I Simpósio sobre o Envelhecimento da População de Goiás

Apresentação

A Pontifícia Universidade Católica de Goiás em parceria com o A.C. Camargo Cancer Center, sediado em São Paulo, e o  International Prevention Research Institute (iPRI), sediado em Lyon/França, realizam o I Simpósio sobre o Envelhecimento da População de Goiás, na perspectiva de discutir sobre os fatores de risco no envelhecimento e doenças crônicas. O envelhecimento ainda é um tema desafiador no Brasil, que demanda bastante discussão para que possamos nos apropriar adequadamente do conhecimento sobre este fenômeno tão complexo.

A população brasileira está mudando o seu perfil epidemiológico em relação à faixa etária. Portanto, investigar uma população em transição como a do estado de Goiás pode fornecer informações valiosas sobre o envelhecimento e os fatores de risco para doenças crônicas. Ainda não existem estudos de coorte em Goiás englobando populações urbana e rural.
Os resultados das discussões realizadas durante o Simpósio poderão ser usados como evidências para ações estratégicas em saúde pública. A abordagem de estudos longitudinais epidemiológicos dará a oportunidade de incentivar núcleos de pesquisadores no estado de Goiás, em áreas urbanas e rurais, que poderão adquirir experiência em estudos de coorte em todas as suas fases como: recrutamento, entrevistas, armazenamento de amostras biológicas e em seguimento a longo prazo.