Comunicação Oral – 20 de outubro
LOCAL – ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES DA PUC GOIÁS
HORÁRIO: 14h30min às 17h30min
GT 2 – HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Coordenação do GT – Profª Diane Valdez – UFG – Sala 101
1. O COTIDIANO DO GRUPO ESCOLAR “DR. BRASIL CAIADO” (1926-1929)
AUTOR(ES): Sandra Elaine Aires de Abreu; Wenceslau Gonçalves Neto
2. ESCOLAS REUNIDAS A CRIAÇÃO E EXPANSÃO DA ESCOLA GRADUADA EM MATO GROSSO (1930-1945)
AUTOR(ES): Elton Castro Rodrigues dos Santos
3. POR ENTRE PENSAMENTOS POLITICOS E O TRAÇAR DE UMA EDUCAÇÃO: VEREDAS HISTORICAS NORTE-MINEIRAS
AUTOR(ES): Wilney Fernando Silva
4. PRIMEIRAS ESCOLAS PRIMÁRIAS NA FRONTEIRA BRASIL-PARAGUAI
AUTOR(ES): Alessandra Viegas Josgrilbert
5. I GUERRA MUNDIAL (1914 – 1918) UM ACCIDENT NO LIVRO DIDÁTICO BRITÂNICO
AUTOR(ES): Rogério Justino; Vitor Sergio
6. A EDUCAÇÃO POPULAR SOB A ÓTICA FREIREANA NA PERSPECTIVA DO FILME TRISTEZA DO JECA
AUTOR(ES): Juscimar Maria de Paula
7. A EAD COMO POLÍTICA DE EXPANSÃO DA EDUCACÃO SUPERIOR: DA IMPLEMENTAÇÃO DA EAD E A INSTITUCIONALIAÇÃO DA UAB NA UFT
AUTOR(ES): Denilda Caetano de Faria
GT 2 – HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Coordenação do GT – Profª Diane Valdez – UFG – Sala 109
1. AS PRÁTICAS RELIGIOSAS NO GRUPO ESCOLAR MINAS GERAIS (UBERABA/MG) ENTRE 1944 A 1962.
AUTOR(ES): Marilsa Aparecida Alberto Assis Souza; Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro
2. CENÁRIO DE CONSTITUIÇÃO DO SEGUNDO GRUPO ESCOLAR DE RIO VERDE/GO (1947)
AUTOR(ES): Maria Aparecida Alves Silva; Kênia Guimarães Furquim Camargo; Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro
3. A CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA PRESENTE NOS REFERENCIAIS CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA DÉCADA DE 1990
AUTOR(ES):Carla Lisboa Andrade
4. O MANUAL CATÓLICO DE HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA EDUCACIONAL DAS IMÃS DE SANTO ANDRÉ
AUTOR(ES): Sandra Maria de Oliveira
5. INSTRUÇÃO, TRABALHO E PATRIOTISMO: A EDUCAÇÃO NA IMPRENSA DE RIO POMBA – MINAS GERAIS (1917 – 1930).
AUTOR(ES): Amanda Luísa da Silva; Monique Adriele da Silva
6. CURSO DE FÉRIAS PARA PROFESSORES LEIGOS: MUDANÇAS NO ENSINO PRIMÁRIO EM MATO GROSSO (1950-1960)
AUTOR(ES): Marineide de Oliveira da Silva; Rômulo Pinheiro de Amorin
7. EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE MUDANÇAS: A REVISTA DO ENSINO E OS PRINCÍPIOS DA ESCOLA NOVA EM MINAS GERAIS (1927-1937)
AUTOR(ES): Monique Adriele da Silva; Amanda Luísa da Silva
8. ESCOLARIZAÇÃO E ANALFABETISMO NO BRASIL: ESTUDO DAS MENSAGENS DOS PRESIDENTES DOS ESTADOS DE SÃO PAULO, PARANÁ E RIO GRANDE DO NORTE (1890-1930).
