Comunicação Oral – 21 de outubro

LOCAL – ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES DA PUC GOIÁS

HORÁRIO: 14h30min às 17h30min

 

GT 2 – HISTORIA DA EDUCAÇÃO

Coordenação do GT – Profª Diane Valdez – UFG   –   Sala 101

1. A EDUCAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM MINAS GERAIS: NOTAS PARA UMA HISTÓRIA EM CONSTRUÇÃO
AUTOR(ES): Sônia Maria dos Santos

2. ESCOLA NORMAL NOSSA SENHORA AUXILIADORA NO SUL DE MATO GROSSO: EM RELEVO A EDUCAÇÃO DE MOÇAS EM CAMPO GRANDE (1946-1961)
AUTOR(ES): Fernanda Ros Ortiz Pasa; Adriana Espindola Britez

3. HISTÓRIA DA UFMT: PRESENÇA DAS MULHERES (1970-2000)
AUTOR(ES): Adriana Alves da Rocha; Nilce Vieira Campos Ferreira

4. EDUCAÇÃO COMPARADA: ABORDAGEM HISTÓRICA, POSSIBILIDADES E LIMITES
AUTOR(ES): Margareth Gomes Rosa Arantes; Lara Cristina de Queluz Andrade

5. ENSAIO DE ANÁLISE DAS DISSERTAÇÕES E TESES SOBRE O ENSINO SECUNDÁRIO NA BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES – BDTD (2004 – 2014)
AUTOR(ES): Fernando Vendrame Menezes

6. A IMIGRAÇÃO JAPONESA NO MATO GROSSO DO SUL: EDUCAÇÃO, MEMORIA E CIVILIDADE
AUTOR(ES): Vivian Iwamoto; Magda Sarat

7. A GÊNESE DO GRUPO ESCOLAR GOVERNADOR CLÓVIS SALGADO NO INTERIOR DAS MINAS GERAES- 1957-1961: CONTRADIÇÕES ENTRE ECONOMIA DO MUNICÍPIO E ANALFABETISMO
AUTOR(ES): Luciene Teresinha de Souza Bezerra; Ana Emília Cordeiro Souto Ferreira

8. ANTECEDENTES DO ENSINO TÉCNICO – BRASIL COLÔNIA E IMPÉRIO
AUTOR(ES): Selma de Fátima Vanderley

 

 

GT 2 – HISTORIA DA EDUCAÇÃO

Coordenação do GT – Profª Diane Valdez – UFG   –   Sala 109

1. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM MATO GROSSO: NARRATIVAS DE PROFESSORAS APOSENTADAS DE TANGARÁ DA SERRA
AUTOR(ES): Regiane Cristina Custódio

2. UMA ESCOLA PÚBLICA PARA A DEMOCRACIA: A “ESCOLA PARA TODOS” NO PENSAMENTO DE ANÍSIO TEIXEIRA
AUTOR(ES): André Luiz da Motta Silva

3. APRENDIZES DA MARINHA: EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO EM MATO GROSSO (1857-1878)
AUTOR(ES): Liana Deise da Silva

4. FONTES PARA O ESTUDO DA ESCOLA PRIMÁRIA RURAL NO SUL DO ANTIGO MATO GROSSO (1940-1970)
AUTOR(ES): Aline do Nascimento Cavalcante; Clóvis Irala; Alessandra Cristina Furtado

5. ENTRE A EDUCAÇÃO TRADICIONAL E O ESCOLANOVISMO: QUAL O LUGAR DE THEOBALDO MIRANDA SANTOS?
AUTOR(ES): Jaqueline de Andrade Calixto; Armindo Quillici Neto

6. AS TRANSFORMAÇÕES NO CENÁRIO EDUCACIONAL EM MATO GROSSO DURANTE O GOVERNO JULIO MÜLLER (1937-1945)
AUTOR(ES): Ana Clara Felipe; Marineide de Oliveira da Silva; Elizabeth Figueiredo de Sá 

7. A CONSTRUÇÃO DA PRATICA DOCENTE: PENSAMENTOS SOBRE A HISTORIA E A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
AUTOR(ES): Ricardo Teiji Paula Takaki; Ianamary Monteiro Marcondes

8. A TIPIFICAÇÃO DOS GINÁSIOS DE ENSINO SECUNDÁRIO: UM ESTUDO NO SUL DE MATO GROSSO
AUTOR(ES): Jéssica Lima Urbieta

 

 

GT 4 – DIDÁTICA

Coordenação do GT – Prof. Orlando Fernandes Aquino – UNIUBE   –   Sala 201

1. ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL: POR QUE PESQUISAR?
AUTOR(ES): Djalma Gonçalves Pereira; Juciane Teixeira Silva; Vinícius Silveira

2. MEDIAÇÃO DIDÁTICA E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO
AUTOR(ES): Maria Aparecida Candine de Brito; Beatriz Aparecida Zanatta

3. ENSINO DESENVOLVIMENTAL: UMA ALTERNATIVA PARA APRENDIZAGEM DE LEITURA DE IMAGENS EM ARTES VISUAIS
AUTOR(ES): Ana Rita da Silva; Beatriz Aparecida Zanatta

