Comunicação Oral – 22 de outubro

 

LOCAL – ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES DA PUC GOIÁS

HORÁRIO: 14h30min às 17h30min

 

GT 2 – HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Coordenação do GT – Profª Diane Valdez – UFG    –      Sala 101

1. CONTEUDOS ESPECIFICOS DE PSICOLOGIA NOS PROGRAMAS DA DISCIPLINA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA HISTORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA
AUTOR(ES): Claudio Gonçalves Prado; Décio Gatti Júnior

2. REPRESENTAÇÕES DA ESCOLA PRIMÁRIA E DA CULTURA ESCOLAR NO GRUPO ESCOLAR LEONIDAS DE MATOS – MT (1937-1945)
AUTOR(ES): Emilene Fontes

3. TRAÇOS DA CULTURA ESCOLAR DO EDUCANDÁRIO NOSSA SENHORA APARECIDA (IPAMERI/GO 1936 A 1969)
AUTOR(ES): Patricia Rodrigues Luiz Peixoto; Aparecida Maria Almeida Barros

4. A CULTURA ESCOLAR DE ENSINO SECUNDÁRIO CAMPO-GRANDENSE: LEITURAS NAS MEMÓRIAS DE MARIA CONSTANÇA BARROS MACHADO
AUTOR(ES): Daniela Felisberto da Silva

5. SYLVIO ROMERO: DO ENSINO DE FILOSOFIA AO CURSO DE LÓGICA NO COLÉGIO PEDRO II (1880-1907)
AUTOR(ES): Thiago Oliveira Custódio; Douglas Oliveira Custódio; Artur D’Amico Bezerra

6. A REFORMA UNIVERSITARIA DE 1968: EXPANSÃO E REPRESSÃO
AUTOR(ES): Artur D’Amico Bezerra; Thiago Oliveira Custódio; Douglas Oliveira Custódio

7. BALANÇO DAS PESQUISAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO INTERIOR DE MATO GROSSO DO SUL
AUTOR(ES): Kênia Hilda Moreira; Alessandra Cristina Furtado

8. EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO: UMA LEITURA SOBRE SUAS RELAÇÕES HISTÓRICAS E FILOSÓFICAS
AUTOR(ES): Ianamary Monteiro Marcondes; Ricardo Teiji Paula Takaki

 

 

GT 2 – HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Coordenação do GT – Profª Diane Valdez – UFG    –      Sala 109

1. A TRANSFERÊNCIA DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DA CIDADE DE GOIÁS PARA A NOVA CAPITAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA DO IFG

AUTOR(ES): Helvecio Goulart Malta de Sá; Denise Silva Araújo; Gilda A. Nascimento 

 

2. EDUCAÇÃO REPUBLICANA EM MATO GROSSO: PRINCÍPIOS EDUCACIONAIS NA INSTRUÇÃO PÚBLICA (1889-1894)

AUTOR(ES): Nilce Vieira Campos Ferreira 

 

3. TRANSFORMANDO VESTÍGIOS EM ÍNDICIOS DO PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UM GINÁSIO DO SUL DE MATO GROSSO (1930-1940): PERCURSOS INVESTIGAÇÕES

AUTOR(ES): Maria Cecilia Serafim Silva; Wanderlice da Silva Assis 

 

4. PERCURSOS DO ENSINO SUPERIOR EM UBERABA: A FACULDADE DE ODONTOLOGIA DO TRIANGULO MINEIRO (1947-1968)

AUTOR(ES): Neirimar de Castilho Ferreira; Giseli Cristina do Vale Gatti 

 

5. ESTUDOS REGIONAIS E HISTÓRIA LOCAL: NOVAS POSSIBILIDADES PARA O A COMPREENSÃO DO ENSINO RELIGIOSO

AUTOR(ES): Raimundo Márcio Mota De Castro 

 

6. O CATOLICISMO ULTRAMONTANO: UM ESTUDO SOBRE A INSTRUÇÃO FEMININA NO COLEGIO SANT’ANNA NO FINDAR DO SECULO XIX ATE MEADOS DO SECULO XX

AUTOR(ES): Kênia Guimarães Furquim Camargo

 

7. A MISSÃO FRANCISCANA E A ESCOLA PATRONATO SÃO FRANCISCO EM DOURADOS-MS, DECADAS DE 1940 A 1960

AUTOR(ES): Maria Ivanete Nonato Gonsalves 

 

 

GT 4 – DIDÁTICA

Coordenação do GT – Prof. Orlando Fernandes Aquino – UNIUBE     –      Sala 201

1. A AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO SUPERIOR: O QUE DIZEM OS PROJETOS PEDAGOGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO ACERCA DA AVALIAÇÃO FORMATIVA?

