Comunicação Oral – 22 de outubro
LOCAL – ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES DA PUC GOIÁS
HORÁRIO: 14h30min às 17h30min
GT 2 – HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Coordenação do GT – Profª Diane Valdez – UFG – Sala 101
1. CONTEUDOS ESPECIFICOS DE PSICOLOGIA NOS PROGRAMAS DA DISCIPLINA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA HISTORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA
AUTOR(ES): Claudio Gonçalves Prado; Décio Gatti Júnior
2. REPRESENTAÇÕES DA ESCOLA PRIMÁRIA E DA CULTURA ESCOLAR NO GRUPO ESCOLAR LEONIDAS DE MATOS – MT (1937-1945)
AUTOR(ES): Emilene Fontes
3. TRAÇOS DA CULTURA ESCOLAR DO EDUCANDÁRIO NOSSA SENHORA APARECIDA (IPAMERI/GO 1936 A 1969)
AUTOR(ES): Patricia Rodrigues Luiz Peixoto; Aparecida Maria Almeida Barros
4. A CULTURA ESCOLAR DE ENSINO SECUNDÁRIO CAMPO-GRANDENSE: LEITURAS NAS MEMÓRIAS DE MARIA CONSTANÇA BARROS MACHADO
AUTOR(ES): Daniela Felisberto da Silva
5. SYLVIO ROMERO: DO ENSINO DE FILOSOFIA AO CURSO DE LÓGICA NO COLÉGIO PEDRO II (1880-1907)
AUTOR(ES): Thiago Oliveira Custódio; Douglas Oliveira Custódio; Artur D’Amico Bezerra
6. A REFORMA UNIVERSITARIA DE 1968: EXPANSÃO E REPRESSÃO
AUTOR(ES): Artur D’Amico Bezerra; Thiago Oliveira Custódio; Douglas Oliveira Custódio
7. BALANÇO DAS PESQUISAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO INTERIOR DE MATO GROSSO DO SUL
AUTOR(ES): Kênia Hilda Moreira; Alessandra Cristina Furtado
8. EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO: UMA LEITURA SOBRE SUAS RELAÇÕES HISTÓRICAS E FILOSÓFICAS
AUTOR(ES): Ianamary Monteiro Marcondes; Ricardo Teiji Paula Takaki
GT 2 – HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Coordenação do GT – Profª Diane Valdez – UFG – Sala 109
1. A TRANSFERÊNCIA DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DA CIDADE DE GOIÁS PARA A NOVA CAPITAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA DO IFG
AUTOR(ES): Helvecio Goulart Malta de Sá; Denise Silva Araújo; Gilda A. Nascimento
2. EDUCAÇÃO REPUBLICANA EM MATO GROSSO: PRINCÍPIOS EDUCACIONAIS NA INSTRUÇÃO PÚBLICA (1889-1894)
AUTOR(ES): Nilce Vieira Campos Ferreira
3. TRANSFORMANDO VESTÍGIOS EM ÍNDICIOS DO PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UM GINÁSIO DO SUL DE MATO GROSSO (1930-1940): PERCURSOS INVESTIGAÇÕES
AUTOR(ES): Maria Cecilia Serafim Silva; Wanderlice da Silva Assis
4. PERCURSOS DO ENSINO SUPERIOR EM UBERABA: A FACULDADE DE ODONTOLOGIA DO TRIANGULO MINEIRO (1947-1968)
AUTOR(ES): Neirimar de Castilho Ferreira; Giseli Cristina do Vale Gatti
5. ESTUDOS REGIONAIS E HISTÓRIA LOCAL: NOVAS POSSIBILIDADES PARA O A COMPREENSÃO DO ENSINO RELIGIOSO
AUTOR(ES): Raimundo Márcio Mota De Castro
6. O CATOLICISMO ULTRAMONTANO: UM ESTUDO SOBRE A INSTRUÇÃO FEMININA NO COLEGIO SANT’ANNA NO FINDAR DO SECULO XIX ATE MEADOS DO SECULO XX
AUTOR(ES): Kênia Guimarães Furquim Camargo
7. A MISSÃO FRANCISCANA E A ESCOLA PATRONATO SÃO FRANCISCO EM DOURADOS-MS, DECADAS DE 1940 A 1960
AUTOR(ES): Maria Ivanete Nonato Gonsalves
GT 4 – DIDÁTICA
Coordenação do GT – Prof. Orlando Fernandes Aquino – UNIUBE – Sala 201
1. A AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO SUPERIOR: O QUE DIZEM OS PROJETOS PEDAGOGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO ACERCA DA AVALIAÇÃO FORMATIVA?