AUTOR(ES): Ana Emília Cordeiro Souto Ferreira; Carlos Henrique de Carvalho
GT 4 – DIDÁTICA
Coordenação do GT – Prof. Orlando Fernandes Aquino – UNIUBE- Sala 201
1. AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E SUA RELAÇÃO COM A MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO NA REDE MUNICIPAL DE SENADOR CANEDO
AUTOR(ES): Oyana Rodrigues dos Santos; Elias Pascoal; Júlio Cézar Garcia
2. ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE A PRÁTICA DA PESQUISA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM TESES E DISSERTAÇÕES NO BRASIL
AUTOR(ES): Christiane Caetano Martins Fernandes
3. DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVAS DE MUDANÇAS
AUTOR(ES): Hidelberto de Sousa Ribeiro; Marilene Marzari
4. A LUDICIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES LÚDICAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
AUTOR(ES): Kelly Cebelia das Chagas do Amaral; Jucimara Rojas; Care Cristiane Hammes
5. DESENVOLVIMENTO DOCENTE EM UM PROCESSO DIDÁTICO-FORMATIVO
AUTOR(ES): Patrícia Lopes Jorge Franco; Andréa Maturano Longarezi
6. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DIDATICA DESENVOLVIMENTAL NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES NO DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA
AUTOR(ES): Waleska Dayse Dias de Sousa; Andréa Maturano Longarezi
7. CIBERLITERATURA: APLICABILIDADES DA HIPERMÉDIA NAS TEXTUALIDADES DO GÊNERO LITERÁRIO EM MEIO DIGITAL
AUTOR(ES): Nara Rubia Gomes Duarte Xavier
8. DIDÁTICA E ENSINO A DISTÂNCIA: CENÁRIO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS
AUTOR(ES): Juciane Teixeira Silva; Djalma Gonçalves Pereira; Vinícius Silveira
GT 5 – ESTADO E POLÍTICA EDUCACIONAL
Coordenação do GT – Profª Maria Vieira Silva – UFU - Sala 110
1. DESAFIOS, DEMANDAS E ASPECTOS LEGAIS DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM GOIÁS
AUTOR(ES): Edson Ferreira Alves
2. AS CONTRADIÇÕES E OS CONFLITOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE GOIAS SOB A GESTÃO DA POLICIA MILITAR
AUTOR(ES): Veralúcia Pinheiro
3. A POLÍTICA EDUCACIONAL VOLTADA À EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE PRELIMINAR DA IMPLEMENTAÇÃO EM CAMPO GRANDE (MS, BRASIL)
AUTOR(ES): Ricardo Senna
4. POLÍTICAS EDUCACIONAIS E SUA INTERLOCUÇÃO COM A ATUAÇÃO, FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL DOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS: CONTRADIÇÕES E DESAFIOS A EDUCAÇÃO
AUTOR(ES): Maria Aparecida Rodrigues de Souza
5. POLÍTICA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO: CONTROLE SOCIAL DO FUNDEB EM ITUIUTABA/MG
AUTOR(ES): Claudia Rodrigues das Graças Oliveira
6. A EVOLUÇÃO DOS RECURSOS FEDERAIS NOS PROGRAMAS DE TRANSPORTE ESCOLAR (2003-2012): ESTUDO DOS IMPACTOS ORÇAMENTÁRIOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
AUTOR(ES): Andreia Couto Ribeiro; Wellington Ferreira de Jesus
7. POLITICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL: DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS AO PACTO PELA ALFABETIZAÇÃO ATÉ OS OITO ANOS DE IDADE
AUTOR(ES): Elis Regina dos Santos Viegas
8. POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: A PRESENÇA DO IDOSO NA UNIVERSIDADE CONTEMPORÂNEA
AUTOR(ES): Edimar Pereira da Silva
9. ENSINO MÉDIO: TENDÊNCIAS ESTATÍSTICAS RECENTES E PERSISTÊNCIA DE INTERROGAÇÕES
AUTOR(ES): Silvia Regina dos Santos Coelho, Cleonice Pereira Damasceno de Araújo e Cleonilda Nunes da Silva.
10. A UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS E A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR
AUTOR(ES): Chaiane de Medeiros Rosa; Ana Maria Gonçalves
GT 5 – ESTADO E POLÍTICA EDUCACIONAL
Coordenação do GT – Profª Maria Vieira Silva – UFU - Sala 111
1. CUSTOS INDIRETOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DO DF
AUTOR(ES): Eriane de Araujo Dantas; Bibiani Borges Dias; Andreia Couto Ribeiro
2. PROVINHA BRASIL E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: AS VOZES DOS DOCENTES
AUTOR(ES): Selma Gattass Dias Aires da Silva; Elizeth Gonzaga dos Santos Lima
3. A INSERÇÃO DE CRITÉRIOS PRIVADOS NA POLÍTICA EDUCACIONAL DE GESTÃO DO SISTEMA DE ENSINO NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL (2007-2013)
AUTOR(ES): Andrêssa Gomes de Rezende Alves
4. IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM MATO GROSSO DO SUL NO PERÍODO DE 2008-2012: LIMITES E POSSIBILIDADES.
