTÃO E FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL QUE ATUA COM A CRIANÇA
AUTOR(ES): Anizia Aparecida Nunes Luz; Lucrecia Stringhetta Mello

3. TV MONITORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
AUTOR(ES): Claudia Regina Vasconcelos Bertoso Leite

4. “OLHARES” PSICOPEDAGÓGICOS: DESVENDANDO CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGENS DE CRIANÇAS, MÃES E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA ESEBA
AUTOR(ES): Paula Amaral Faria; Maria Irene Miranda

5. AS CRIANÇAS NAS PESQUISAS SOBRE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
AUTOR(ES): Maria Goretti

6. A CONCEPÇÃO DE CRIANÇA DE ESTUDANTES DE CURSOS DE PEDAGOGIA
AUTOR(ES): Silvia Adriana Rodrigues; Dulcinéia Beirigo de Souza

7. VIOLÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS
AUTOR(ES): Juliana Pereira da Silva

8. EDUCAÇÃO DE BEBÊS: PERPECIVAS TEÓRICAS PARA SE PENSAR UM CURRÍCULO PARA PRIMEIRA INFÂNCIA
AUTOR(ES): Iury Lara Alves

 

 

GT 8 – FORMAÇAO DE PROFESSORES

Coordenação do GT – Profª Íria Brzezinski – PUC Goiás-       Sala 208

1. CARACTERIZAÇÃO DO ACADÊMICO INGRESSANTE NO CURSO DE MATEMÁTICA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE MATO GROSSO, BRASIL

AUTOR(ES): Mauro Mateus Alves

 

2. FORMAÇÃO CONTINUADA: AS RAZÕES QUE MOVEM OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL

AUTOR(ES): Adriana Vaz Efisio Emanuel; Osvaldo Freitas de Jesus

 

3. PESQUISA EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE PROFESSORES

AUTOR(ES): Solange Martins Oliveira Magalhães; Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de Souza 

 

4. DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO DO ALUNO

AUTOR(ES): Naísa Afonso Da Silva

 

5. PRÁTICAS DE ENSINO DOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA

AUTOR(ES): Marilene Marzari; Hidelberto de Sousa Ribeiro 

 

6. O QUE HÁ DE INOVAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE UNIVERSITÁRIA? – UM ENFOQUE PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

AUTOR(ES): José Firmino de Oliveira Neto; Camila Aline Romano

 

7. FORMAR PROFESSORES EM TEMPOS DE CRISE DA PROFISSÃO: UM OLHAR SOBRE A ATUAÇÃO DOS DOCENTES DA CÂMPUS UNIVERSITÁRIO DA UEG DE IPORÁ-GOIÁS

AUTOR(ES): Marilda de Lima Oliveira Ferreira 

 

8. AGRESSIVIDADE ESCOLAR: BULLYING E SABERES DOCENTES

AUTOR(ES): Rosemeire Barreto dos Santos Carvalho 

 

9. O USO DO LIVRO DIDÁTICO PELO PROFESSOR DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE TERENOS, MS

AUTOR(ES):Adriana Araújo de Lima

 

 

GT 8 – FORMAÇAO DE PROFESSORES

Coordenação do GT – Profª Íria Brzezinski – PUC Goiás-       Sala 209

1. A RE-INVENÇÃO DA DOCÊNCIA: ANÁLISE CRÍTICA DO PROGRAMA “REINVENTANDO O ENSINO MÉDIO” NO ESTADO DE MG SOB A ÓTICA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
AUTOR(ES): Osvaldo Dalberio Dal Bello; Alex Macedo 

2. CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA ENTRE DOCENTES DE ENSINO SUPERIOR: A EDUCAÇÃO FÍSICA EM QUESTÃO
AUTOR(ES): Danielle Batista; Evando Carlos Moreira

3. PERSONALISMO E A FORMAÇÃO HUMANIZADORA: UM ESTUDO DAS CONTRIBUIÇÕES DE MOUNIER
AUTOR(ES): Mônica Ferreira Albernaz

4. PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
AUTOR(ES): Cristiana de Campos Silva; Heloisa Salles Gentil

5. PROGRAMAS DE CORREÇÃO DA DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE E O PROCESSO DE DESPROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
AUTOR(ES): Leda Regina Bitencourt da Silva