4. ENSINO DO CONCEITO DE FUNÇÃO: COMBINANDO AS TEORIAS DE DAVYDOV E DE MAJMUTOV
AUTOR(ES): Simone Ariomar de Souza

5. MEDIAÇÕES SIMBÓLICAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM ESCOLAR
AUTOR(ES): Kênia Ribeiro da Silva

6. CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA ESTATÍSTICA
AUTOR(ES): André Luiz Araújo Cunha; Edison de Almeida Manso; Priscila Branquinho Xavier

7. ENSINO DESENVOLVIMENTAL: UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA
AUTOR(ES): Lucas Bernardes Borges; André Luiz Araújo Cunha; Edison de Almeida Manso

 

 

GT 5 – ESTADO E POLÍTICA EDUCACIONAL

Coordenação do GT – Profª Maria Vieira Silva – UFU   –   Sala 110

1. CONDIÇÕES PROPICIADORAS DA PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA
AUTOR(ES): Maria Simone Ferraz Pereira Moreira Costa; Antonio Cláudio Moreira Costa

2. PARTICIPAÇÃO: ELEMENTOS PARA COMPREENSÃO DO CONCEITO
AUTOR(ES): Antonio Cláudio Moreira Costa; Maria Simone Ferraz Pereira Moreira Costa

3. PAPEL DO EMPRESARIADO NA EDUCAÇÃO: O CASO DO PROJETO COMETA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE CÁCERES-MT
AUTOR(ES): Rosani Rios Carvalho; Nayhara Mirelli Moraes da Silva; Maria Clara Ede Amaral

4. ENVELHECIMENTO ATIVO: DESAFIOS
AUTOR(ES): Neuda Ribeiro Macedo 

5. O DIREITO A EDUCAÇÃO NO SINASE: A OFERTA EDUCACIONAL PARA ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE
AUTOR(ES): Liana Correia Roquete de Albuquerque

6. “ESTADO DO CONHECIMENTO” SOBRE ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E O PROGRAMA INCLUIR
AUTOR(ES): Leila Lima de Souza Santana; Carina Elisabeth Maciel

7. O CONSELHO ESCOLAR: CAMINHO PARA UMA GESTÃO DEMOCRATICA NA ESCOLA
AUTOR(ES): Enise Cristina Barbaresco de Sousa

8. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTIFICA E TECNOLOGICA: FORMAÇÃO INICIAL CONTINUADA DE SERVIDORES E DOCENTES
AUTOR(ES): Marli Alves Flores Melo

9. CONSELHO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL: A ANÁLISE DOS CONCEITOS DE CIDADANIA , PARTICIPAÇÃO SOCIAL, DEMOCRACIA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO NOS PARECERES DOS CONSELHEIROS
AUTOR(ES): Regina Tomás Blum de Oliveira; Gabriela Menezes de Souza

10. UMA GESTÃO EDUCACIONAL COM RESULTADOS DE EXCELÊNCIA: O CASO DO SISTEMA COLÉGIO MILITAR DO BRASIL (SCMB)
AUTOR(ES): Gabriela Menezes de Souza; Regina Tomás Blum de Oliveira

 

 

GT 5 – ESTADO E POLÍTICA EDUCACIONAL

Coordenação do GT – Profª Maria Vieira Silva – UFU   –   Sala 111

1. POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR/ PROEMI EM CAMPO GRANDE/MS (2007-2011)
AUTOR(ES): Waneide Ferreira Santos Assis; Celeida Maria Costa de Souza e Silva; Fábio dos Santos

2. PROJETO MASTER: ENTRE O NOVO ESTADO E AS VELHAS ESTRATEGIAS DE MANUTENÇÃO DO PODER
AUTOR(ES): Marcelo Correa Pires

3. POLITICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO NA UFMT E O PROGRAMA CIENCIA SEM FRONTEIRAS
AUTOR(ES): Joira Aparecida Leite de Oliveira Amorim Martins; Maria Das Gracas Martins da Silva

4. PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR) E SUA IMPLEMENTAÇÃO NO GOVERNO DE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
AUTOR(ES): André Miranda dos Santos Junior

5. TRABALHO DOCENTE NO ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL EM GOIÁS: FORMAÇÃO DE UM NOVO HABITUS?
AUTOR(ES): Valdirene Alves de Oliveira

6. A CONSTITUIÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR NO BRASIL: DILEMAS, IMPASSES E PERSPECTIVAS
AUTOR(ES): Geovana Reis; Joao Ferreira de Oliveira

7. PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS: IMPACTOS E PERCALÇOS DE SUA IMPLEMENTAÇÃO NO MUNICIPIO DE UBERLANDIA – MG.
AUTOR(ES): Robson Antônio dos Reis Veiga

8. REMUNERAÇÃO, PRECARIZAÇÃO E ATRATIVIDADE DA CARREIRA DOCENTE: SÍNTESE DE BASES DE DADOS
AUTOR(ES): Asheley Godoy Delmondes

9. A ARTICULAÇÃO DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BASICA DO ESTADO DE MATO GROSSO COM O PROCESSO PRODUTIVO
AUTOR(ES): Divino Batista Alves Rosa; Marilda de Oliveira Costa

10. LEVANTAMENTO DO ESTADO DA ARTE DO PROGRAMA DE INCENTIVO A LEITURA NO BRASIL (PROLER) 1992-2012: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES
AUTOR(ES): Clarice Alves de Araújo

 

 