AUTOR(ES): Espedito Saraiva Monteiro; Rose Cristiani Franco Seco Liston
5. A AUTOAVALIAÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES)
AUTOR(ES): Patrícia Carla Ruas Guimarães; Robson Quintilio; Beatriz Pereira Batista de Souza
6. INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA: ESTADO, POLÍTICA SOCIAL, POLÍTICA EDUCACIONAL
AUTOR(ES): Flavia Melville Paiva
7. A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: AS ESTRATÉGIAS DO PROGRAMA INCLUIR – ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR – COMO POLÍTICA DE INCLUSÃO
AUTOR(ES): Jacirene Lima Pires dos Santos
8. POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM ITUIUTABA
AUTOR(ES): Cláudia Gois Vilarinho
9. EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA MERCANTIL E SEUS OLIGOPÓLIOS: A MEGA FUSÃO ANHANGUERA E KROTON
AUTOR(ES): Claudia Ruas
10. EVASÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM OLHAR SOB O IFMS CÂMPUS PONTA PORÃ
AUTOR(ES): Vanessa Ramos Ramires Bressan; Airton José Vinholi Júnior
GT 5 – ESTADO E POLÍTICA EDUCACIONAL
Coordenação do GT – Profª Maria Vieira Silva – UFU - Sala 112
1. COMUNIDADE REMANESCENTE QUILOMBOLA KALUNGA: DIREITO A EDUCAÇÃO COMO EXPRESSÃO DE CIDADANIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
AUTOR(ES): Ana Celuta Fulgêncio Taveira
2. POLÍTICAS DE EXPANSÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO
AUTOR(ES): Fernando Cezar Vieira Malange; Elizeth Gonzaga dos Santos Lima; Valci Aparecida Barbosa
3. LÚCIO COSTA E O ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO NO INSTITUTO DE ARTES DA UNIVERSIDADE DO DISTRITO FEDERAL (UDF)
AUTOR(ES): Caio Nogueira Hosannah Cordeiro
4. A CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE BRASÍLIA E SUA ESTREITA RELAÇÃO COM A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
AUTOR(ES): Luciana Cordeiro Limeira; Wellington Ferreira de Jesus
5. A POLÍTICA E A QUALIDADE EDUCACIONAL: A CAPACITAÇÃO DA EQUIPE GESTORA EM FOCO
AUTOR(ES): Keila Fernanda Silva; Maria Simone Ferraz Pereira Moreira Costa
6. A EXPANSÃO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL NA REGIÃO CENTRO-OESTE
AUTOR(ES): Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes; Carina Elisabeth Maciel
7. A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: META FRUSTRADA E VETOS “VITORIOSOS”
AUTOR(ES): Maria Cristina das Graças Dutra Mesquita; Maria Esperança Fernandes Carneiro
8.A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CENTRO-OESTE BRASILEIRO VIA UNIVERSIDADES ESTADUAIS: CONTEXTOS E CENÁRIOS.
AUTOR(ES): Renata Ramos da Silva Carvalho; Juliana Duarte Marques
9. POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: A PRODUÇÃO ACADÊMICA NA REGIÃO CENTRO-OESTE (1998-2013)
AUTOR(ES): Ana Luisa Alves Cordeiro
GT 5 – ESTADO E POLÍTICA EDUCACIONAL
Coordenação do GT – Profª Maria Vieira Silva – UFU - Sala 113
1. OBRIGATORIEDADE EDUCACIONAL PARA QUEM?
AUTOR(ES): Mariana Braga Alves de Souza Neves; Vânia Roseli de Alencar; Elvys Patrick Ferreira de Oliveira
2. PROGRAMA DE APRENDIZAGEM LUZ DO TÚNEL: NORMATIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE APRENDIZES EM TRÊS LAGOAS/MS
AUTOR(ES): Alessandro Marcon da Silva; Margarita Victoria Rodríguez
3. EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO E O EMPENHO DO GESTOR ESCOLAR
AUTOR(ES): Maria das Dores Lucia
4. FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL: LUTA PELA IMPLANTAÇÃO DO PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL
AUTOR(ES): Paolla Rolon Rocha; Margarita Victoria Rodríguez; Hellen Caroline Valdez Monteiro
5. EXPANSÃO E INTERIORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O CASO SINGULAR DO MUNICÍPIO DE JATAÍ-GO
AUTOR(ES): Márcia Santos Anjo Reis
6. O IDEB NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE JATAÍ-GO: AVALIAÇÃO E INTERFERÊNCIAS
AUTOR(ES): Renata Machado de Assis
7. O PROGRAMA DE DESCENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA (PDAF) E A GESTÃO DE RECURSOS: LIMITES E POSSIBILIDADES EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DO DF
AUTOR(ES): Rosangela Rodrigues Trindade
8. AS CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO, A GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR, A FORMAÇÃO DOCENTE E AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR
AUTOR(ES): Eliane Gonçalves Costa Anderi; Renato Ribeiro Leite; Marilza Vanessa Rosa Suanno
9. EFEITO CROSS-BORDER NA EDUCAÇÃO SUPERIOR ALGUMAS APROXIMAÇÕES ENTRE BRASIL E BOLÍVIA