6. EXIGÊNCIA DA QUALIDADE NO CAMPO DA PÓS-GRADUAÇÃO A PROPOSTA CONTRA-HEGEMÔNICA
AUTOR(ES): Jackeline Império Soares

7. UNIVERSIDADE, PENSAMENTO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
AUTOR(ES): Ildeu M. Coelho

8. CIÊNCIA, FORMAÇÃO E TRABALHO: EM BUSCA DE INDICADORES DE QUALIDADE NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE PROFESSORES
AUTOR(ES): Dagmar Dnalva da Silva Bezerra

9. HABITUS PROFESSORAL NO CAMPO UNIVERSITÁRIO
AUTOR(ES): Maria José Pereira de Oliveira Dias, José Maria Baldino; Syllvvan Garcia da Silva.

 

 

GT 8 – FORMAÇAO DE PROFESSORES

Coordenação do GT – Profª Íria Brzezinski – PUC Goiás-       Sala 210

1. O HABITUS PROFESSORAL NA CONSTITUIÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
AUTOR(ES): Maria Conceição Barbosa Donencio

2. AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: O TRATO SOBRE A FUNÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR
AUTOR(ES): Rodrigo Roncato

3. COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS AOS PROFESSORES DE ESCOLA INTEGRAL
AUTOR(ES): Mairy Aparecida Pereira Soares; Kamila Lopes Morais Cobos

4. PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: ENFOQUE EPISTEMOLÓGICO EM DISSERTAÇÕES E TESES DE UMA IES DA REGIÃO CENTRO-OESTE
AUTOR(ES): Suelaynne Lima da Paz

5. EDUCAÇÃO FÍSICA E DEFICIÊNCIA: A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM FOCO
AUTOR(ES): Wesley Silva Mauerverck; Neil Franco Pereira de Almeida

6. A FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES
AUTOR(ES):Luiz Síveres

7. OS DILEMAS DO PROFESSOR INICIANTE E SUA INSERÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE
AUTOR(ES): Mendes Solange Lemes da Silva; Simone Albuquerque da Rocha

8. POLÍTICA DE EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR ATRAVÉS DA MODALIDADE A DISTÂNCIA: O PAPEL DO TUTOR NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
AUTOR(ES): Fernanda Cruvinel Pimentel; Raquel de Almeida Moraes

9. AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS MEDIAÇÕES ENTRE PROFESSOR, ALUNOS E CONTEUDO: O QUE OS PLANOS DE ENSINO DOS PROFESSORES REVELAM?
AUTOR(ES): Rodrigo Claudino Diogo; Shirley Takeco Gobara

GT 9 – TRABALHO E EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS

Coordenação do GT – Profª Maria Emília de Castro Rodrigues – UFG –       Sala 308

1. THE INTERNATIONALIZATION OF PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION: A STUDY ON THE AGREEMENT BETWEEN THE BRAZILIAN FEDERAL INSTITUTES AND CANADA
AUTOR(ES): Mari Neia Valicheski Ferrari

2. A PRODUÇÃO DA VIDA EM COMUNIDADES TRADICIONAIS DA BAIXADA CUIABANA: TRABALHO E SABERES DA EXPERIENCIA
AUTOR(ES): Edson Caetano; Camila Emanuella Pereira Neves

3. A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA: CONDIÇÕES DE TRABALHO E CONSCIÊNCIA POLÍTICA
AUTOR(ES): Aline Veiga dos Santos; Ranilce Mascarenhas Guimarães Iosif

4. CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR UNIVERSITARIO: INFLUENCIAS DO MODELO DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO, A PARTIR DE 1990
AUTOR(ES): Alessandra Aparecida Franco; Robson Luiz de França

5. A EXPANSÃO DA ESCOLA BÁSICA NO BRASIL: A LUTA DOS MOVIMENTOS POPULARES DA DÉCADA DE 1970
AUTOR(ES): João Roberto Resende Ferreira

6. O TRABALHO EM EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA POLÍTICA EDUCACIONAL DE GOIÁS
AUTOR(ES): João Ferreira de Araújo Júnior

7. FORMAÇÃO OU PSEUDO-FORMAÇÃO NO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE NO BRASIL SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA CRÍTICA EM THEODOR ADORNO E MAX HORKHEIMER?
AUTOR(ES): Patrícia Costa e Silva

 

GT 9 – TRABALHO E EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS

Coordenação do GT – Profª Maria Emília de Castro Rodrigues – UFG –       Sala 309

1. CONFIGURAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM ASSENTAMENTOS RURAIS DE MATO GROSSO.
AUTOR(ES): Ilma Ferreira Machado; Heloisa Salles Gentil

2. EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO AJA EXPANSÃO NA REDE MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA (2001-2004).
AUTOR(ES): Maria Edimaci Teixeira Barbosa Leite; Aldimar Jacinto Duarte

3. AS NOÇÕES DE QUALIFICAÇÃO E O GT – TRABALHO E EDUCAÇÃO: ANÁLISE DA PRODUÇÃO DA ANPED (2004-2013)
AUTOR(ES): Néri Emilio Soares Júnior

4. A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E A MÍSTICA DA TERRA
AUTOR(ES): Marlene Barbosa de Freitas Reis

5. FORMA, SIMBOLO E SINTOMA: IMAGENS E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
AUTOR(ES): Vânia Olária Pereira

6. ABORDAGEM POLICIAL MILITAR NO CONTEXTO ETNICORRACIAL
AUTOR(ES): Jamil Amorim de Queiróz; Suely Dulce de Castilho

7. SAÚDE DO PROFESSOR E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UMA ANALISE DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS EM POS-GRADUAÇÃO NO ESTADO DE GOIAS NO PERIODO DE 2004 A 2013
AUTOR(ES): Regisnei Aparecido de Oliveira Silva

 

 

GT 10 – ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA

Coordenação do GT – Profª Ana Lúcia Espíndola – UFMS  –       Sala 408

1. LETRAMENTO NO CAMPO DOS ENUNCIADOS: BUSCANDO SENTIDOS NA DINÂMICA DE PRÁTICAS ESCOLARES
AUTOR(ES): Mery Helen Rosa; Selma Martines Peres

2. BIBLIOTECA ESCOLAR E O PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA (PNBE): UM ESTUDO DA APROPRIAÇÃO DO ACERVO DOS LIVROS LITERÁRIOS.
AUTOR(ES): Darciene Barros Leão Cirino; Selma Martines Peres

3. PROGRAMA ALFA E BETO: “ALFABETIZAÇÃO PELO MÉTODO METAFÔNICO, PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO”
AUTOR(ES): Regina Magna Rangel Martins

4. ALFABETIZAR OU NÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL? POSSIBILIDADES E CRÍTICAS ACERCA DESSE ENSINO NESSA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
AUTOR(ES): Laís Paula Freitas dos Santos

5. LEITURA E ESCRITA NO CONTEXTO ESCOLAR INDÍGENA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
AUTOR(ES): Ilma Regina Castro Saramago de Souza; Marilda Moraes Garcia Bruno

6. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: AS CONCEPÇÕES DOS ACADÊMICOS DE LICENCIATURA DA UFMS/CAMPUS DO PANTANAL
AUTOR(ES): Bruno Marini Bruneri

7. LITERATURA INFANTIL E A FORMAÇÃO DO LEITOR: SABERES E PRÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
AUTOR(ES): Eliana Aparecida Carleto

 

 

GT 12 – CURRÍCULO

Coordenação do GT – Profª Ozerina Victor de Oliveira – UFMT –       Sala 310

1. DO CONTEXTO NACIONAL AO LOCAL: O DESENVOLVIMENTO CURRICULAR NA DÉCADA DE 1990 E A DISTRIBUIÇÃO DE CONHECIMENTOS
AUTOR(ES): Aline Rabelo Marques

2. DIRETRIZES CURRICULARES LOCAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL (2008 E 2012): A DISTRIBUIÇÃO DE CONHECIMENTOS EM MATEMÁTICA
AUTOR(ES): Heloisa Laura Queiroz Gonçalves da Costa

3. POLÍTICAS DE ESCOLA EM FINAIS DO SÉCULO XX: DOCUMENTOS CURRICULARES NACIONAIS COMO TRADUÇÃO
AUTOR(ES): Yolanda Toguia; Fabiany de Cassia Tavares Silva

4. O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E AS CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE MATO GROSSO EM CUIABÁ
AUTOR(ES): Edson Gonçalves da Silva

5. PRÁTICAS CURRICULARES QUE PRODUZEM (DES)IGUALDADES JUSTAS: A MERITOCRACIA COMO HIPOTESE ORIENTADORA
AUTOR(ES): Rosana Sant’Ana de Morais