AUTOR(ES): Natália Luiza da Silva; Olenir Maria Mendes 

 

2. ANÁLISE CRÍTICA DE GÊNEROS PARA UMA PRÁTICA DE LETRAMENTOS CRÍTICOS NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA

AUTOR(ES): Amanda Oliveira Rechetnicou

 

3. DEVER DE CASA: E POSSIVEL OUTRA FORMA DE PENSAR ESSE INSTRUMENTO?

AUTOR(ES): Roseane Paulo da Cunha 

 

4. EXPERIMENTO DIDÁTICO COMO METODOLOGIA DE PESQUISA: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DO “ESTADO DO CONHECIMENTO”

AUTOR(ES): José Divino Neves; Marilene Ribeiro Resende

 

5. AULA EXPOSITIVA E O USO DAS TECNOLOGIAS COMO FORMA DE APROXIMAÇÃO ENTRE PROFESSORES E ALUNOS

AUTOR(ES): Thalita Andressa Barbosa Paes Landim 

 

6. TEMPO DE INFÂNCIA E TEMPO DE ESCOLA: OS SIGNIFICADOS E SENTIDOS ATRIBUÍDOS PELAS CRIANÇAS À ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

AUTOR(ES): Gilda A. Nascimento; Denise Silva Araújo; Elias Pascoal 

 

7. SER PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NO UNIVERSO DA PRÁTICA DOCENTE: UMA LEITURA INTERDISCIPLINAR EM FENOMENOLOGIA

AUTOR(ES): Gesilane de Oliveira Maciel José 

 

 

GT 5 – ESTADO E POLÍTICA EDUCACIONAL

Coordenação do GT – Profª Maria Vieira Silva – UFU     –      Sala 110

1. POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DOCENTE A PARTIR DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR): ANÁLISE DE SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO SUL-MATO-GROSSENSES
AUTOR(ES): Maria Veronica de Souza

2. ENTRAVES, FACILITADORES E POTENCIALIDADES A GESTÃO DEMOCRATICA NO PROCESSO DE REORIENTAÇÃO CURRICULAR
AUTOR(ES): Eliane Souza de Carvalho

3. GESTÃO DEMOCRÁTICA NO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS: O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE CONSELHOS ESCOLARES
AUTOR(ES): Carmen Lígia Caldas

4. EDUCAÇÃO INTEGRAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM DIALOGO ESSENCIAL
AUTOR(ES): Edilaine Maria Mendes Ferreira; Regina Aparecida da Silva

5. AS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: A TRAJETÓRIA DO SINAES
AUTOR(ES): Amanda Guedes Andrade Bedritichuk 

6. A EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE NO BRASIL E O DECRETO Nº 5.154/2004
AUTOR(ES): Solange Flôres de Souza; Eglen Silvia Pipi Rodrigues 

7. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A IMPLEMENTAÇÃO DOS FÓRUNS DE EJA EM MATO GROSSO
AUTOR(ES): Jefferson Bento de Moura; Marcia dos Santos Ferreira 

8. AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: UM OLHAR SOBRE INDICADORES SOCIAIS PROPOSTOS PELO SINAES
AUTOR(ES): Arlete de Freitas Botelho; José Vieira de Sousa 

9. QUALIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: UMA ANALISE DA TEMATICA EM DISSERTAÇÕES E TESES PRODUZIDAS POS- SINAES
AUTOR(ES): José Vieira de Sousa; Lukelly Fernanda Amaral Gonçalves 

10.AS FASES DA VIDA A’UWE MARAIWATSEDE E O CICLO DE FORMAÇÃO HUMANA NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
AUTOR(ES): Luciana Akeme Sawasaki Manzano Deluci; Luciene de Morais Rosa

GT 5 – ESTADO E POLÍTICA EDUCACIONAL

Coordenação do GT – Profª Maria Vieira Silva – UFU     –      Sala 111

1. SELEÇÃO PARA INGRESSO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ADESÃO AO ENEM E SISU
AUTOR(ES): Isabelle Martins da Silva; Jackeline Nascimento Noronha da Luz 

2. EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE LIBRAS PARA AGENTES DE SEGURANÇA
AUTOR(ES): Dalva Ramos de Resende Matos; José Gabriel Antunes Assis ; Thábio de Almeida Silva

3. EDUCAÇÃO E VOLUNTARIADO NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
AUTOR(ES): Nayhara Mirelli Moraes da Silva; Rosani Rios Carvalho

4. REFLEXÕES SOBRE A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INTEGRAL
AUTOR(ES): Patrícia Pato dos Santos; Vilma Miranda de Brito

5. A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A PROBLEMATICA DO INSUCESSO ACADEMICO: UMA ANALISE DO FENOMENO DA EVASÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
AUTOR(ES): José da Silva Santos Junior

6. GESTÃO DESCENTRALIZADA E AUTONOMIA ESCOLAR: CONGRUÊNCIA NECESSÁRIA
AUTOR(ES): Mirella Villa de Araujo Tucunduva da Fonseca

7. CONTROLABILIDADE SOCIAL E OS CONSELHOS ESTADUAIS DO FUNDEB
AUTOR(ES): Gene Maria Vieira Lyra Silva

8. RELAÇÕES ENTRE O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDATICO, OS LIVROS DIDATICOS DE LINGUA PORTUGUESA E LETRAMENTO LITERARIO
AUTOR(ES): Larissa Warzocha Cruvinel; Renata Rocha Ribeiro

9. O MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE – MS E O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR)
AUTOR(ES): Maria Edinalva do Nascimento

10. A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A CERTIFICAÇÃO EM NIVEL DE ENSINO MEDIO DADA PELO ENEM ENQUANTO GARANTIA DO DIREITO A EDUCAÇÃO SUPERIOR
AUTOR(ES): Ana Moreira

 

 

GT 5 – ESTADO E POLÍTICA EDUCACIONAL

Coordenação do GT – Profª Maria Vieira Silva – UFU     –      Sala 112

1. A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO EVIDENCIADA NO IDEB EM ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA
AUTOR(ES): Franciele Ribeiro Lima; Maria Alice de Miranda Aranda

2. A CONFIGURAÇÃO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA OFERTADOS NO ESTADO DE MATO GROSSO, COM ENFASE NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIAS E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO
AUTOR(ES): Patricia Dias de Morais

3. PENSANDO A EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: CONCEPÇÕES E ESTRATEGIAS DO BANCO MUNDIAL E DA UNESCO (1990-2000)
AUTOR(ES): Rubia Yatsugafu

4. REFORMA EDUCACIONAL E A “NOVA GESTÃO PUBLICA”
AUTOR(ES): Sheila Santos de Oliveira

5. A AUTONOMIA UNIVERSITARIA NA REFORMA DE 1931
AUTOR(ES): Stephanie Pellucio; Paulo Augusto Duarte Firmino

6. OCDE, PISA E POLÍTICA EDUCACIONAL
AUTOR(ES): Rodrigo da Silva Pereira

7. O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS – PAR: PERSPECTIVA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
AUTOR(ES): Sangelita Miranda Franco Mariano; Lorena Sousa Carvalho

8. POLÍTICAS PÚBLICAS DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO.
AUTOR(ES): Dayse Centurion da Silva

9. CONCEPÇÃO SUPRANACIONAL DE QUALIDADE: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE BOLONHA
AUTOR(ES): Mary Ane de Souza

 

 

GT 5 – ESTADO E POLÍTICA EDUCACIONAL

Coordenação do GT – Profª Maria Vieira Silva – UFU     –      Sala 113

1. UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA: O CAMPUS DE BARREIRAS
AUTOR(ES): Nilza da Silva Martins de Lima

2. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: É UMA REALIDADE?
AUTOR(ES): Zaqueu Henrique de Souza; Maria do Socorro Duarte da Silva Couto

3. EDUCAÇÃO SUPERIOR PUBLICA: POLITICAS EDUCACIONAIS, AÇÕES AFIRMATIVAS E CAPITAL CULTURAL
AUTOR(ES): Roseli Souza dos Reis Nunes