AUTOR(ES): Adriana de Lurdes Trentin Alvares
10. O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) NA GESTÃO EDUCACIONAL MUNICIPAL DO MATO GROSSO DO SUL
AUTOR(ES): Adriana Valadão
GT 7 – EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS
Coordenação do GT – Profª Anamaria Santana da Silva PPGE/CPAN-UFMS - Sala 211
1. A CIDADE, A CRIANÇA E A CRIANÇA NA CIDADE
AUTOR(ES): Rhaisa Naiade Pael Farias; Fernanda Müller
2. EDUCAÇÃO INFANTIL: GESTÃO E FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL QUE ATUA COM A CRIANÇA
AUTOR(ES): Anizia Aparecida Nunes Luz; Lucrecia Stringhetta Mello
3. TV MONITORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
AUTOR(ES): Claudia Regina Vasconcelos Bertoso Leite
4. “OLHARES” PSICOPEDAGÓGICOS: DESVENDANDO CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGENS DE CRIANÇAS, MÃES E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA ESEBA
AUTOR(ES): Paula Amaral Faria; Maria Irene Miranda
5. AS CRIANÇAS NAS PESQUISAS SOBRE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
AUTOR(ES): Maria Goretti
6. A CONCEPÇÃO DE CRIANÇA DE ESTUDANTES DE CURSOS DE PEDAGOGIA
AUTOR(ES): Silvia Adriana Rodrigues; Dulcinéia Beirigo de Souza
7. VIOLÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS
AUTOR(ES): Juliana Pereira da Silva
8. EDUCAÇÃO DE BEBÊS: PERPECIVAS TEÓRICAS PARA SE PENSAR UM CURRÍCULO PARA PRIMEIRA INFÂNCIA
AUTOR(ES): Iury Lara Alves
GT 8 – FORMAÇAO DE PROFESSORES
Coordenação do GT – Profª Íria Brzezinski – PUC Goiás- Sala 208
1. CARACTERIZAÇÃO DO ACADÊMICO INGRESSANTE NO CURSO DE MATEMÁTICA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE MATO GROSSO, BRASIL
AUTOR(ES): Mauro Mateus Alves
2. FORMAÇÃO CONTINUADA: AS RAZÕES QUE MOVEM OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL
AUTOR(ES): Adriana Vaz Efisio Emanuel; Osvaldo Freitas de Jesus
3. PESQUISA EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE PROFESSORES
AUTOR(ES): Solange Martins Oliveira Magalhães; Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de Souza
4. DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO DO ALUNO
AUTOR(ES): Naísa Afonso Da Silva
5. PRÁTICAS DE ENSINO DOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA
AUTOR(ES): Marilene Marzari; Hidelberto de Sousa Ribeiro
6. O QUE HÁ DE INOVAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE UNIVERSITÁRIA? – UM ENFOQUE PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
AUTOR(ES): José Firmino de Oliveira Neto; Camila Aline Romano
7. FORMAR PROFESSORES EM TEMPOS DE CRISE DA PROFISSÃO: UM OLHAR SOBRE A ATUAÇÃO DOS DOCENTES DA CÂMPUS UNIVERSITÁRIO DA UEG DE IPORÁ-GOIÁS
AUTOR(ES): Marilda de Lima Oliveira Ferreira
8. AGRESSIVIDADE ESCOLAR: BULLYING E SABERES DOCENTES
AUTOR(ES): Rosemeire Barreto dos Santos Carvalho
9. O USO DO LIVRO DIDÁTICO PELO PROFESSOR DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE TERENOS, MS
AUTOR(ES):Adriana Araújo de Lima
GT 8 – FORMAÇAO DE PROFESSORES
Coordenação do GT – Profª Íria Brzezinski – PUC Goiás- Sala 209
1. A RE-INVENÇÃO DA DOCÊNCIA: ANÁLISE CRÍTICA DO PROGRAMA “REINVENTANDO O ENSINO MÉDIO” NO ESTADO DE MG SOB A ÓTICA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
AUTOR(ES): Osvaldo Dalberio Dal Bello; Alex Macedo
2. CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA ENTRE DOCENTES DE ENSINO SUPERIOR: A EDUCAÇÃO FÍSICA EM QUESTÃO
AUTOR(ES): Danielle Batista; Evando Carlos Moreira
3. PERSONALISMO E A FORMAÇÃO HUMANIZADORA: UM ESTUDO DAS CONTRIBUIÇÕES DE MOUNIER
AUTOR(ES): Mônica Ferreira Albernaz
4. PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
AUTOR(ES): Cristiana de Campos Silva; Heloisa Salles Gentil
5. PROGRAMAS DE CORREÇÃO DA DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE E O PROCESSO DE DESPROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
AUTOR(ES): Leda Regina Bitencourt da Silva
6. EXIGÊNCIA DA QUALIDADE NO CAMPO DA PÓS-GRADUAÇÃO A PROPOSTA CONTRA-HEGEMÔNICA
AUTOR(ES): Jackeline Império Soares
7. UNIVERSIDADE, PENSAMENTO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
AUTOR(ES): Ildeu M. Coelho
8. CIÊNCIA, FORMAÇÃO E TRABALHO: EM BUSCA DE INDICADORES DE QUALIDADE NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE PROFESSORES
AUTOR(ES): Dagmar Dnalva da Silva Bezerra
9. HABITUS PROFESSORAL NO CAMPO UNIVERSITÁRIO
AUTOR(ES): Maria José Pereira de Oliveira Dias, José Maria Baldino; Syllvvan Garcia da Silva.