GT 5 – ESTADO E POLÍTICA EDUCACIONAL

Coordenação do GT – Profª Maria Vieira Silva – UFU   –   Sala 112

1. AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E A EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL: POLITICAS, CONCEPÇÕES E DESAFIOS FORMATIVOS
AUTOR(ES): Kellen Cristina Prado da Silva; João Ferreira de Oliveira

2. EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS AOS DESAFIOS DO TEMPO INTEGRAL E DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR
AUTOR(ES): Cleide Francisca de Souza Tano

3. A MOBILIDADE ACADÊMICA COMO FORMA DE INTEGRAÇÃO REGIONAL: APOIO AO MERCOSUL OU EUROPEIZAÇÃO
AUTOR(ES): Verônica de Lourdes Pieto de Oliveira

4. O DESAFIO DE SE EDUCAR PARA A CIDADANIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
AUTOR(ES): Rogério dos Santos Silva; Divaneide Lira Lima Paixão  

5. O PAPEL DOS PARTIDOS POLÍTICOS NA DEFINIÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA (2007 A 2010)’ – A PROPOSTA EDUCAÇÃO PARA O SUCESSO: CONSTRUINDO O ARCABOUÇO TEÓRICO
AUTOR(ES): Rosemeire Lopes da Silva Farias

6. EDUCAÇÃO ESCOLAR INDIGENA: UMA ANALISE A PARTIR DE CONFERÊNCIAS NACIONAIS E SEUS REBATIMENTOS NO II PNE (2014-2024)
AUTOR(ES): Andreia Nunes Militão

7. DEFINIÇÕES DAS POLITICAS PUBLICAS DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BASICA: ENTRE AS DETERMINAÇÕES DO BANCO MUNDIAL E AS AÇÕES DOS GOVERNOS LOCAIS
AUTOR(ES): Fabio Perboni

8. O REGIME DE COLABORAÇÃO: ANÁLISE DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR) EM MATO GROSSO DO SUL (MS)
AUTOR(ES): Leandro Picoli Nucci; Tarcísio Luiz; Felipe Soligo Barbosa

9. O REFLEXO DAS AVALIAÇÕES SISTÊMICAS NA REALIDADE DE UMA ESCOLA PÚBLICA
AUTOR(ES): Patrícia Aparecida da Silva

 

 

GT 5 – ESTADO E POLÍTICA EDUCACIONAL

Coordenação do GT – Profª Maria Vieira Silva – UFU   –   Sala 113

1. EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: PANORAMA DA EXPANSÃO NO CONTEXTO BRASILEIRO
AUTOR(ES): Heloneide Alcantara Matos; Maria das Gracas Martins Da Silva

2. A INTEGRAÇÃO ENTRE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA NO ESTADO DE MATO GROSSO: DISCURSO DOS GESTORES
AUTOR(ES): Aline Fernanda de Souza; Lindalva Maria Novaes Garske

3. POLITICAS PUBLICAS DE ASSISTENCIA ESTUDANTIL: UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE GENERO NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO – CAMPUS URUTAI
AUTOR(ES): Luciana de Gois Aquino Teixeira;Simone da Costa Estrela; Juliana Cristina da Costa Fernandes

4. ABORDAGEM HISTÓRICA DO SISTEMA EDUCACIONAL DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE PÓS – COLONIAL (1975 – 1990)
AUTOR(ES): João da Silva Pinto de Sousa

5. A PERSPECTIVA GERENCIALISTA NAS POLITICAS EDUCACIONAIS CONTEMPORANEAS: ESTRATEGIAS PARA A CONSERVAÇÃO DA HEGEMONIA
AUTOR(ES): Guilherme Afonso Monteiro de Barros Marins; Jeane dos Santos Silva Viana; Fabiano Antonio dos Santos

6. POLÍTICA E GESTÃO DO PROCESSO ALFABETIZADOR: UMA ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA EM MUNICÍPIOS BRASILEIROS
AUTOR(ES): Maria Alice de Miranda Aranda; Antonio Bosco de Lima

7. EFEITO QUALIS: “TRANSFORMAR O PROFESSOR EM ESCRITOR DE TEXTOS ‘A’ SEM VINCULO COM A DOCENCIA E A FORMAÇÃO”
AUTOR(ES): Isabela Cristina Marins Braga; Ranilce Mascarenhas Guimarães Iosif

8. PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) EM MUNICÍPIOS SUL-MATO-GROSSENSES (2007-2014): A DIMENSÃO GESTÃO EDUCACIONAL
AUTOR(ES): Alexandra Pires do Prado Yari

9. REPROVAÇÃO: UM OLHAR DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CAMPUS DE PORTO NACIONAL/UFT, POR MEIO DA AUTOAVALIAÇÃO
AUTOR(ES): Maria Zoreide Britto Maia; Regina Augusta Rodrigues de Castro

10. PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS: EQUIDADE NO INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE BOLSISTAS DA GRADUAÇÃO?
AUTOR(ES): Rovênia Amorim Borges; Renísia Cristina Garcia Filice

 

 

GT 7 – EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS

Coordenação do GT – Profª Anamaria Santana da Silva PPGE/CPAN-UFMS   –   Sala 211

1. CONCEPÇÃO DE INFANCIA: UMA ANALISE A PARTIR DA FILOSOFIA DE HERACLITO E NIETZSCHE
AUTOR(ES): Silvia Cristina Fernandes Lima

2. RELAÇÕES PEDAGÓGICAS E SOCIAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL/LUGAR DA CRIANÇA
AUTOR(ES): Carla Graciete Lima dos Santos