4. A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA): ESTUDO DE CASO DA FACULDADE PARTICULAR DELTA EM GOIÂNIA-GOIÁS DO ANO DE 2008-2013 COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO PÚBLICA DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
AUTOR(ES): Daniele Lopes Oliveira

5. POLITICAS PUBLICAS PARA A EDUCAÇÃO BASICA: A CONTRIBUIÇÃO DO PRONATEC
AUTOR(ES): Marcelo M. Feres; Maria Lucia Ferreira

6. O PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO (PEE) E SEUS ENCONTROS COM O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE)
AUTOR(ES): Odorico Ferreira Cardoso Neto

7. EDUCAÇÃO INTEGRAL: REALIDADE LATENTE DAS EXPERIENCIAS DE UMA ESCOLA FRAGMENTADA E DISCIPLINAR NA CIDADE DE CORUMBA, MS
AUTOR(ES): Leandro Costa Vieira

8. AS AÇÕES DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL (2008-2014)
AUTOR(ES): Celeida Maria Costa de Souza e Silva; Fábio dos Santos; Waneide Ferreira Santos Assis

 

 

GT 7 – EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS

Coordenação do GT – Profª Anamaria Santana da Silva PPGE/CPAN-UFMS-      Sala 211

1. PERFIL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM GOIAS: ALGUMAS ANALISES

AUTOR(ES): Agda Lovato Teixeira; Monica Isabel Canuto Nunes 

 

2. OS FIOS E AS TRAMAS DA INFÂNCIA EM UM MUNICÍPIO GOIANO

AUTOR(ES): Altina Abadia da Silva; Priscilla de Andrade Silva Ximenes; Bráulio Ramos da Silva

 

3. APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA

AUTOR(ES): Felipe Vieira Gimenez 

 

4. A CRECHE EM ARTIGOS ACADÊMICOS PUBLICADOS NOS PERIÓDICOS NACIONAIS A1 E A2 DA ÁREA DE EDUCAÇÃO: UM RECORTE QUANTITATIVO (1997-2011)

AUTOR(ES): Michelle Abreu Furtado 

 

5. EDUCAÇÃO INFANTIL, CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE CONCEITOS: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL.

AUTOR(ES): Rosane Cândida de Almeida 

 

6. POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: MARCOS HISTÓRICOS E DESAFIOS POLÍTICOS

AUTOR(ES): Christine Garrido Marquez; Ivone Garcia Barbosa 

 

7. EDUCAÇÃO DA CRIANÇA PEQUENA: A VIOLAÇÃO DO DIREITO NA FAIXA-ETARIA DE ZERO A TRES ANOS

AUTOR(ES): Ivanilde dos Santos Mafra 

 

8. A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS MENORES DE SETE ANOS NA ABORDAGEM DE LOURENÇO FILHO: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES

AUTOR(ES): Telma Aparecida Teles Martins Silveira; Nancy Nonato de Lima Alves; Ivone Garcia Barbosa

 

 

GT 8 – FORMAÇAO DE PROFESSORES

Coordenação do GT – Profª Iria Brzezinski   –      Sala 208

1. REFLETINDO A FORMAÇÃO E A ATUAÇÃO DE PROFESSORAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
AUTOR(ES): Franciely Oliani Pietrobom; Hellen Cristiey Batista de Melo; Morgana de Fatima Agostini Martins 

2. AS NARRATIVAS DAS BOLSISTAS SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA
AUTOR(ES): Laíse Ataides Ribeiro; Rosenilde Nogueira Paniago; Sandra Mara Santos Lemos de Oliveira 

3. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E SUA RELAÇÃO COM OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA
AUTOR(ES): Ari Raimann 

4. A EMPIRIA DAS PESQUISAS BRASILEIRAS SOBRE A SINDICALIZAÇÃO DE PROFESSORES EM INICIO DE CARREIRA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA NO IBICT
AUTOR(ES): Deise Ramos da Rocha 

5. A PRODUÇÃO DE PESQUISAS SOBRE POLIVALÊNCIIA E PROFESSOR POLIVALENTE: UMA ANALISE DOS PERIODICOS NACIONAIS ENTRE 1980 – 2013
AUTOR(ES): Shirleide Pereira da Silva Cruz; Gabriella Dias dos Santos 

6. ANALISE DO DESENVOLVIMENTO DA COMPETENCIA DIGITAL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA FORMAÇÃO DOCENTE
AUTOR(ES): Liz Sandra Souza e Souza