GT 8 – FORMAÇAO DE PROFESSORES
Coordenação do GT – Profª Íria Brzezinski – PUC Goiás- Sala 210
1. O HABITUS PROFESSORAL NA CONSTITUIÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
AUTOR(ES): Maria Conceição Barbosa Donencio
2. AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: O TRATO SOBRE A FUNÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR
AUTOR(ES): Rodrigo Roncato
3. COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS AOS PROFESSORES DE ESCOLA INTEGRAL
AUTOR(ES): Mairy Aparecida Pereira Soares; Kamila Lopes Morais Cobos
4. PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: ENFOQUE EPISTEMOLÓGICO EM DISSERTAÇÕES E TESES DE UMA IES DA REGIÃO CENTRO-OESTE
AUTOR(ES): Suelaynne Lima da Paz
5. EDUCAÇÃO FÍSICA E DEFICIÊNCIA: A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM FOCO
AUTOR(ES): Wesley Silva Mauerverck; Neil Franco Pereira de Almeida
6. A FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES
AUTOR(ES):Luiz Síveres
7. OS DILEMAS DO PROFESSOR INICIANTE E SUA INSERÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE
AUTOR(ES): Mendes Solange Lemes da Silva; Simone Albuquerque da Rocha
8. POLÍTICA DE EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR ATRAVÉS DA MODALIDADE A DISTÂNCIA: O PAPEL DO TUTOR NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
AUTOR(ES): Fernanda Cruvinel Pimentel; Raquel de Almeida Moraes
9. AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS MEDIAÇÕES ENTRE PROFESSOR, ALUNOS E CONTEUDO: O QUE OS PLANOS DE ENSINO DOS PROFESSORES REVELAM?
AUTOR(ES): Rodrigo Claudino Diogo; Shirley Takeco Gobara
GT 9 – TRABALHO E EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS
Coordenação do GT – Profª Maria Emília de Castro Rodrigues – UFG – Sala 308
1. THE INTERNATIONALIZATION OF PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION: A STUDY ON THE AGREEMENT BETWEEN THE BRAZILIAN FEDERAL INSTITUTES AND CANADA
AUTOR(ES): Mari Neia Valicheski Ferrari
2. A PRODUÇÃO DA VIDA EM COMUNIDADES TRADICIONAIS DA BAIXADA CUIABANA: TRABALHO E SABERES DA EXPERIENCIA
AUTOR(ES): Edson Caetano; Camila Emanuella Pereira Neves
3. A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA: CONDIÇÕES DE TRABALHO E CONSCIÊNCIA POLÍTICA
AUTOR(ES): Aline Veiga dos Santos; Ranilce Mascarenhas Guimarães Iosif
4. CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR UNIVERSITARIO: INFLUENCIAS DO MODELO DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO, A PARTIR DE 1990
AUTOR(ES): Alessandra Aparecida Franco; Robson Luiz de França
5. A EXPANSÃO DA ESCOLA BÁSICA NO BRASIL: A LUTA DOS MOVIMENTOS POPULARES DA DÉCADA DE 1970
AUTOR(ES): João Roberto Resende Ferreira
6. O TRABALHO EM EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA POLÍTICA EDUCACIONAL DE GOIÁS
AUTOR(ES): João Ferreira de Araújo Júnior
7. FORMAÇÃO OU PSEUDO-FORMAÇÃO NO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE NO BRASIL SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA CRÍTICA EM THEODOR ADORNO E MAX HORKHEIMER?
AUTOR(ES): Patrícia Costa e Silva
GT 9 – TRABALHO E EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS
Coordenação do GT – Profª Maria Emília de Castro Rodrigues – UFG – Sala 309
1. CONFIGURAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM ASSENTAMENTOS RURAIS DE MATO GROSSO.
AUTOR(ES): Ilma Ferreira Machado; Heloisa Salles Gentil
2. EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO AJA EXPANSÃO NA REDE MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA (2001-2004).
AUTOR(ES): Maria Edimaci Teixeira Barbosa Leite; Aldimar Jacinto Duarte
3. AS NOÇÕES DE QUALIFICAÇÃO E O GT – TRABALHO E EDUCAÇÃO: ANÁLISE DA PRODUÇÃO DA ANPED (2004-2013)
AUTOR(ES): Néri Emilio Soares Júnior
4. A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E A MÍSTICA DA TERRA
AUTOR(ES): Marlene Barbosa de Freitas Reis
5. FORMA, SIMBOLO E SINTOMA: IMAGENS E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
AUTOR(ES): Vânia Olária Pereira
6. ABORDAGEM POLICIAL MILITAR NO CONTEXTO ETNICORRACIAL
AUTOR(ES): Jamil Amorim de Queiróz; Suely Dulce de Castilho
7. SAÚDE DO PROFESSOR E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UMA ANALISE DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS EM POS-GRADUAÇÃO NO ESTADO DE GOIAS NO PERIODO DE 2004 A 2013
AUTOR(ES): Regisnei Aparecido de Oliveira Silva
GT 10 – ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA
Coordenação do GT – Profª Ana Lúcia Espíndola – UFMS – Sala 408
1. LETRAMENTO NO CAMPO DOS ENUNCIADOS: BUSCANDO SENTIDOS NA DINÂMICA DE PRÁTICAS ESCOLARES
AUTOR(ES): Mery Helen Rosa; Selma Martines Peres
2. BIBLIOTECA ESCOLAR E O PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA (PNBE): UM ESTUDO DA APROPRIAÇÃO DO ACERVO DOS LIVROS LITERÁRIOS.