3. EM BUSCA DO QUE ESCAPA ÀS TEORIAS DO BRINCAR: IMPRESSÕES SOBRE O COMPONENETE ILÓGICO DA EXPERIÊNCIA LÚDICA
AUTOR(ES): Marlon Dantas Trevisan

4. COTIDIANO E GESTÃO DO TEMPO DE BEBÊS
AUTOR(ES): Lucélia de Almeida Silva; Fernanda Müller

5. EDUCAÇÃO INFANTIL E TECNOLOGIA: UM OLHAR PARA AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES
AUTOR(ES): Denise Tomiko Arakaki Takemoto; Marta Regina Brostolin

6. UM CENÁRIO DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA NO BRASIL: AS PRODUÇÕES APRESENTADAS NO GT-7 (EDUCAÇÃO DA CRIANÇA DE 0 A 6 ANOS) DA ANPED DE 1998 A 2013
AUTOR(ES): Tammi Flávie Peres Borges; Silvia Adriana Rodrigues

7. O BRINQUEDO: AS PERSPECTIVAS DE WALTER BENJAMIN E VYGOTSKY PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA
AUTOR(ES): Carlos Augusto Pereira Gonçalves

8. A CONCEPÇÃO ESTÉTICA DO PROFESSOR E AS RELAÇÕES ENTRE A ARTE E A PRODUÇÃO ARTÍSTICA DA CRIANÇA
AUTOR(ES): Luciana Paiva dos Santos; Flávia Rodrigues Alves de Freitas 

 

 

GT 8 – FORMAÇAO DE PROFESSORES

Coordenação do GT – Profª Iria Brzezinski – PUC Goiás   –   Sala 208

1. PESQUISA COMPARADA EM EDUCAÇÃO: CONSTRUINDO SIGNIFICADOS A PARTIR DE QUESTÕES TEORICO- METODOLOGICAS
AUTOR(ES): Denice do Socorro Lopes Brito

2. FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
AUTOR(ES): Naiara Sousa Vilela; Geovana Ferreira Melo; Marinara de Pádua Oliveira

3. CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DA CONDIÇÃO DOCENTE EM ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE UBERABA – MG
AUTOR(ES): Váldina Gonçalves da Costa; Diego Carlos Pereira

4. FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: TERMOS E CONCEPÇÕES
AUTOR(ES): Deire Lucia de Oliveira

5. FORMAÇÃO CONTINUADA – UMA RESSIGNIFICAÇÃO DO PROJETO SALA DE EDUCADOR DO ESTADO DE MATO GROSSO MEDIAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGOGICO
AUTOR(ES): Matildes Aparecida Trettel de Oliveira; Soila Canam

6. OS CURRÍCULOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA UFTM E OS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE QUALIDADE
AUTOR(ES): Maria Célia Borges; Taynara Martins Resende

7. DE PROJETOS DE ENSINO A PESQUISA: PRÁTICAS VIVENCIADAS EM UMA ESCOLA NO/DO CAMPO
AUTOR(ES): Rosenilde Nogueira Paniago; Josenilde Nogueira Paniago

8. RODAS DE CONVERSA: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES UNIVERSITARIOS
AUTOR(ES): Marly Nunes de Castro Kato

9. A FORMAÇÃO DOS BIÓLOGOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ABORDAGEM DISCIPLINAR
AUTOR(ES): Melchior José Tavares Júnior; Ana Maria de Oliveira Cunha

 

 

GT 8 – FORMAÇAO DE PROFESSORES

Coordenação do GT – Profª Iria Brzezinski – PUC Goiás   –   Sala 209

1. TRABALHO PEDAGÓGICO CRIATIVO E APRENDIZAGEM CRIATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE PUBLICA DO DISTRITO FEDERAL
AUTOR(ES): Simão Francisco de Miranda

2. RESPONSABILIZAÇÃO DOCENTE E SUAS IMPLICAÇÕES NA CONSTITUIÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA FORMAÇÃO CONTINUADA
AUTOR(ES): Edna Coimbra da Silva; Jucilene Oliveira de Moura

3. QUEM COMPREENDE ENSINA?
AUTOR(ES): Beatriz Nunes Santos e Silva; Silvia Cristina Fernandes Lima

4. COORDENAÇÃO PEDAGOGICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CENTRO DE ENSINO MEDIO 03 – CEILANDIA: DIARIO DE ITINERANCIA E CONSTRUÇÕES PARA UMA ESCUTA SENSIVEL E COLETIVA DA PESQUISA
AUTOR(ES): Julieta Borges Lemes; Vânia Olária Pereira; Aldemira Rodrigues do Nascimento

5. CONTRIBUIÇÕES DE VIGOTSKI PARA OS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DOCENTE
AUTOR(ES): Raquel Almeida Costa

6. PERFIL DOCENTE: SINGULARIDADES DE UMA ESCOLA DE PRESTÍGIO
AUTOR(ES): Miriam Ferreira de Abreu da Silva

7. PRÁTICAS DE LEITURAS DOS FORMADORES DE PROFESSORES
AUTOR(ES): Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues; Luci Gomes da Mata; Renata Ribeiro Monteiro

8. AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DAS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA: UM OLHAR PARA OS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO
AUTOR(ES): Angelita de Fátima Souza

9. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA NA UNIVERSIDADE PARA OS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO: PROJETO DE LPP DA UEG NO NORTE GOIANO (1999-2001)
AUTOR(ES): Edna Lemes Martins Pereira

 

 

GT 8 – FORMAÇAO DE PROFESSORES

Coordenação do GT – Profª Iria Brzezinski – PUC Goiás   –   Sala 210

1. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O MEIO AMBIENTE E O BRINCAR
AUTOR(ES): Alexandre Magno Guimarães; Regina Simões; Wagner Wey Moreira

2. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESCAMINHOS PARA A FORMAÇÃO UNITARIA
AUTOR(ES): Luciene Lima de Assis Pires; Josiane Lopes Medeiros

3. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUBJETIVIDADES EM TEMPOS DE PRODUÇÃO FLEXIVEL: IDENTIFICANDO TRAJETORIAS
AUTOR(ES): Márcia Cecília Ramos Lopes; Lucia Rincon; Ludmilla Fernandes de Lima

4. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA EM CURSOS DE LICENCIATURA A DISTÂNCIA: UM ESTUDO NAS IES – UNIUBE E UNIMONTES
AUTOR(ES): Valeska Guimaraes Rezende da Cunha; Selva Guimarães

5. FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES!
AUTOR(ES): Carmen Lucia Ferreira; Valter Machado da Fonseca

6. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA: UM DESLOCAMENTO PARA A FORMAÇÃO
AUTOR(ES): Elisabet Aguirre

7. A LINGUAGEM SIMBOLICA DA LITERATURA INFANTIL COMO INSTRUMENTO DO PROFESSOR: UM OLHAR EM FENOMENOLOGIA
AUTOR(ES): Jucimara Rojas; Kelly Cebelia das Chagas do Amaral

8. A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO PIBID: AVANÇOS E DESAFIOS
AUTOR(ES): Marinalva Vieira Barbosa

9. FORMAÇÃO CONTINUADA CENTRADA NA ESCOLA: IMPORTANTE INSTRUMENTO NA FORMAÇÃO COLETIVA DO(A) PROFESSOR(A) E NO MOVIMENTO DE CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL
AUTOR(ES): Márcia Socorro dos Santos França

 

 

GT 9 – TRABALHO E EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS

Coordenação do GT – Profª Maria Emília de Castro Rodrigues – UFG   –   Sala 308

1. DA LEI DO ENSINO AO ENSINO DA LEI: O QUE REVELA O JEITINHO DADO PELA ESCOLA AO “PROBLEMA” DO PPP.
AUTOR(ES): Alcio Crisóstomo Magalhães

2. NATUREZA, PROCESSOS E CONDIÇÕES DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
AUTOR(ES): Laís Leni Oliveira Lima

3. GLOBALIZAÇÃO, EDUCAÇÃO E TRABALHO DOCENTE NO BRASIL: ALGUMAS REFLEXÕES
AUTOR(ES): Aline Ribeiro

4. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR E SUBJETIVIDADE DE PROFESSORES NO CAPITALISMO FLEXIVEL
AUTOR(ES): Janete Tranquila Gracioli

5. A PEDAGOGIA DA ALTERNANCIA COMO PRAXIS EDUCATIVA NA ESCOLA FAMILIA AGRICOLA DE UIRAPURU: LIMITES E POTENCIALIDADES.
AUTOR(ES): Ana Paula do Amaral; Ilma Ferreira Machado

6. TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM OLHAR A PARTIR DOS CAMELOS E AMBULANTES DE CUIABA
AUTOR(ES): Christiany Regina Fonseca; Edson Caetano

7. PROEJA TRANSIARTE: A CONSTRUÇÃO DE UM ITINERÁRIO FORMATIVO EM CEILÂNDIA-DF
AUTOR(ES): Renato Hilário dos Reis; Julieta Borges Lemes

 

 

GT 9 – TRABALHO E EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS

Coordenação do GT – Profª Maria Emília de Castro Rodrigues – UFG   –   Sala 309

1. O PROEJA NO IFG – CAMPUS GOIANIA: CONTRADIÇÕES, LIMITES E PERSPECTIVAS
AUTOR(ES): Mad Ana Desirée Ribeiro de Castro

2. DESAFIOS E POSSIBILIDADES ANTE À QUALIFICAÇÃO DO TÉCNICO AGRICOLA NO BRASIL
AUTOR(ES): Marco Antônio de Carvalho; Lucia Rincon

3. COOPERATIVISMO EDUCACIONAL: GESTÃO SOLIDARIA NA COOPERATIVA EDUCACIONAL DE UBERLANDIA (CEU).
AUTOR(ES): Marcelo Augusto de Lacerda Borges

4. REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DOS SEUS IMPACTOS NO TRABALHO DOCENTE NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA (MG) A PARTIR DA DÉCADA DE 1990.
AUTOR(ES): Elizeth Rezende Martins; Fabiane Santana Previtali

5. REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÃO AO PROEJA NOS IFET´S
AUTOR(ES): Josué Vidal Pereira

6. “A TRAVESSIA DO RIO VERMELHO”, SENTIDOS ATRIBUIDOS A ESCOLA PARA OS TRABALHADORES RURAIS EM GOIAS
AUTOR(ES): Rosivaldo Pereira de Almeida

7. CAMPO E A ESCOLA DO CAMPO NA PERSPECTIVA DA JUVENTUDE CAMPONESA
AUTOR(ES): Verônica Moreno Machado 

 