AUTOR(ES): Natália Luiza da Silva; Olenir Maria Mendes
2. ANÁLISE CRÍTICA DE GÊNEROS PARA UMA PRÁTICA DE LETRAMENTOS CRÍTICOS NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA
AUTOR(ES): Amanda Oliveira Rechetnicou
3. DEVER DE CASA: E POSSIVEL OUTRA FORMA DE PENSAR ESSE INSTRUMENTO?
AUTOR(ES): Roseane Paulo da Cunha
4. EXPERIMENTO DIDÁTICO COMO METODOLOGIA DE PESQUISA: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DO “ESTADO DO CONHECIMENTO”
AUTOR(ES): José Divino Neves; Marilene Ribeiro Resende
5. AULA EXPOSITIVA E O USO DAS TECNOLOGIAS COMO FORMA DE APROXIMAÇÃO ENTRE PROFESSORES E ALUNOS
AUTOR(ES): Thalita Andressa Barbosa Paes Landim
6. TEMPO DE INFÂNCIA E TEMPO DE ESCOLA: OS SIGNIFICADOS E SENTIDOS ATRIBUÍDOS PELAS CRIANÇAS À ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL
AUTOR(ES): Gilda A. Nascimento; Denise Silva Araújo; Elias Pascoal
7. SER PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NO UNIVERSO DA PRÁTICA DOCENTE: UMA LEITURA INTERDISCIPLINAR EM FENOMENOLOGIA
AUTOR(ES): Gesilane de Oliveira Maciel José
GT 5 – ESTADO E POLÍTICA EDUCACIONAL
Coordenação do GT – Profª Maria Vieira Silva – UFU – Sala 110
1. POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DOCENTE A PARTIR DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR): ANÁLISE DE SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO SUL-MATO-GROSSENSES
AUTOR(ES): Maria Veronica de Souza
2. ENTRAVES, FACILITADORES E POTENCIALIDADES A GESTÃO DEMOCRATICA NO PROCESSO DE REORIENTAÇÃO CURRICULAR
AUTOR(ES): Eliane Souza de Carvalho
3. GESTÃO DEMOCRÁTICA NO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS: O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE CONSELHOS ESCOLARES
AUTOR(ES): Carmen Lígia Caldas
4. EDUCAÇÃO INTEGRAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM DIALOGO ESSENCIAL
AUTOR(ES): Edilaine Maria Mendes Ferreira; Regina Aparecida da Silva
5. AS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: A TRAJETÓRIA DO SINAES
AUTOR(ES): Amanda Guedes Andrade Bedritichuk
6. A EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE NO BRASIL E O DECRETO Nº 5.154/2004
AUTOR(ES): Solange Flôres de Souza; Eglen Silvia Pipi Rodrigues
7. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A IMPLEMENTAÇÃO DOS FÓRUNS DE EJA EM MATO GROSSO
AUTOR(ES): Jefferson Bento de Moura; Marcia dos Santos Ferreira
8. AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: UM OLHAR SOBRE INDICADORES SOCIAIS PROPOSTOS PELO SINAES
AUTOR(ES): Arlete de Freitas Botelho; José Vieira de Sousa
9. QUALIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: UMA ANALISE DA TEMATICA EM DISSERTAÇÕES E TESES PRODUZIDAS POS- SINAES
AUTOR(ES): José Vieira de Sousa; Lukelly Fernanda Amaral Gonçalves
10.AS FASES DA VIDA A’UWE MARAIWATSEDE E O CICLO DE FORMAÇÃO HUMANA NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
AUTOR(ES): Luciana Akeme Sawasaki Manzano Deluci; Luciene de Morais Rosa
GT 5 – ESTADO E POLÍTICA EDUCACIONAL
Coordenação do GT – Profª Maria Vieira Silva – UFU – Sala 111
1. SELEÇÃO PARA INGRESSO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ADESÃO AO ENEM E SISU
AUTOR(ES): Isabelle Martins da Silva; Jackeline Nascimento Noronha da Luz
2. EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE LIBRAS PARA AGENTES DE SEGURANÇA
AUTOR(ES): Dalva Ramos de Resende Matos; José Gabriel Antunes Assis ; Thábio de Almeida Silva
3. EDUCAÇÃO E VOLUNTARIADO NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
AUTOR(ES): Nayhara Mirelli Moraes da Silva; Rosani Rios Carvalho
4. REFLEXÕES SOBRE A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INTEGRAL
AUTOR(ES): Patrícia Pato dos Santos; Vilma Miranda de Brito
5. A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A PROBLEMATICA DO INSUCESSO ACADEMICO: UMA ANALISE DO FENOMENO DA EVASÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
AUTOR(ES): José da Silva Santos Junior
6. GESTÃO DESCENTRALIZADA E AUTONOMIA ESCOLAR: CONGRUÊNCIA NECESSÁRIA
AUTOR(ES): Mirella Villa de Araujo Tucunduva da Fonseca
7. CONTROLABILIDADE SOCIAL E OS CONSELHOS ESTADUAIS DO FUNDEB
AUTOR(ES): Gene Maria Vieira Lyra Silva
8. RELAÇÕES ENTRE O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDATICO, OS LIVROS DIDATICOS DE LINGUA PORTUGUESA E LETRAMENTO LITERARIO
AUTOR(ES): Larissa Warzocha Cruvinel; Renata Rocha Ribeiro
9. O MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE – MS E O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR)
AUTOR(ES): Maria Edinalva do Nascimento
10. A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A CERTIFICAÇÃO EM NIVEL DE ENSINO MEDIO DADA PELO ENEM ENQUANTO GARANTIA DO DIREITO A EDUCAÇÃO SUPERIOR
AUTOR(ES): Ana Moreira
GT 5 – ESTADO E POLÍTICA EDUCACIONAL
Coordenação do GT – Profª Maria Vieira Silva – UFU – Sala 112
1. A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO EVIDENCIADA NO IDEB EM ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA
AUTOR(ES): Franciele Ribeiro Lima; Maria Alice de Miranda Aranda
2. A CONFIGURAÇÃO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA OFERTADOS NO ESTADO DE MATO GROSSO, COM ENFASE NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIAS E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO
AUTOR(ES): Patricia Dias de Morais
3. PENSANDO A EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: CONCEPÇÕES E ESTRATEGIAS DO BANCO MUNDIAL E DA UNESCO (1990-2000)
AUTOR(ES): Rubia Yatsugafu
4. REFORMA EDUCACIONAL E A “NOVA GESTÃO PUBLICA”
AUTOR(ES): Sheila Santos de Oliveira
5. A AUTONOMIA UNIVERSITARIA NA REFORMA DE 1931
AUTOR(ES): Stephanie Pellucio; Paulo Augusto Duarte Firmino
6. OCDE, PISA E POLÍTICA EDUCACIONAL
AUTOR(ES): Rodrigo da Silva Pereira
7. O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS – PAR: PERSPECTIVA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
AUTOR(ES): Sangelita Miranda Franco Mariano; Lorena Sousa Carvalho
8. POLÍTICAS PÚBLICAS DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO.
AUTOR(ES): Dayse Centurion da Silva
9. CONCEPÇÃO SUPRANACIONAL DE QUALIDADE: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE BOLONHA
AUTOR(ES): Mary Ane de Souza
GT 5 – ESTADO E POLÍTICA EDUCACIONAL
Coordenação do GT – Profª Maria Vieira Silva – UFU – Sala 113
1. UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA: O CAMPUS DE BARREIRAS
AUTOR(ES): Nilza da Silva Martins de Lima
2. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: É UMA REALIDADE?