AUTOR(ES): Darciene Barros Leão Cirino; Selma Martines Peres
3. PROGRAMA ALFA E BETO: “ALFABETIZAÇÃO PELO MÉTODO METAFÔNICO, PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO”
AUTOR(ES): Regina Magna Rangel Martins
4. ALFABETIZAR OU NÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL? POSSIBILIDADES E CRÍTICAS ACERCA DESSE ENSINO NESSA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
AUTOR(ES): Laís Paula Freitas dos Santos
5. LEITURA E ESCRITA NO CONTEXTO ESCOLAR INDÍGENA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
AUTOR(ES): Ilma Regina Castro Saramago de Souza; Marilda Moraes Garcia Bruno
6. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: AS CONCEPÇÕES DOS ACADÊMICOS DE LICENCIATURA DA UFMS/CAMPUS DO PANTANAL
AUTOR(ES): Bruno Marini Bruneri
7. LITERATURA INFANTIL E A FORMAÇÃO DO LEITOR: SABERES E PRÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
AUTOR(ES): Eliana Aparecida Carleto
GT 12 – CURRÍCULO
Coordenação do GT – Profª Ozerina Victor de Oliveira – UFMT – Sala 310
1. DO CONTEXTO NACIONAL AO LOCAL: O DESENVOLVIMENTO CURRICULAR NA DÉCADA DE 1990 E A DISTRIBUIÇÃO DE CONHECIMENTOS
AUTOR(ES): Aline Rabelo Marques
2. DIRETRIZES CURRICULARES LOCAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL (2008 E 2012): A DISTRIBUIÇÃO DE CONHECIMENTOS EM MATEMÁTICA
AUTOR(ES): Heloisa Laura Queiroz Gonçalves da Costa
3. POLÍTICAS DE ESCOLA EM FINAIS DO SÉCULO XX: DOCUMENTOS CURRICULARES NACIONAIS COMO TRADUÇÃO
AUTOR(ES): Yolanda Toguia; Fabiany de Cassia Tavares Silva
4. O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E AS CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE MATO GROSSO EM CUIABÁ
AUTOR(ES): Edson Gonçalves da Silva
5. PRÁTICAS CURRICULARES QUE PRODUZEM (DES)IGUALDADES JUSTAS: A MERITOCRACIA COMO HIPOTESE ORIENTADORA
AUTOR(ES): Rosana Sant’Ana de Morais
6. O MULTICULTURALISMO NO ENSINO DE ARTE E SEUS PORQUÊS: O DIÁLOGO POSSÍVEL PELA ESTÉTICA
AUTOR(ES): Tauã Carvalho de Assis; Neuda Alves do Lago
7. A PERCEPÇÃO DOS INGRESSANTES UNIVERSITÁRIOS ACERCA DA DISCIPLINA INTRODUTÓRIA DE IES, UMA PROPOSTA CURRICULAR
AUTOR(ES): Adriana Lira; Denise Maria Soares Lima
8. O COTIDIANO NA ESCOLA E A ESCOLA NO COTIDIANO RIBEIRINHO/PANTANEIRO
AUTOR(ES): Eulene Vieira Moraes; Maritza Maciel Castrillon Maldonado
9. A DISCIPLINA ENSINO RELIGIOSO NO CURRICULO EM GOIAS
AUTOR(ES): Tamiris Alves Muniz; Ana Maria Gonçalves
10. ESCOLA SARÃ: TEXTOS E CONTEXTOS
AUTOR(ES): Jucilene Oliveira de Moura
GT 14 – SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Coordenação do GT – Profª Maria da Anunciação Pinheiro Barros Neta – UFMT – Sala 311
1. A ESCOLA RURAL E OS POBRES: UMA ETICA PARA A VIDA EM COMUNIDADE
AUTOR(ES): Lúcio Gomes Dantas
2. INDÚSTRIA CULTURAL, ARTE, IDEOLOGIA E FORMAÇÃO EM ADORNO
AUTOR(ES): Estelamaris Brant Scarel
3. O ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA
AUTOR(ES): Gustavo Cunha de Araújo
4. AS RELAÇÕES DE PODER NAS PRÁTICAS ESCOLARES: REFLEXÕES A PARTIR DE ANOTAÇÕES DE CAMPO
AUTOR(ES): Telma Aparecida da Silva Santos
5. EDUCAÇÃO PRISIONAL
AUTOR(ES): Nilda Gonçalves Vieira Santiago
6. UNIDADES DE MEDIDAS RESTRITIVAS E PRIVATIVAS DE LIBERDADE: CONTRIBUIÇÕES DE BOURDIEU, BERGER & BERGER E FOUCAULT
AUTOR(ES): Sullyvan Garcia da Silva; Maria José Pereira de Oliveira Dias
7. ASPECTOS SOCIOLÓGICOS, HISTÓRICOS E LITERÁRIOS SOBRE CRIANÇA E ESCOLA
AUTOR(ES): Nubea Rodrigues Xavier
GT 15 – EDUCAÇÃO ESPECIAL
Coordenação do GT – Profª Alexandra Yache Anache- UFMS – Sala 312
1. “COMPUTADOR NÃO FOI FEITO PARA CEGO” – O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA ESCOLA POR ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL
AUTOR(ES): Ricardo Augusto Lins do Nascimento; Marilda Moraes Garcia Bruno
2. A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: CARACTERÍSTICAS DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
AUTOR(ES): Sandra Pavoeiro Tavares Carvalho; Filomena Arruda Monteiro
3. A LÓGICA BIOMÉDICA E O PARADIGMA CIENTÍFICO NA ESCOLA
AUTOR(ES): Ana Luiza de França Sá; Roseane Paulo da Cunha
4. ATENDIMENTO EDUCACIONAL AS PESSOAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA PERSPECTIVA MATERIALISTA-HISTORICA DIALETICA DO SISTEMA CAPITALISTA
AUTOR(ES): Veridiana Vicentini Teixeira Maior; Alexandra Yache Anache
5. ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS INCLUSIVAS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
AUTOR(ES): Glaucia Eunice Goncalves da Silva
6. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO PEDAGOGICO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