7. IDENTIDADES/DIFERENÇAS, GESTÃO E DIVERSIDADE CULTURAL NA ESCOLA
AUTOR(ES): Rose Cristiani Franco Seco Liston; Espedito Saraiva Monteiro 

8. FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA CRECHE: UMA IDENTIDADE EM CONSTRUÇÃO
AUTOR(ES):Luci Carlos de Andrade;Lucrecia Stringhetta Mello 

 

 

GT 8 – FORMAÇAO DE PROFESSORES

Coordenação do GT – Profª Iria Brzezinski   –      Sala 209

1. A CONSTITUIÇÃO DE INÉDITOS-VIÁVEIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

AUTOR(ES): Rejane de Oliveira Alves 

 

2. NARRATIVAS AUTOBIOGRAFICAS COMO ELO ENTRE A SUBJETIVIDADE E OS SABERES DA FORMAÇÃO INICIAL.

AUTOR(ES): Juliana Pereira de Araujo; Elis Regina da Costa 

 

3. UM OLHAR SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO BILÍNGUE ENTRE OS A’UWÊ UPTABI , REALIZADO NAS ESCOLAS ESTADUAIS INDÍGENAS, NO MUNICÍPIO DE CAMPINÁPOLIS/MT

AUTOR(ES): Rita Natália Batista da Silva 

 

4. PERFIL DE INGRESSANTES NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: DIÁLOGO COM OS ESTUDOS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

AUTOR(ES): Ana Maria Porto Nascimento; Raquel C Dorr; Regina da Silva Pina Neves 

 

5. A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E QUESTÕES EMERGENTES: IMPLICAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO EDUCACIONAL

AUTOR(ES): Simone Leal Souza Coité; Jacira da Silva Câmara; Gabriela Sousa Rego Pimentel 

 

6. AS LICENCIATURAS NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: PRESSUPOSTOS PARA O ENFRENTAMENTO A EVASÃO

AUTOR(ES): Vanderleida R. F. Queiroz 

 

7. POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE FORMADORES DE PROFESSORES EM MATO GROSSO

AUTOR(ES): Rosivete Oliveira da Silva

 

 

GT 8 – FORMAÇAO DE PROFESSORES

Coordenação do GT – Profª Iria Brzezinski   –      Sala 210

1. A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DA CIÊNCIA DA SAÚDE DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR
AUTOR(ES): Vanessa T. Bueno Campos

2. INTERCULTURALIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.645/08 NAS ESCOLAS: ALGUMAS PROPOSIÇÕES
AUTOR(ES): Gerda Langmantel Eichholz

3. PENSANDO O ENSINO DA ARTE: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA, CONCEITOS EM HIBRIDIZAÇÃO
AUTOR(ES): Melina Coutinho Ferreira; Rosely Ribeiro Lima

4. A LUTA E O LUTO: UM PARALELO ENTRE A FORMAÇÃO SINDICAL E A FORMAÇÃO DO ESTADO EM MATO GROSSO NA CONSTITUIÇÃO DE UMA IDENTIDADE POLITICA
AUTOR(ES): Eder Carlos Cardoso Diniz

5. SABERES DOCENTES NO CURSO DE PEDAGOGIA
AUTOR(ES): José Roberto de Souza Santos

6. A FORMAÇÃO CONTINUADA EM ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGOGICO: AÇÕES MEDIADAS PELA INTERDISCIPLINARIDADE
AUTOR(ES): Katyuscia Oshiro

7. EU TÔ VOLTANDO PRÁ CASA: NARRATIVAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES INICIANTES
AUTOR(ES): Andre Afonso Vilela

8.NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADAS AO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA FEDERAL DE UBERABA, MG.
AUTOR(ES): Patricia Ferreira Bianchini Borges.