AUTOR(ES): Zaqueu Henrique de Souza; Maria do Socorro Duarte da Silva Couto
3. EDUCAÇÃO SUPERIOR PUBLICA: POLITICAS EDUCACIONAIS, AÇÕES AFIRMATIVAS E CAPITAL CULTURAL
AUTOR(ES): Roseli Souza dos Reis Nunes
4. A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA): ESTUDO DE CASO DA FACULDADE PARTICULAR DELTA EM GOIÂNIA-GOIÁS DO ANO DE 2008-2013 COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO PÚBLICA DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
AUTOR(ES): Daniele Lopes Oliveira
5. POLITICAS PUBLICAS PARA A EDUCAÇÃO BASICA: A CONTRIBUIÇÃO DO PRONATEC
AUTOR(ES): Marcelo M. Feres; Maria Lucia Ferreira
6. O PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO (PEE) E SEUS ENCONTROS COM O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE)
AUTOR(ES): Odorico Ferreira Cardoso Neto
7. EDUCAÇÃO INTEGRAL: REALIDADE LATENTE DAS EXPERIENCIAS DE UMA ESCOLA FRAGMENTADA E DISCIPLINAR NA CIDADE DE CORUMBA, MS
AUTOR(ES): Leandro Costa Vieira
8. AS AÇÕES DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL (2008-2014)
AUTOR(ES): Celeida Maria Costa de Souza e Silva; Fábio dos Santos; Waneide Ferreira Santos Assis
GT 7 – EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS
Coordenação do GT – Profª Anamaria Santana da Silva PPGE/CPAN-UFMS- Sala 211
1. PERFIL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM GOIAS: ALGUMAS ANALISES
AUTOR(ES): Agda Lovato Teixeira; Monica Isabel Canuto Nunes
2. OS FIOS E AS TRAMAS DA INFÂNCIA EM UM MUNICÍPIO GOIANO
AUTOR(ES): Altina Abadia da Silva; Priscilla de Andrade Silva Ximenes; Bráulio Ramos da Silva
3. APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA
AUTOR(ES): Felipe Vieira Gimenez
4. A CRECHE EM ARTIGOS ACADÊMICOS PUBLICADOS NOS PERIÓDICOS NACIONAIS A1 E A2 DA ÁREA DE EDUCAÇÃO: UM RECORTE QUANTITATIVO (1997-2011)
AUTOR(ES): Michelle Abreu Furtado
5. EDUCAÇÃO INFANTIL, CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE CONCEITOS: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL.
AUTOR(ES): Rosane Cândida de Almeida
6. POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: MARCOS HISTÓRICOS E DESAFIOS POLÍTICOS
AUTOR(ES): Christine Garrido Marquez; Ivone Garcia Barbosa
7. EDUCAÇÃO DA CRIANÇA PEQUENA: A VIOLAÇÃO DO DIREITO NA FAIXA-ETARIA DE ZERO A TRES ANOS
AUTOR(ES): Ivanilde dos Santos Mafra
8. A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS MENORES DE SETE ANOS NA ABORDAGEM DE LOURENÇO FILHO: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES
AUTOR(ES): Telma Aparecida Teles Martins Silveira; Nancy Nonato de Lima Alves; Ivone Garcia Barbosa
GT 8 – FORMAÇAO DE PROFESSORES
Coordenação do GT – Profª Iria Brzezinski – Sala 208
1. REFLETINDO A FORMAÇÃO E A ATUAÇÃO DE PROFESSORAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
AUTOR(ES): Franciely Oliani Pietrobom; Hellen Cristiey Batista de Melo; Morgana de Fatima Agostini Martins
2. AS NARRATIVAS DAS BOLSISTAS SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA
AUTOR(ES): Laíse Ataides Ribeiro; Rosenilde Nogueira Paniago; Sandra Mara Santos Lemos de Oliveira
3. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E SUA RELAÇÃO COM OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA
AUTOR(ES): Ari Raimann
4. A EMPIRIA DAS PESQUISAS BRASILEIRAS SOBRE A SINDICALIZAÇÃO DE PROFESSORES EM INICIO DE CARREIRA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA NO IBICT
AUTOR(ES): Deise Ramos da Rocha
5. A PRODUÇÃO DE PESQUISAS SOBRE POLIVALÊNCIIA E PROFESSOR POLIVALENTE: UMA ANALISE DOS PERIODICOS NACIONAIS ENTRE 1980 – 2013
AUTOR(ES): Shirleide Pereira da Silva Cruz; Gabriella Dias dos Santos
6. ANALISE DO DESENVOLVIMENTO DA COMPETENCIA DIGITAL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA FORMAÇÃO DOCENTE