6. O MULTICULTURALISMO NO ENSINO DE ARTE E SEUS PORQUÊS: O DIÁLOGO POSSÍVEL PELA ESTÉTICA
AUTOR(ES): Tauã Carvalho de Assis; Neuda Alves do Lago

7. A PERCEPÇÃO DOS INGRESSANTES UNIVERSITÁRIOS ACERCA DA DISCIPLINA INTRODUTÓRIA DE IES, UMA PROPOSTA CURRICULAR
AUTOR(ES): Adriana Lira; Denise Maria Soares Lima

8. O COTIDIANO NA ESCOLA E A ESCOLA NO COTIDIANO RIBEIRINHO/PANTANEIRO
AUTOR(ES): Eulene Vieira Moraes; Maritza Maciel Castrillon Maldonado

9. A DISCIPLINA ENSINO RELIGIOSO NO CURRICULO EM GOIAS
AUTOR(ES): Tamiris Alves Muniz; Ana Maria Gonçalves

10. ESCOLA SARÃ: TEXTOS E CONTEXTOS
AUTOR(ES): Jucilene Oliveira de Moura

 

 

GT 14 – SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Coordenação do GT – Profª Maria da Anunciação Pinheiro Barros Neta – UFMT  –    Sala 311

1. A ESCOLA RURAL E OS POBRES: UMA ETICA PARA A VIDA EM COMUNIDADE
AUTOR(ES): Lúcio Gomes Dantas

2. INDÚSTRIA CULTURAL, ARTE, IDEOLOGIA E FORMAÇÃO EM ADORNO
AUTOR(ES): Estelamaris Brant Scarel

3. O ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA
AUTOR(ES): Gustavo Cunha de Araújo

4. AS RELAÇÕES DE PODER NAS PRÁTICAS ESCOLARES: REFLEXÕES A PARTIR DE ANOTAÇÕES DE CAMPO
AUTOR(ES): Telma Aparecida da Silva Santos

5. EDUCAÇÃO PRISIONAL
AUTOR(ES): Nilda Gonçalves Vieira Santiago

6. UNIDADES DE MEDIDAS RESTRITIVAS E PRIVATIVAS DE LIBERDADE: CONTRIBUIÇÕES DE BOURDIEU, BERGER & BERGER E FOUCAULT
AUTOR(ES): Sullyvan Garcia da Silva; Maria José Pereira de Oliveira Dias

7. ASPECTOS SOCIOLÓGICOS, HISTÓRICOS E LITERÁRIOS SOBRE CRIANÇA E ESCOLA
AUTOR(ES): Nubea Rodrigues Xavier

 

GT 15 – EDUCAÇÃO ESPECIAL

Coordenação do GT – Profª Alexandra Yache Anache- UFMS   –    Sala 312

1. “COMPUTADOR NÃO FOI FEITO PARA CEGO” – O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA ESCOLA POR ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL

AUTOR(ES): Ricardo Augusto Lins do Nascimento; Marilda Moraes Garcia Bruno

 

2. A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: CARACTERÍSTICAS DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

AUTOR(ES): Sandra Pavoeiro Tavares Carvalho; Filomena Arruda Monteiro 

 

3. A LÓGICA BIOMÉDICA E O PARADIGMA CIENTÍFICO NA ESCOLA

AUTOR(ES): Ana Luiza de França Sá; Roseane Paulo da Cunha 

 

4. ATENDIMENTO EDUCACIONAL AS PESSOAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA PERSPECTIVA MATERIALISTA-HISTORICA DIALETICA DO SISTEMA CAPITALISTA

AUTOR(ES): Veridiana Vicentini Teixeira Maior; Alexandra Yache Anache

 

5. ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS INCLUSIVAS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

AUTOR(ES): Glaucia Eunice Goncalves da Silva

 

6. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO PEDAGOGICO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

AUTOR(ES): Camila Rocha Cardoso; Dulceria Tartuci 

 

 

GT 16 – EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Coordenação do GT – Profª Joana Peixoto – IFGoiás     –    Sala 401

1. A CONTRIBUIÇÃO DO PROFESSOR NO DESENVOLVIMENTO MORAL DO ALUNO ADOLESCENTE FACE AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
AUTOR(ES): Alex Macedo; Osvaldo Dalberio Dal Bello

2. A CRIANÇA CONTEMPORÂNEA: SEUS ESPAÇOS VIVENCIAIS E AS REPERCUSSÕES DO USO DAS MÍDIAS E NOVAS TECNOLOGIAS EM CONTEXTO EDUCATIVO
AUTOR(ES): Fabiana Rodrigues Oliveira Queiroz;Raquel Gonçalves Salgado

