Apresentação

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e a Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) são instâncias colegiadas interdisciplinares e independentes, de relevância pública, com caráter consultivo, deliberativo e educativo. Enquanto o CEP objetiva defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e contribuir para o desenvolvimento da pesquisa dentro dos padrões éticos, a CEUA busca conscientizar a comunidade científica sobre a importância e responsabilidade no uso de animais na pesquisa e no ensino.

O I Workshop de Ética em Pesquisa (WEP) foi realizado nos dias 18 e 19 de agosto do ano de 2014 e contou com um total de 1309 inscritos, sendo confirmada a presença de 937 participantes, dos quais 89 informaram titulação de doutor, 107 mestres, 118 pós-graduados, 586 graduados/graduandos, e 37 não especificaram qualquer titulação.

O II WEP aconteceu nos dias 5 e 6 de novembro de 2015 abordando os princípios éticos em pesquisas com participação direta e indireta de humanos e experimentos com uso de animais. O enfoque deste foi a discussão sobre o Projeto de Lei n° 200 que visa a dissolução do sistema CEP/CONEP e todo o construto ético alçado por incansáveis lutas. O evento foi marcado ainda pela presença de conferencistas renomados da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA).

O I e II WEP tiveram como objetivo apresentar e discutir os principais documentos regimentais sobre ética em pesquisa; ampliar os conhecimentos acerca da tramitação de projetos no âmbito das universidades e instituições de pesquisa; abordar assuntos mais discutidos nos CEP’s CEUA’s e compartilhar experiências de ordem teóricas, metodológicas e éticas dentro dos comitês de ética.

Visando dar continuidade na promoção e divulgação do conhecimento científico e suas implicações éticas, o CEP e a CEUA PUC Goiás propõem o III Workshop de Ética em Pesquisa.