AUTOR(ES): Camila Rocha Cardoso; Dulceria Tartuci
GT 16 – EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Coordenação do GT – Profª Joana Peixoto – IFGoiás – Sala 401
1. A CONTRIBUIÇÃO DO PROFESSOR NO DESENVOLVIMENTO MORAL DO ALUNO ADOLESCENTE FACE AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
AUTOR(ES): Alex Macedo; Osvaldo Dalberio Dal Bello
2. A CRIANÇA CONTEMPORÂNEA: SEUS ESPAÇOS VIVENCIAIS E AS REPERCUSSÕES DO USO DAS MÍDIAS E NOVAS TECNOLOGIAS EM CONTEXTO EDUCATIVO
AUTOR(ES): Fabiana Rodrigues Oliveira Queiroz;Raquel Gonçalves Salgado
3. A DOCÊNCIA ONLINE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ABORDAGEM INSTRUMENTAL
AUTOR(ES): Cláudia Helena dos Santos Araújo
4. A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
AUTOR(ES): Anézio Martins Santana
5. A INCORPORAÇÃO DO NOTEBOOK NO TRABALHO DOCENTE E NA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: ALGUMAS REFLEXÕES
AUTOR(ES): Nilma Fernandes do Amaral Santos
6. A PROPOSTA DE INCLUSÃO DIGITAL VIA AMBIENTE ESCOLAR: O PROUCA EM QUESTÃO
AUTOR(ES): Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar; Natalia Carvalhaes de Oliveira; Mayla Souza de Moraes
7. ABORDAGEM DOS GÊNEROS DA CULTURA POPULAR NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS “TUDO É LINGUAGEM” – 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
AUTOR(ES): Miriã Alves de Laet Silva
8. AVA COMO SUPORTE: ANÁLISE DE ARTIGOS E METODOLOGIAS DE PESQUISA
AUTOR(ES): Sabrina Bourscheid; Cristiano Maciel; Vinícius Carvalho Pereira
GT 19 – EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Coordenação do GT – Elenita Pinheiro de Queiroz Silva - UFU – Sala 404
1. INDÍCIOS DE COMPREENSÃO DA NECESSIDADE DE REPRESENTAÇÃO DE UMA LINGUAGEM ALGÉBRICA SIMBÓLICA POR CRIANÇAS PARTICIPANTES DO CLUBE DE MATEMÁTICA
AUTOR(ES): Daniela Cristina de Oliveira; Wellington Lima Cedro
2. O COMPARTILHAMENTO DE AÇÕES NA ORGANIZAÇÃO DA ATIVIDADE PEDAGOGICA DE PROFESSORES DE MATEMATICA EM FORMAÇÃO INICIAL COMO GERADOR DO DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES MENTAIS INDIVIDUAIS
AUTOR(ES): Maria Marta Silva; Wellington Lima Cedro
3. A ESCOLHA DOS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UM ESTUDO COM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO EM JUÍNA, MT
AUTOR(ES): César Cristiano Belmar
4. O ENSINO DE FRAÇÕES PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O OLHAR DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL
AUTOR(ES): Carolina Innocente Rodrigues; Maria Teresa Menezes Freitas; Fabiana Fiorezi de Marco
5. A UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NAS AULAS DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA: UM ESTUDO SOBRE O ÍNDICE DE PREÇOS AO CONSUMIDOR – IPC
AUTOR(ES): Glen Moreira Barros; Kliver Moreira Barros
6. A INFLUÊNCIA DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL
AUTOR(ES): Solange Ramos Teixeira Turíbio; Adelmo Carvalho da Silva
7. A PESQUISA SOBRE A EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NO BRASIL: UM ESTADO DO CONHECIMENTO
AUTOR(ES): Alberto Rogélio Orioli; Larissa Arantes Matos; Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar
8. TENDÊNCIAS DA PESQUISA SOBRE O USO DE PARADIDÁTICOS NO ENSINO DE PROBABILIDADE PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
AUTOR(ES): Valéria Ciabotti
9. DESMISTIFICANDO O ERRO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA POR MEIO DO USO DE JOGOS E BRINCADEIRAS
AUTOR(ES): Ana Tereza Ramos de Jesus Ferreira; Norma Lucia Neris de Queiroz
GT 20 – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Coordenação do GT – Profª Silva Rosa da Silva Zanolla – UFG – Sala 405
1. VIGOTSKI E O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO: PROCESSOS DE ELABORAÇÃO DE CONCEITOS E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA
AUTOR(ES): Adriane Guimarães de Siqueira Lemos
2. QUANDO A QUANTIDADE PODE NÃO SER QUALIDADE: UMA RELAÇÃO ENTRE A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DE WALLON E A ORGANIZAÇÃO DO TEMPO ESCOLAR
AUTOR(ES): Soraya Vieira Santos
3. O MAL-ESTAR DOCENTE ENTRE O MAL-ESTAR DA CULTURA E O DA CIVILIZAÇÃO
AUTOR(ES): Yara Magalhães dos Santos; Sérgio Pereira da Silva
4. A NARRATIVA BINJE E AS AUTORIAS DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS: UM CASO ILUSTRATIVO
AUTOR(ES): Érica Nayla Harrich Teibel; Daniela Barros da Silva Freire Andrade; Paula Figueiredo Poubel
5. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE PSICOLOGO ESCOLAR/EDUCACIONAL: UMA INVESTIGAÇÃO EM UBERABA – MG.