 

 

GT 9 – TRABALHO E EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS

Coordenação do GT – Profª Maria Emília de Castro Rodrigues – UFG   –      Sala 308

1. RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E TRABALHO NO ENSINO MEDIO INTEGRADO AO ENSINO TECNICO: REFLEXÕES SOBRE OS PRINCIPAIS CONCEITOS ORIENTADORES
AUTOR(ES): Silvia Rosa

2. JOVENS ALUNOS DO PROEJA DE URUTAI: CONCEPÇÕES ACERCA DA ESCOLARIZAÇÃO E DO MUNDO DO TRABALHO
AUTOR(ES): Claitonei de Siqueira Santos 

3. A CONTRIBUIÇÃO DE FREIRE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
AUTOR(ES): Maria do Rosário Teles de Farias; Maribel Schveeidt

4. O PROFESSOR E O CUIDADO DE SI: CONFLITOS E CONTRADIÇÕES NO TRABALHO
AUTOR(ES): Tatiana Calheiro Lapas Leão; Antônio Carlos do Nascimento Osório

5. FOUCAULT E AS TENTATIVAS DO CORPUS DO CONHECIMENTO EM PESQUISA
AUTOR(ES): Antônio Carlos do Nascimento Osório; Tatiana Calheiro Lapas Leão

6. TECNOLOGIAS, TRABALHO DOCENTE E EVASÃO NOS CURSOS DE ENGENHARIA NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DO TRIÂNGULO MINEIRO, MG
AUTOR(ES): Antonio José D Almeida Junior

7. REFORMAS RECENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A DUALIDADE ASSUMIDA
AUTOR(ES): Júlio Cézar Garcia; Helvecio Goulart Malta de Sá; Oyana Rodrigues dos Santos

 

 

GT 9 – TRABALHO E EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS

Coordenação do GT – Profª Maria Emília de Castro Rodrigues – UFG   –      Sala 309

1. O PROEJA-FIC/PRONATEC EM GOIANIA, NA PERSPECTIVA DOS EDUCANDOS E DOS EDUCADORES
AUTOR(ES): Mara Franco de Sá; Maria Aldina Gomes da Silva Francisco

2. OS SIGNIFICADOS DAS AÇÕES DO PROGRAMA CERTIFIC NA ATIVIDADE LABORAL: A PERCEPÇÃO DOS TRABALHADORES
AUTOR(ES): Sinara Nunes Guedes

3. ANALISE DE DISCURSO SOBRE TERCEIRIZAÇÃO E PRECARIZAÇÃO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO
AUTOR(ES): Regina Celia de Barros

4. REFLEXÕES ACERCA DOS SENTIDOS DA COMPETENCIA
AUTOR(ES): Caetana Juracy Rezende Silva

5. TRABALHO E QUALIFICAÇÃO NAS CADEIAS DE PRODUÇÃO GLOBAL – TRAJETORIAS E PERSPECTIVAS DOS TRABALHADORES DAS CONFECÇÕES DE GOIANIA-GO
AUTOR(ES): Cláudia Borges Costa; Remi Castioni

6. A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024): REFLEXÕES INICIAIS
AUTOR(ES): Edna Maria de Jesus Cardoso; Iraci Balbina Goncalves Silva; Maria José do Nascimento

 

GT 14 – SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Coordenação do GT – Profª Maria da Anunciação Pinheiro Barros Neta – UFMT   –      Sala 311

1. A ESCOLA COMO OBJETO DE PESQUISA: AS CONTRIBUIÇÕES DE LUIZ PEREIRA PARA A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
AUTOR(ES): Nubia Ferreira Ribeiro

2. O RANKING DAS ESCOLAS E O MERCADO ESCOLAR: CONSIDERAÇÕES SOBRE O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO
AUTOR(ES): Daiani Damm Tonetto Riedner

3. ARTE LITERARIA E SABERES SOCIAIS PELAS TRAMAS DE A CAVERNA
AUTOR(ES): Cleidna Ap. de lima

4. A PRODUÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR NO COLEGIO MILITAR DE CAMPO GRANDE: UMA ANALISE SOBRE O OLHAR DOS GESTORES
AUTOR(ES): Alice Felisberto da Silva; Ariadne Teixeira; Aritana Jara de Alencar

5. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ANTROPOFAGIA: ESTETICA E POLITICA
AUTOR(ES): Herman Oliveira

6. A BRINCADEIRA NO ESPAÇO HOSPITALAR
AUTOR(ES): Marlene G. Oliveira

7. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA ADOLESCÊNCIA POR PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO DISTRITO FEDERAL
AUTOR(ES): Divaneide Lira Lima Paixao; Rosana Marcia Rolando Aguiar

 

 

GT 16 – EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Coordenação do GT – Profª Joana Peixoto – IFGoiás    –      Sala 401