AUTOR(ES): Liz Sandra Souza e Souza
7. IDENTIDADES/DIFERENÇAS, GESTÃO E DIVERSIDADE CULTURAL NA ESCOLA
AUTOR(ES): Rose Cristiani Franco Seco Liston; Espedito Saraiva Monteiro
8. FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA CRECHE: UMA IDENTIDADE EM CONSTRUÇÃO
AUTOR(ES):Luci Carlos de Andrade;Lucrecia Stringhetta Mello
GT 8 – FORMAÇAO DE PROFESSORES
Coordenação do GT – Profª Iria Brzezinski – Sala 209
1. A CONSTITUIÇÃO DE INÉDITOS-VIÁVEIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
AUTOR(ES): Rejane de Oliveira Alves
2. NARRATIVAS AUTOBIOGRAFICAS COMO ELO ENTRE A SUBJETIVIDADE E OS SABERES DA FORMAÇÃO INICIAL.
AUTOR(ES): Juliana Pereira de Araujo; Elis Regina da Costa
3. UM OLHAR SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO BILÍNGUE ENTRE OS A’UWÊ UPTABI , REALIZADO NAS ESCOLAS ESTADUAIS INDÍGENAS, NO MUNICÍPIO DE CAMPINÁPOLIS/MT
AUTOR(ES): Rita Natália Batista da Silva
4. PERFIL DE INGRESSANTES NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: DIÁLOGO COM OS ESTUDOS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
AUTOR(ES): Ana Maria Porto Nascimento; Raquel C Dorr; Regina da Silva Pina Neves
5. A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E QUESTÕES EMERGENTES: IMPLICAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO EDUCACIONAL
AUTOR(ES): Simone Leal Souza Coité; Jacira da Silva Câmara; Gabriela Sousa Rego Pimentel
6. AS LICENCIATURAS NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: PRESSUPOSTOS PARA O ENFRENTAMENTO A EVASÃO
AUTOR(ES): Vanderleida R. F. Queiroz
7. POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE FORMADORES DE PROFESSORES EM MATO GROSSO
AUTOR(ES): Rosivete Oliveira da Silva
GT 8 – FORMAÇAO DE PROFESSORES
Coordenação do GT – Profª Iria Brzezinski – Sala 210
1. A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DA CIÊNCIA DA SAÚDE DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR
AUTOR(ES): Vanessa T. Bueno Campos
2. INTERCULTURALIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.645/08 NAS ESCOLAS: ALGUMAS PROPOSIÇÕES
AUTOR(ES): Gerda Langmantel Eichholz
3. PENSANDO O ENSINO DA ARTE: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA, CONCEITOS EM HIBRIDIZAÇÃO
AUTOR(ES): Melina Coutinho Ferreira; Rosely Ribeiro Lima
4. A LUTA E O LUTO: UM PARALELO ENTRE A FORMAÇÃO SINDICAL E A FORMAÇÃO DO ESTADO EM MATO GROSSO NA CONSTITUIÇÃO DE UMA IDENTIDADE POLITICA
AUTOR(ES): Eder Carlos Cardoso Diniz
5. SABERES DOCENTES NO CURSO DE PEDAGOGIA
AUTOR(ES): José Roberto de Souza Santos
6. A FORMAÇÃO CONTINUADA EM ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGOGICO: AÇÕES MEDIADAS PELA INTERDISCIPLINARIDADE
AUTOR(ES): Katyuscia Oshiro
7. EU TÔ VOLTANDO PRÁ CASA: NARRATIVAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES INICIANTES
AUTOR(ES): Andre Afonso Vilela
8.NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADAS AO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA FEDERAL DE UBERABA, MG.
AUTOR(ES): Patricia Ferreira Bianchini Borges.