3. A DOCÊNCIA ONLINE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ABORDAGEM INSTRUMENTAL
AUTOR(ES): Cláudia Helena dos Santos Araújo

4. A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
AUTOR(ES): Anézio Martins Santana

5. A INCORPORAÇÃO DO NOTEBOOK NO TRABALHO DOCENTE E NA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: ALGUMAS REFLEXÕES
AUTOR(ES): Nilma Fernandes do Amaral Santos

6. A PROPOSTA DE INCLUSÃO DIGITAL VIA AMBIENTE ESCOLAR: O PROUCA EM QUESTÃO
AUTOR(ES): Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar; Natalia Carvalhaes de Oliveira; Mayla Souza de Moraes

7. ABORDAGEM DOS GÊNEROS DA CULTURA POPULAR NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS “TUDO É LINGUAGEM” – 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
AUTOR(ES): Miriã Alves de Laet Silva

8. AVA COMO SUPORTE: ANÁLISE DE ARTIGOS E METODOLOGIAS DE PESQUISA
AUTOR(ES): Sabrina Bourscheid; Cristiano Maciel; Vinícius Carvalho Pereira

 

 

GT 19 – EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Coordenação do GT – Elenita Pinheiro de Queiroz Silva - UFU   –    Sala 404

1. INDÍCIOS DE COMPREENSÃO DA NECESSIDADE DE REPRESENTAÇÃO DE UMA LINGUAGEM ALGÉBRICA SIMBÓLICA POR CRIANÇAS PARTICIPANTES DO CLUBE DE MATEMÁTICA

AUTOR(ES): Daniela Cristina de Oliveira; Wellington Lima Cedro 

 

2. O COMPARTILHAMENTO DE AÇÕES NA ORGANIZAÇÃO DA ATIVIDADE PEDAGOGICA DE PROFESSORES DE MATEMATICA EM FORMAÇÃO INICIAL COMO GERADOR DO DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES MENTAIS INDIVIDUAIS

AUTOR(ES): Maria Marta Silva; Wellington Lima Cedro 

 

3. A ESCOLHA DOS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UM ESTUDO COM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO EM JUÍNA, MT

AUTOR(ES): César Cristiano Belmar

 

4. O ENSINO DE FRAÇÕES PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O OLHAR DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL

AUTOR(ES): Carolina Innocente Rodrigues; Maria Teresa Menezes Freitas; Fabiana Fiorezi de Marco

 

5. A UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NAS AULAS DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA: UM ESTUDO SOBRE O ÍNDICE DE PREÇOS AO CONSUMIDOR – IPC

AUTOR(ES): Glen Moreira Barros; Kliver Moreira Barros 

 

6. A INFLUÊNCIA DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL

AUTOR(ES): Solange Ramos Teixeira Turíbio; Adelmo Carvalho da Silva 

 

7. A PESQUISA SOBRE A EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NO BRASIL: UM ESTADO DO CONHECIMENTO

AUTOR(ES): Alberto Rogélio Orioli; Larissa Arantes Matos; Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar

 

8. TENDÊNCIAS DA PESQUISA SOBRE O USO DE PARADIDÁTICOS NO ENSINO DE PROBABILIDADE PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

AUTOR(ES): Valéria Ciabotti 

 

9. DESMISTIFICANDO O ERRO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA POR MEIO DO USO DE JOGOS E BRINCADEIRAS

AUTOR(ES): Ana Tereza Ramos de Jesus Ferreira; Norma Lucia Neris de Queiroz 

 

 

GT 20 – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Coordenação do GT – Profª Silva Rosa da Silva Zanolla – UFG   –    Sala 405

1. VIGOTSKI E O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO: PROCESSOS DE ELABORAÇÃO DE CONCEITOS E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA

AUTOR(ES): Adriane Guimarães de Siqueira Lemos 

 

2. QUANDO A QUANTIDADE PODE NÃO SER QUALIDADE: UMA RELAÇÃO ENTRE A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DE WALLON E A ORGANIZAÇÃO DO TEMPO ESCOLAR

AUTOR(ES): Soraya Vieira Santos

 

3. O MAL-ESTAR DOCENTE ENTRE O MAL-ESTAR DA CULTURA E O DA CIVILIZAÇÃO

AUTOR(ES): Yara Magalhães dos Santos; Sérgio Pereira da Silva 

 

4. A NARRATIVA BINJE E AS AUTORIAS DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS: UM CASO ILUSTRATIVO

AUTOR(ES): Érica Nayla Harrich Teibel; Daniela Barros da Silva Freire Andrade; Paula Figueiredo Poubel 

 

5. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE PSICOLOGO ESCOLAR/EDUCACIONAL: UMA INVESTIGAÇÃO EM UBERABA – MG.

