Objetivos

O tema POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO: O CONHECIMENTO COMO RESISTÊNCIA EM TEMPOS DE RUPTURAS expressa as concepções e princípios que norteiam o Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás, bem como apresenta elementos fundamentais concernentes ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da PUC Goiás. Estes espaços de formação de professores orientam-se a partir de uma sólida base epistemológica, científica, técnica, política e estética.

O evento integrado aqui proposto compõe, de forma especial, as atividades comemorativas do Jubileu de 60 anos da PUC Goiás, dos 70 Anos do Curso de Pedagogia da PUC Goiás na cidade de Goiânia e dos 20 anos do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação. Inscreve-se, portanto, como marco acadêmico importante nessa perspectiva também, pois as histórias e memórias da universidade e do Curso de Pedagogia foram confeccionadas pari passu, de forma interligada. Dentre as comemorações, haverá o I Encontro de Egressos no conjunto da programação do evento.

Este evento busca garantir qualidade como parte intrínseca ao momento formativo entendendo que seja necessário, dessa forma, discutir, analisar, refletir e compreender questões centrais que se apresentam como eixos: políticas públicas para a educação e conhecimento como base para a resistência à barbárie.

Propõe-se a compreensão da interligação desses eixos e a sua relação com a sociedade na perspectiva histórica, política, social e econômica.

Destaca-se, também, a necessidade desse entendimento para a identificação dos seus efeitos nas instituições educativas e as diferentes formas e redes constituídas para a resistência coletiva às rupturas produzidas pelas políticas governamentais em andamento.