GT 9 – TRABALHO E EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS
Coordenação do GT – Profª Maria Emília de Castro Rodrigues – UFG – Sala 308
1. RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E TRABALHO NO ENSINO MEDIO INTEGRADO AO ENSINO TECNICO: REFLEXÕES SOBRE OS PRINCIPAIS CONCEITOS ORIENTADORES
AUTOR(ES): Silvia Rosa
2. JOVENS ALUNOS DO PROEJA DE URUTAI: CONCEPÇÕES ACERCA DA ESCOLARIZAÇÃO E DO MUNDO DO TRABALHO
AUTOR(ES): Claitonei de Siqueira Santos
3. A CONTRIBUIÇÃO DE FREIRE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
AUTOR(ES): Maria do Rosário Teles de Farias; Maribel Schveeidt
4. O PROFESSOR E O CUIDADO DE SI: CONFLITOS E CONTRADIÇÕES NO TRABALHO
AUTOR(ES): Tatiana Calheiro Lapas Leão; Antônio Carlos do Nascimento Osório
5. FOUCAULT E AS TENTATIVAS DO CORPUS DO CONHECIMENTO EM PESQUISA
AUTOR(ES): Antônio Carlos do Nascimento Osório; Tatiana Calheiro Lapas Leão
6. TECNOLOGIAS, TRABALHO DOCENTE E EVASÃO NOS CURSOS DE ENGENHARIA NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DO TRIÂNGULO MINEIRO, MG
AUTOR(ES): Antonio José D Almeida Junior
7. REFORMAS RECENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A DUALIDADE ASSUMIDA
AUTOR(ES): Júlio Cézar Garcia; Helvecio Goulart Malta de Sá; Oyana Rodrigues dos Santos
GT 9 – TRABALHO E EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS
Coordenação do GT – Profª Maria Emília de Castro Rodrigues – UFG – Sala 309
1. O PROEJA-FIC/PRONATEC EM GOIANIA, NA PERSPECTIVA DOS EDUCANDOS E DOS EDUCADORES
AUTOR(ES): Mara Franco de Sá; Maria Aldina Gomes da Silva Francisco
2. OS SIGNIFICADOS DAS AÇÕES DO PROGRAMA CERTIFIC NA ATIVIDADE LABORAL: A PERCEPÇÃO DOS TRABALHADORES
AUTOR(ES): Sinara Nunes Guedes
3. ANALISE DE DISCURSO SOBRE TERCEIRIZAÇÃO E PRECARIZAÇÃO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO
AUTOR(ES): Regina Celia de Barros
4. REFLEXÕES ACERCA DOS SENTIDOS DA COMPETENCIA
AUTOR(ES): Caetana Juracy Rezende Silva
5. TRABALHO E QUALIFICAÇÃO NAS CADEIAS DE PRODUÇÃO GLOBAL – TRAJETORIAS E PERSPECTIVAS DOS TRABALHADORES DAS CONFECÇÕES DE GOIANIA-GO
AUTOR(ES): Cláudia Borges Costa; Remi Castioni
6. A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024): REFLEXÕES INICIAIS
AUTOR(ES): Edna Maria de Jesus Cardoso; Iraci Balbina Goncalves Silva; Maria José do Nascimento
GT 14 – SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Coordenação do GT – Profª Maria da Anunciação Pinheiro Barros Neta – UFMT – Sala 311
1. A ESCOLA COMO OBJETO DE PESQUISA: AS CONTRIBUIÇÕES DE LUIZ PEREIRA PARA A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
AUTOR(ES): Nubia Ferreira Ribeiro
2. O RANKING DAS ESCOLAS E O MERCADO ESCOLAR: CONSIDERAÇÕES SOBRE O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO
AUTOR(ES): Daiani Damm Tonetto Riedner
3. ARTE LITERARIA E SABERES SOCIAIS PELAS TRAMAS DE A CAVERNA
AUTOR(ES): Cleidna Ap. de lima
4. A PRODUÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR NO COLEGIO MILITAR DE CAMPO GRANDE: UMA ANALISE SOBRE O OLHAR DOS GESTORES
AUTOR(ES): Alice Felisberto da Silva; Ariadne Teixeira; Aritana Jara de Alencar
5. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ANTROPOFAGIA: ESTETICA E POLITICA
AUTOR(ES): Herman Oliveira
6. A BRINCADEIRA NO ESPAÇO HOSPITALAR
AUTOR(ES): Marlene G. Oliveira
7. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA ADOLESCÊNCIA POR PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO DISTRITO FEDERAL
