METODOLOGIA ATIVA: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS COM FOCO NO ALUNO – HÍBRIDO

METODOLOGIA ATIVA

Objetivo Geral:   é possível manter a excelência do ensino e atingir todos esses objetivos no ambiente híbrido.

A aprendizagem ativa defende um ambiente adequado, formas de interações e diferentes estratégias de ensino/aprendizagem.

A PUC Goiás preocupada em formar profissionais capazes de incorporar em seu repertório o aprendizado adquirido, tem como objetivo possibilitar que os professores e bacharéis em Direito, se sintam motivados a integrar métodos participativos aos seus cursos, alinhados com os propósitos e contextos em que eles são aplicados.

No método de ensino participativo, o aluno torna-se agente na construção de seu próprio conhecimento. O estímulo gerado pela participação ativa no processo de aprendizado desenvolve outras habilidades como o raciocínio, o senso crítico apurado, a forte noção para a aplicação adequada do conhecimento, bem como capacidade para solucionar problemas. Essenciais para uma atuação profissional diferenciada, tais habilidades são cada vez mais exigidas pelo contexto mercado de trabalho.

• Objetivos Cognitivos (Conteúdo):

Ao final do curso os estudantes deverão: dominar conceitos e estruturas fundamentais do direito; conhecer a racionalidade e linguagem de áreas contíguas ao Direito; dominar a aplicação de conceitos e estruturas do Direito em casos práticos; ser capazes de identificar, analisar e formular soluções para problemas complexos.

• Objetivos de competências:

Ao final do curso os estudantes deverão: ser capazes de realizar pesquisa jurídica com rigor analítico e excelência; de se comunicarem de forma clara, precisa e persuasiva e de formular e negociar soluções; de trabalharem em grupo, de dialogar com diferentes atores e de ter empatia.

•  Objetivos de Atitudes:

Ao final do curso os estudantes demonstrarão: sensibilidade e atenção a dilemas éticos e de responsabilidade social; uma postura voltada para inovação e criatividade, um olhar para o global, nacional e local.

• Objetivo Específico:

Especificamente, espera-se que ao final do curso os professores sejam capazes de: Compreender a diferença entre estruturar as aulas a partir de tópicos de conteúdo e a partir de problemas; compreender a importância dos objetivos na elaboração de uma atividade pedagógica; construir sua própria forma de aplicação de um caso para sua disciplina (objetivo, método e avaliação) a partir de boas práticas de ensino participativo.

As utilizações desses métodos exigem conhecimentos e experiências não encontrados nos manuais. Ciente disso, a PUC Goiás promove treinamentos aos docentes dentro e fora da instituição, com a finalidade de auxiliar na qualificação do ensino jurídico nacional.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Público Alvo: Aperfeiçoamento de professores – Professores universitários, licenciados e bacharéis em Direito que estejam interessados em inovar e qualificar sua atuação docente no modo como o Direito é ensinado em suas salas de aula.

Requisitos: Uma boa aula é uma aula bem planejada com a escolha do melhor conteúdo, e o primeiro passo é a definição dos objetivos: ao final quero que os estudantes desenvolvam a escuta, competências, habilidades e atitudes

Cronograma: abril  a julho de 2023, nas segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras, das 19h às 22h

Aula Magna – Prof. José Garcez Girardi – Professor Associado e tempo integral da FGV, Direito SP (Graduação, Mestrado e Doutorado); Pós-Doutorado no Collége de France, Chaire État Social et mondialisation, FAPESP, UNICAMP; Mestre e Doutor em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês.

Carga Horária: 160 horas

Boleto disponível para pagamento até: a definir

Local: Sala de aula Campus V

Ministrante: Profa. Márcia Maria Rodrigues de Moraes ( Graduação em Direito; Pós-Graduação em Direito Processual Civil, Direito Processual Penal, Direito Administrativo e Direito Constitucional)

Investimento: R$ 2.220,30 à vista / R$2.467,00  parcelado em até 6x (cartão de crédito)*

inscreva-se

Certificado de conclusão é válido para contagem de horas complementares.
O boleto estará disponível para pagamento, somente após o número mínimo de inscritos.

*Pagamento parcelado, somente no cartão de crédito. Entre em contato com a Equipe do Programa de Cursos de Extensão pelo telefone 3309 6181 ou e-mail ppce@pucgoias.edu.br