1. O IDOSO NO UNIVERSO DIGITAL
AUTOR(ES): Mirza Seabra Toschi; Edimar Pereira da Silva; Márcia Mendes Marquez de Oliveira

2. O PAPEL DAS EMOÇÕES NA EXPERIÊNCIA DE VISITA A UM MUSEU DE CIÊNCIAS
AUTOR(ES): Gustavo Lopes Ferreira

3. POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO DA CULTURA DIDÁTICA DIGITAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
AUTOR(ES): Dorisdei Valente Rodrigues

4. PROJETOS AMBIENTAIS EMPRESARIAS E A INSERÇÃO DE ARTEFATOS CULTURAIS NO AMBIENTE ESCOLAR
AUTOR(ES): Dalila de Souza Ferreira; Lucia de Fatima Estevinho Guido; Karina Fuzaro

5. SÓ O COMPUTADOR É SUFICIENTE? REFLEXÕES ACERCA DO USO ESCOLAR DA INTERNET
AUTOR(ES): Joelci Mora Silva; Sonia da Cunha Urt

6. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E ENSINO SUPERIOR: ALGUMAS REFLEXÕES TEORICAS E FILOSOFICAS
AUTOR(ES): Carlos Henrique Tavares de Freitas; Kátia Morosov Alonso; Cristiano Maciel

7. USOS DOS CELULARES EM ESCOLAS PÚBLICAS
AUTOR(ES): Livia Neiva

 

 

GT 21 – EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Coordenação do GT – Profª Cândida Soares da Costa – UFMT   –      Sala 406

1. METODOLOGIAS E ITINERARIOS DO MAPEAMENTO SOCIAL DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE MATA CAVALO, MATO GROSSO, BRASIL
AUTOR(ES): Regina Aparecida da Silva; Michelle Jaber

2. PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: INSTRUMENTOS PARA DESCONSTRUÇÃO DO FALSO MITO DE DEMOCRACIA RACIAL E PARA DIMINUIÇÃO DAS DESIGUALDADES RACIAIS NO BRASIL
AUTOR(ES): Cândida Cespedes Ribeiro

3. CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADE DO DISCURSO DAS POLÍTICAS AFIRMATIVAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
AUTOR(ES): Erica Silva Rocha

4. OS PRECURSORES DA ENFERMAGEM EM MT E A FABRICAÇÃO PADRONIZADA DE PROFISSIONAIS EM ENFERMAGEM NA UFMT- ABSORÇÃO DO PADRÃO DE ENSINO DA ESCOLA DE ENFERMAGEM ANNA NERY
AUTOR(ES): Valdeci Silva Mendes; Candida Soares da Costa

5. INCLUSÃO DO ESTUDANTE INDÍGENA NA UNIVERSIDADE: APROXIMAÇÃO À REALIDADE MATO-GROSSENSE
AUTOR(ES): Renata Marien Knupp Medeiros; Adriane Aparecida de Freitas Silva; Beleni Salete Grando

6. EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS: DESAFIOS EPISTEMICOS E PRATICOS PARA O ENSINO DA HISTORIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NA ESCOLA
AUTOR(ES): Eugenia Portela de Siqueira Marques; Wilker Solidade da

7. O NEGRO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL APÓS A LEI 10.639/03
AUTOR(ES): Elzanir Leandro Bandeira da Silva Monteiro

8. ENTRAVES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICOS RACIAIS
AUTOR(ES): Aurea gardeni Sousa da Silva; Cleonice Peotoni; Maria Lúcia Rodrigues Muller

 

 

GT 23 – GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO

Coordenação do GT – Profª Constantina Xavier Filha – UFM –      Sala 407

1. DIFERENÇAS, IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO: A VISIBILIDADE TRANS NA ESCOLA
AUTOR(ES): Tiago Duque 

2. CENAS ESCOLARES VIVENCIADAS POR TRAVESTIS: DESAFIOS A FORMAÇÃO DOCENTE
AUTOR(ES): Sandro Prado Santos; Fernanda Fernandes dos Santos Rodrigues

3. PESSOAS TRANS E ESPAÇOS ESCOLARES: O USO DO BANHEIRO FEMININO E SEUS IMPACTOS
AUTOR(ES): Neil Franco Pereira de Almeida; Graça Aparecida Cicillini