AUTOR(ES): Erico Lopes Pinheiro de Paula
6. O ENSINO E AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
AUTOR(ES): Cibele dos Reis Costa
7. SUBJETIVIDADE, LINGUAGEM E DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM
AUTOR(ES): Marília dos Santos Bezerra
GT 21 – EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Coordenação do GT – Profª Cândida Soares da Costa – UFMT – Sala 406
1. TRANSFORMAÇÕES E CAMINHADAS: O CURRÍCULO ESCOLAR E A LEI N. 10.639/03
AUTORES: Rafaela Rodrigues Nogueira
2. AÇÕES EDUCATIVAS COMPLEMENTARES NAS ESCOLAS DAS ÁREAS INDÍGENAS DO MUNICÍPIO DE DOURADOS/MS E O PRÊMIO DE INOVAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL 2008
AUTORES: Reginaldo Candado
3. APONTAMENTOS SOBRE LIVROS DIDÁTICOS E PESQUISA: A HISTÓRIA E A CULTURA INDÍGENA EM FOCO
AUTORES: Fernanda Alves da Silva Oliveira; Poliene Soares dos Santos Bicalho
4. EDUCAÇÃO E IDENTIDADE QUILOMBOLA: OUTRAS ABORDAGENS POSSÍVEIS
AUTORES: Givânia Maria da Silva
5. SER DOCENTE NEGRA: TRAJETÓRIA DAS DOCENTES MIGRANTES EM LUCAS DO RIO VERDE-MT.
AUTORES: Cleonice Peotoni; Maria Lúcia Rodrigues Muller
6. EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE CULTURAL E JOGOS DOS POVOS INDÍGENAS
AUTORES: Maria Beatriz Rocha Ferreira; Marina Vinha
7. CONTRIBUIÇÕES DE DOCENTES DE HISTOÓIA PARA PENSARMOS O COMBATE A DESIGUALDADE E AO RACISMO NA ESCOLA
AUTORES: José Bonifácio Alves da Silva; José Licínio Backes
8. O ESPAÇO DO POLICIAL MILITAR FEMININO NEGRO NOS SETORES PROFISSIONAIS DA POLICIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO
AUTORES: Marli de Souza Queiróz; Cândida Soares da Costa
9. A POSSIBILIDADE DA UTILIZAÇÃO DE DIVERSAS FONTES PARA ESCREVER A HISTÓRIA DO NEGRO
AUTORES: Zilma Maria Silva Marques
GT 23 – GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO
Coordenação do GT – Profª Constantina Xavier Filha – UFM – Sala 407
1. “[…] QUERO COR DE MENINA, ESSA AQUI É DE HOMEM!”. RELAÇÕES DE GÊNERO NA PERSPECTIVA DAS CRIANÇAS.
AUTOR(ES): Eliana Maria Ferreira
2. ESTRATÉGIAS PARA DESFILAR CHARME, BELEZA E MUITO ESTILO EM TODAS AS OCASIÕES: MODOS DE SUBJETIVAÇÃO FEMININA NA REVISTA ATREVIDINHA
AUTOR(ES): Cristine Novaes Barbosa da Rocha
3. INFÂNCIAS E GÊNERO NOS ATOS NORMATIVOS VIGENTES NO BRASIL
AUTOR(ES): Samanta Felisberto Teixeira
4. UM JEITO ‘BARBIE’ DE SER: ANALISANDO FEMINILIDADES EM FILMES DE ANIMAÇÃO DA BARBIE.
AUTOR(ES): Telma Iara Bacarin
5. O TEMA CORPO HUMANO E SEXUALIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS – ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: EM FOCO O LIVRO DIDÁTICO
AUTOR(ES): Jacqueline Nascimento Gonçalves; Elenita Pinheiro de Queiroz Silva