 

GT 10 – ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA

Coordenação do GT – Profª Ana Lúcia Espíndola – UFMS  –   Sala 408

1. GÊNEROS TEXTUAIS E PRODUÇÃO DE TEXTO EM SEQUENCIA DIDATICA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES, O QUE FAZEM OS ALUNOS
AUTOR(ES): Joselita Maria Silva e Silva; Cancionila Janzkovski Cardoso

2. A PRODUÇÃO TEXTUAL EM DUPLAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA
AUTOR(ES): Raquel Pereira Soares; Adriana Pastorello Buim Arena

3. LETRAMENTO(S) A PARTIR DE LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
AUTOR(ES): Robson Miguel Pires; Diva Souza Silva

4. COMO OS PAIS DOS ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA PERCEBEM A ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO
AUTOR(ES): Núbia Luiz Cardoso; Sandra Lara da Silva

5. PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA: DA SALA DE AULA AO LABORÁTORIO DE INFORMÁTICA
AUTOR(ES): Andressa Garcia Castilho;Adriana Pastorello Buim Arena

6. ALFABETIZAÇÃO: TEMÁTICAS ABORDADOS EM TESES, DISSERTAÇÕES E PERIÓDICOS (1944-2009)
AUTOR(ES): Márcia Campos Moraes Guimarães

 

 

GT 12 – CURRÍCULO

Coordenação do GT – Profª Ozerina Victor de Oliveira – UFMT  –   Sala 310

1. OS DOCUMENTOS CURRICULARES LOCAIS (2007-2008): EXPRESSÕES DE JUSTIÇA CURRICULAR?
AUTOR(ES): Wilcelene Pessoa dos Anjos Dourado Machado

2. TRANSFORMAÇÕES CURRICULARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA PRODUZIDAS PELO IDEB
AUTOR(ES): José Licínio Backes; Ruth Pavan

3. INTERFACES DA EDUCAÇÃO E ARTE: ORIENTAÇÕES EXPRESSAS EM DOCUMENTOS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO FORMAL
AUTOR(ES): Rafael Duailibi Maldonado

4. CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO EM UM CURSO DE PEDAGOGIA: ANÁLISE DE UM GRUPO DE INGRESSANTES E CONCLUINTES A PARTIR DE UM SURVEY
AUTOR(ES): Silvana de Alencar Silva; Ana Tereza Felix da Silva Zuchini

5. POLÍTICA DE CURRÍCULO POR CICLOS DE FORMAÇÃO: DAS INFLUÊNCIAS A UMA FORMA MÚLTIPLA DE PENSAR CURRÍCULO
AUTOR(ES): Éderson Andrade

6. CURRICULO E A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR PARA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
AUTOR(ES): Everton Cardoso Borges; Glaucia Eunice Goncalves da Silva; Ellen Cristine Campos de Souza Coelho

7. PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: CONSTRUÇÃO COLETIVA OU IMPOSIÇÃO?
AUTOR(ES): Wagner Wey Moreira; Leomar Cardoso Arruda; Regina Simões

8. TEORIA E PRATICA: REFLEXÕES SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL CAMPUS DE NAVIRAI
AUTOR(ES):Milene Bartolomei Silva; Marli dos Santos de Oliveira

9. DIALOGOS INTERCULTURAIS NO CURRICULO DAS CIENCIAS NATURAIS NO CURSO DE PEDAGOGIA, ACORDO BRASIL/JAPÃO
AUTOR(ES): Glauce Viana de Souza Torres; Tânia Maria de Lima

10. MAPEAMENTO DAS TESES SOBRE POLÍTICA DE COTAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PRODUZIDAS ENTRE 2002 E 2012
AUTOR(ES):Cláudia Valente Cavalcante

 

 

GT 14 – SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Coordenação do GT – Profª Maria da Anunciação Pinheiro Barros Neta – UFMT   –   Sala 311

1. ORDEM, NATUREZA E JUSTIÇA: A FORMAÇÃO DO HOMEM VIRTUOSO EM JEAN JACQUES ROUSSEAU
AUTOR(ES): Aline de Fatima Sales Silva; Ged Guimarães

2. PARENTOCRACIA E CULTIVO ORQUESTRADO: ESTRATÉGIAS FAMILIARES EM ESCOLAS DE PRESTÍGIO
AUTOR(ES): Rosângela dos Santos; Ewângela Aparecida Pereira; Janaina Soares Cecilio dos Santos

3. INTERNACIONALIZAÇÃO DE ESTUDANTES DE UMA “ESCOLA DE PRESTIGIO”.
AUTOR(ES): Solange Bertozi de Souza

4. TORTOS CAMINHOS DA POLÍTICA: EDUCAÇÃO E COTIDIANO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA
AUTOR(ES): Fábio Santos de Andrade

5. ESPAÇOS SOCIAIS E REDES SOCIAIS: MEDIAÇÕES NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE HABITUS DAS NOVAS GERAÇÕES
AUTOR(ES): Maricelma Tavares Duarte

6. CRISE DO CAPITALISMO TARDIO E OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DO SUJEITO
AUTOR(ES): Antonio da Silva Menezes Junior