AUTOR(ES): Divaneide Lira Lima Paixao; Rosana Marcia Rolando Aguiar
GT 16 – EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Coordenação do GT – Profª Joana Peixoto – IFGoiás – Sala 401
1. O IDOSO NO UNIVERSO DIGITAL
AUTOR(ES): Mirza Seabra Toschi; Edimar Pereira da Silva; Márcia Mendes Marquez de Oliveira
2. O PAPEL DAS EMOÇÕES NA EXPERIÊNCIA DE VISITA A UM MUSEU DE CIÊNCIAS
AUTOR(ES): Gustavo Lopes Ferreira
3. POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO DA CULTURA DIDÁTICA DIGITAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
AUTOR(ES): Dorisdei Valente Rodrigues
4. PROJETOS AMBIENTAIS EMPRESARIAS E A INSERÇÃO DE ARTEFATOS CULTURAIS NO AMBIENTE ESCOLAR
AUTOR(ES): Dalila de Souza Ferreira; Lucia de Fatima Estevinho Guido; Karina Fuzaro
5. SÓ O COMPUTADOR É SUFICIENTE? REFLEXÕES ACERCA DO USO ESCOLAR DA INTERNET
AUTOR(ES): Joelci Mora Silva; Sonia da Cunha Urt
6. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E ENSINO SUPERIOR: ALGUMAS REFLEXÕES TEORICAS E FILOSOFICAS
AUTOR(ES): Carlos Henrique Tavares de Freitas; Kátia Morosov Alonso; Cristiano Maciel
7. USOS DOS CELULARES EM ESCOLAS PÚBLICAS
AUTOR(ES): Livia Neiva
GT 21 – EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Coordenação do GT – Profª Cândida Soares da Costa – UFMT – Sala 406
1. METODOLOGIAS E ITINERARIOS DO MAPEAMENTO SOCIAL DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE MATA CAVALO, MATO GROSSO, BRASIL
AUTOR(ES): Regina Aparecida da Silva; Michelle Jaber
2. PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: INSTRUMENTOS PARA DESCONSTRUÇÃO DO FALSO MITO DE DEMOCRACIA RACIAL E PARA DIMINUIÇÃO DAS DESIGUALDADES RACIAIS NO BRASIL
AUTOR(ES): Cândida Cespedes Ribeiro
3. CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADE DO DISCURSO DAS POLÍTICAS AFIRMATIVAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
AUTOR(ES): Erica Silva Rocha
4. OS PRECURSORES DA ENFERMAGEM EM MT E A FABRICAÇÃO PADRONIZADA DE PROFISSIONAIS EM ENFERMAGEM NA UFMT- ABSORÇÃO DO PADRÃO DE ENSINO DA ESCOLA DE ENFERMAGEM ANNA NERY
AUTOR(ES): Valdeci Silva Mendes; Candida Soares da Costa
5. INCLUSÃO DO ESTUDANTE INDÍGENA NA UNIVERSIDADE: APROXIMAÇÃO À REALIDADE MATO-GROSSENSE
AUTOR(ES): Renata Marien Knupp Medeiros; Adriane Aparecida de Freitas Silva; Beleni Salete Grando
6. EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS: DESAFIOS EPISTEMICOS E PRATICOS PARA O ENSINO DA HISTORIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NA ESCOLA
AUTOR(ES): Eugenia Portela de Siqueira Marques; Wilker Solidade da
7. O NEGRO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL APÓS A LEI 10.639/03
AUTOR(ES): Elzanir Leandro Bandeira da Silva Monteiro
8. ENTRAVES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICOS RACIAIS
AUTOR(ES): Aurea gardeni Sousa da Silva; Cleonice Peotoni; Maria Lúcia Rodrigues Muller
GT 23 – GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO
Coordenação do GT – Profª Constantina Xavier Filha – UFM – Sala 407
1. DIFERENÇAS, IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO: A VISIBILIDADE TRANS NA ESCOLA
AUTOR(ES): Tiago Duque
2. CENAS ESCOLARES VIVENCIADAS POR TRAVESTIS: DESAFIOS A FORMAÇÃO DOCENTE
AUTOR(ES): Sandro Prado Santos; Fernanda Fernandes dos Santos Rodrigues
3. PESSOAS TRANS E ESPAÇOS ESCOLARES: O USO DO BANHEIRO FEMININO E SEUS IMPACTOS
AUTOR(ES): Neil Franco Pereira de Almeida; Graça Aparecida Cicillini