AUTOR(ES): Erico Lopes Pinheiro de Paula 

 

6. O ENSINO E AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

AUTOR(ES): Cibele dos Reis Costa 

 

7. SUBJETIVIDADE, LINGUAGEM E DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM

AUTOR(ES): Marília dos Santos Bezerra 

 

 

GT 21 – EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Coordenação do GT – Profª Cândida Soares da Costa – UFMT    –    Sala 406

1. TRANSFORMAÇÕES E CAMINHADAS: O CURRÍCULO ESCOLAR E A LEI N. 10.639/03
AUTORES: Rafaela Rodrigues Nogueira

2. AÇÕES EDUCATIVAS COMPLEMENTARES NAS ESCOLAS DAS ÁREAS INDÍGENAS DO MUNICÍPIO DE DOURADOS/MS E O PRÊMIO DE INOVAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL 2008
AUTORES: Reginaldo Candado

3. APONTAMENTOS SOBRE LIVROS DIDÁTICOS E PESQUISA: A HISTÓRIA E A CULTURA INDÍGENA EM FOCO
AUTORES: Fernanda Alves da Silva Oliveira; Poliene Soares dos Santos Bicalho

4. EDUCAÇÃO E IDENTIDADE QUILOMBOLA: OUTRAS ABORDAGENS POSSÍVEIS
AUTORES: Givânia Maria da Silva

5. SER DOCENTE NEGRA: TRAJETÓRIA DAS DOCENTES MIGRANTES EM LUCAS DO RIO VERDE-MT.
AUTORES: Cleonice Peotoni; Maria Lúcia Rodrigues Muller

6. EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE CULTURAL E JOGOS DOS POVOS INDÍGENAS
AUTORES: Maria Beatriz Rocha Ferreira; Marina Vinha

7. CONTRIBUIÇÕES DE DOCENTES DE HISTOÓIA PARA PENSARMOS O COMBATE A DESIGUALDADE E AO RACISMO NA ESCOLA
AUTORES: José Bonifácio Alves da Silva; José Licínio Backes

8. O ESPAÇO DO POLICIAL MILITAR FEMININO NEGRO NOS SETORES PROFISSIONAIS DA POLICIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO
AUTORES:  Marli de Souza Queiróz; Cândida Soares da Costa

9. A POSSIBILIDADE DA UTILIZAÇÃO DE DIVERSAS FONTES PARA ESCREVER A HISTÓRIA DO NEGRO
AUTORES: Zilma Maria Silva Marques

 

 

GT 23 – GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO

Coordenação do GT – Profª Constantina Xavier Filha – UFM    –    Sala 407

1. “[…] QUERO COR DE MENINA, ESSA AQUI É DE HOMEM!”. RELAÇÕES DE GÊNERO NA PERSPECTIVA DAS CRIANÇAS.

AUTOR(ES): Eliana Maria Ferreira 

 

2. ESTRATÉGIAS PARA DESFILAR CHARME, BELEZA E MUITO ESTILO EM TODAS AS OCASIÕES: MODOS DE SUBJETIVAÇÃO FEMININA NA REVISTA ATREVIDINHA

AUTOR(ES): Cristine Novaes Barbosa da Rocha 

 

3. INFÂNCIAS E GÊNERO NOS ATOS NORMATIVOS VIGENTES NO BRASIL

AUTOR(ES): Samanta Felisberto Teixeira

 

4. UM JEITO ‘BARBIE’ DE SER: ANALISANDO FEMINILIDADES EM FILMES DE ANIMAÇÃO DA BARBIE.

AUTOR(ES): Telma Iara Bacarin 

 

5. O TEMA CORPO HUMANO E SEXUALIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS – ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: EM FOCO O LIVRO DIDÁTICO

AUTOR(ES): Jacqueline Nascimento Gonçalves; Elenita Pinheiro de Queiroz Silva