7. FAMÍLIAS E ESCOLAS DE PRESTÍGIO NA AMPLIAÇÃO DOS CAPITAIS ECONÔMICO, CULTURAL, SOCIAL E ESCOLAR DOS AGENTES
AUTOR(ES): Jacira Helena do Valle Pereira; Letícia Casagrande Oliveira

 

 

GT 15 – EDUCAÇÃO ESPECIAL

Coordenação do GT – Profª Alexandra Yache Anache- UFMS  –   Sala 312

1. ESCOLARIZAÇÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: TRAJETÓRIAS E PERCURSOS
AUTOR(ES): Maria Amelia Alves Mendes de Souza; Celi Correa Neres

2. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PARTICIPANTES DE UM CURSO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS SURDOS NA ESCOLA REGULAR
AUTOR(ES): Fernanda Duarte Araújo Silva

3. TECNOLOGIA ASSISTIVA E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: PROBLEMATIZANDO CONCEITO
AUTOR(ES): Wanessa Ferreira Borges; Dulceria Tartuci

4. PERSPECTIVAS E AVANÇOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DAS POLÍTICAS PÚBLICAS AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS
AUTOR(ES): Mariana Dézinho

5. AS CONTRIBUIÇÕES DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN: A EXPRESSÃO CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
AUTOR(ES): Rosana Carla Gonçalves Gomes Cintra; Elaine Cristina Freitas Veiga; Allyne Nunes de Oliveira

6. A SUBJETIVIDADE SOCIAL E A CONSTITUIÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE E DO ESPAÇO ESCOLAR EM DUAS ESCOLAS DE BRASÍLIA – RESULTADOS PRELIMINARES DE UMA PESQUISA DE MESTRADO.
AUTOR(ES): Virginia Silva.

7. A MEDICALIZAÇÃO E O OLHAR SOBRE O DIFERENTE.
AUTOR(ES): Ana Bárbara da Silva Nascimento.

 

GT 16 – EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Coordenação do GT – Profª Joana Peixoto – IFGoiás  –   Sala 401

1. CRIANÇAS E MÍDIAS DIGITAIS: ENTRE RÓTULOS E EXPLICAÇÕES
AUTOR(ES): Neuvani Ana do Nascimento

2. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS NO ESTADO DE GOIÁS
AUTOR(ES): Moema Gomes Moraes

3. EDUCAÇÃO ONLINE: RELAÇÃO ENTRE AUTONOMIA E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICO-DIDÁTICA COM A FORMAÇÃO INTEGRAL DO ALUNO
AUTOR(ES): Renata Luiza da Costa; Rodrigo de Sousa Gomide

4. ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTORIA NO PORTAL DO PROFESSOR DO MEC
AUTOR(ES): Aléxia Pádua Franco

5. ESTRATÉGIAS DE ESCOLAS DE PRESTÍGIO: ANÁLISE NOS/DOS SITES ESCOLARES E REDE SOCIAL DE DUAS INTITUIÇÕES DE CAMPO GRANDE – MS
AUTOR(ES): Stephanie Amaya; Jacira Helena do Valle Pereira

6. HIPERMIDIA COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DA MATA DO AÇUDE EM JATAI – GO
AUTOR(ES): Jordanna Sebastiana Gregório; Leidyane Ferreira Magalhães; Zaqueu Henrique de Souza

7. INTERAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANALISE DA FERRAMENTA FORUM EDUCACIONAL NUM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
AUTOR(ES): Yara Oliveira e Silva

8. LETRAMENTO DIGITAL E EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE AS PRATICAS DE LETRAMENTO DIGITAL DE PROFESSORES UNIVERSITARIOS
AUTOR(ES): Elson Marcolino da Silva

 

 

GT 19 – EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Coordenação do GT – Elenita Pinheiro de Queiroz Silva - UFU  –   Sala 404

1. SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL: REFLEXÕES SOBRE OS CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS DE PROFESSORES DO 2º E 3º ANO DO 1º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
AUTOR(ES): Elenir Honório do Amaral; Rute Cristina Domingos da Palma

2. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: EM DISCUSSÃO, O ESTUDO E O ENSINO DE FRAÇÕES.
AUTOR(ES): Vani Teresinha Siebert; Rute Cristina Domingos da Palma

3. PROJETO ALFABELETRAR – UMA POSSIBILIDADE DE ALFABETIZAÇÃO EM MATEMÁTICA VIVENCIADA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MATO GROSSO
AUTOR(ES): Rosimeyre Gomes da Silva Merib

4. A INTERNET E SUAS POTENCIALIDADES NO ENSINO DE MATEMÁTICA: WEBQUEST E SOFTWARES ONLINE COMO RECURSOS PEDAGOGICOS
AUTOR(ES): Vânia Horner de Almeida, Stelamara  Souza Pereira e Marta João F. S. Souza.

5. CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO À ESTATÍSTICA DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS EM UBERLÂNDIA
AUTOR(ES): Márcia Lopes Vieira; Ailton Paulo de Oliveira Júnior

6. A SALA DE AULA DE MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DE CONCEITOS
AUTOR(ES): Soraia Abud Ibrahim; José Divino Neves; Marilene Ribeiro Resende

7. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E ATIVIDADES LUDICAS CONTEXTUALIZADOS NO 2º ANO DO ENSINO MEDIO
AUTOR(ES): Maria Dalvirene Braga; Antônio Villar Marques de Sá

8. USO DE IMAGENS DO COTIDIANO PARA PROBLEMATIZAR QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS DE LARANJAL DO JARI/AP: RECURSO METODOLÓGICO PARA PESQUISA E ENSINO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL POPULAR
AUTOR(ES): Eliana do Socorro de Brito Paixao; Ana Maria de Oliveira Cunha

 

 

GT 20 – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Coordenação do GT – Profª Silva Rosa da Silva Zanolla – UFG  –   Sala 405

1. PARTICIPAÇÃO INFANTIL NOS PROCESSOS DECISÓRIOS NO AMBIENTE FAMILIAR
AUTOR(ES): Eliane Ceri Assis Santana

2. NARRATIVAS DE ADOLESCENTES SOBRE A CIDADE NO EXERCÍCIO DA VISIBILIDADE CÍVICA
AUTOR(ES): Sandra Lorensini; Camila Cristina Ferreira Ramos; Larissa Franco Severino

3. MAS A GENTE NÃO TEM PODER EM NADA!: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA CIDADE SEGUNDO CRIANÇAS
AUTOR(ES): Paula Figueiredo Poubel; Naiana Marinho Gonçalves; Andréia Maria de Lima Assunção

4. MERCADORIA E ARTE EM SUAS TENSÕES COMO PRODUTO CULTURAL E A EDUCAÇÃO
AUTOR(ES): Juliana de Castro Chaves

5. REPRESENTAÇÕES SOCIOESPACIAS DA CIDADE DE CUIABA-MT, SEGUNDO CRIANÇAS: ANALISE DOS MAPAS COGNITIVOS A PARTIR DOS TIPOS DE REPRESENTAÇÃO
AUTOR(ES): Eliza Moura Pereira da Silva

6. A SIGNIFICAÇÃO DA COMPETÊNCIA SEGUNDO UM GRUPO DE CRIANÇAS E SEUS PROFESSORES
AUTOR(ES): Naiara dos Santos Nienow; Daniela Barros da Silva Freire Andrade

 

 

GT 21 – EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Coordenação do GT – Profª Cândida Soares da Costa – UFMT –   Sala 406

1. UMA GESTÃO DE CONFLITO: O CASO DA ESCOLA PUBLICA DO QUILOMBO MESQUITA, CIDADE OCIDENTAL, GOIAS
AUTOR(ES): Manoel Barbosa Neres

2. DOCENTES NEGRAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA /PONTAL: TRAJETORIAS E MEMORIAS.
AUTOR(ES): Isabel Cristina da Costa Silva

3 .O LUGAR DA CRIANÇA E DA INFANCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDIGENAS GAVIÃO IKOLOEHJ
AUTOR(ES): Laudinéa de Souza Rodrigues; Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues

4. ESCOLA E QUILOMBO, UM DIÁLOGO POSSIVEL? UMA INTERPRETAÇÃO A PARTIR DA ESCOLA ESTADUAL MARIA DE ARRUDA MULLER/MATO GROSSO.
AUTOR(ES): Augusta Eulália Ferreira

5. EDUCAÇÃO, DESIGUALDADES RACIAIS E RACISMO INSTITUCIONAL: REFLEXOS NA EDUCAÇÃO BASICA DA POPULAÇÃO NEGRA.
AUTOR(ES): Flávia Gilene Ribeiro; Cândida Soares da Costa

6. INDEPENDÊNCIA ECONÔMICA E AUTONOMIA DE GÊNERO O CASO DAS MULHERES GARIMPEIRAS DE PEIXOTO DE AZEVEDO
AUTOR(ES): Luzia Rodrigues Arruda

7. RELAÇÕES RACIAIS E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 NO ESTADO DE MATO GROSSO
AUTOR(ES): Vanda Lucia Sa Gonçalves; Emanuel Alves de Moura

8. EM BUSCA DOS ELOS PERDIDOS! TRAÇOS AFRICANOS EM UBERABA (MG)
AUTOR(ES): Valter Machado da Fonseca; Carmen Lucia Ferreira

 

 

GT 23 – GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO

Coordenação do GT – Profª Constantina Xavier Filha – UFM –   Sala 407

1. GENERO E AMBIENTE NA PERCEPÇÃO DAS JOVENS MULHERES DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE MATA CAVALO
AUTOR(ES): Elizete Gonçalves dos Santos; Regina Aparecida da Silva

2. O AVANÇO DA REPRESSÃO: SOCIALIZAÇÃO NA MODERNIDADE E CONSTITUIÇÃO PSIQUICA
AUTOR(ES): Larissa Leão de Castro

3. TEMPOS DE VIDA, GÊNERO E SEXUALIDADE: MEMÓRIAS DE INFÂNCIA NA NARRATIVA DE UM PROFESSOR DE CRIANÇAS
AUTOR(ES): Cristiane Rojas Cespedes; Raquel Gonçalves Salgado

4. DIÁLOGOS SOBRE SEXUALIDADE COM LICENCIANDOS/AS BOLSISTAS DO PIBID – SUBPROJETO BIOLOGIA
AUTOR(ES): Elenita Pinheiro de Queiroz Silva; Fátima Lucia Dezopa Parreira

5. PARTICULARIDADES DE GÊNERO ENTRE AS/OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO EM FORMAÇÃO NOS CURSOS DE HISTÓRIA E PEDAGOGIA
AUTOR(ES): Flávia Rodrigues Alves de Freitas; Luciana Paiva dos Santos; Márcia Cecília Ramos Lopes