Apresentação

A Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP) desde 1983 promove atividades que articulam pesquisadores e incrementam pesquisas com o objetivo geral de promover a congregação de programas de pós-graduação vinculados a instituições de ensino superior para fomentar e estimular a formação de profissionais para pesquisa e pós-graduação em Psicologia, especificamente: propor e defender medidas de apoio e incentivo aos programas de seus associados; promover o intercâmbio e a cooperação entre os centros de pesquisa e seus pesquisadores; defender os interesses e promover o aperfeiçoamento de programas de pós-graduação em Psicologia no país; promover a divulgação dos trabalhos científicos em Psicologia produzidos no país, por meio da realização de congressos, seminários e reuniões; entre outros.

A ANPEPP se organiza por meio de mais e 50 grupos de trabalho (GT), entre eles o GT – Psicologia Sócio-Histórica e contexto brasileiro de Desigualdade social (GT/PSOH). Este GT, consolidado desde 2002, segundo o relatório da última reunião no XVI Simpósio da ANPEPP (2016), afirma que “A gênese da proposta do GT/PSOH é a de que a teoria sócio-histórica representa uma possibilidade de a Psicologia analisar a desigualdade social como fenômeno material e social, e também subjetivo e singular. Considerando que esse referencial tem produção significativa e diversificada no Brasil, o GT elege o objetivo de unir esforços para ampliar a competência da Psicologia no trato das questões sociais, com destaque à atuação em políticas públicas, ONGs e movimentos sociais. O GT realiza pesquisas em torno de questões que envolvem a opressão/servidão, saúde, assistência social, objetivações artístico/estéticas, transformação social e sobre as principais categorias da teoria sócio-histórica. Com base no materialismo histórico e na dialética, a produção deste GT compreende a importância do diálogo com diferentes autores que possam vir a contribuir com a compreensão de objetos e temáticas que se referem ao contexto da desigualdade social, seus cruzamentos e suas possibilidades de superação.”

Cabe destacar que a atual composição do GT contempla a representatividade regional e institucional. No momento, conta com dezesseis membros efetivos (todos professores de pós-graduação stricto sensu), além de quatro docentes convidados. Estes são oriundos de nove estados diferentes, havendo também quatro estudantes de doutorado de instituições diversas. Dentre as atividades propostas por este grupo destaca-se a organização de textos produzidos pelos pesquisadores deste GT, os quais discutam a “Psicologia sócio-historica” em articulação com diversos temas e áreas do conhecimento, destacando saúde, trabalho, juventude, adolescente, gênero, história e arte. Entre os produtos recentes do GT, destacamos o Colóquio Psicologia Sócio-Histórica e o Contexto Brasileiro: Interdisciplinaridade e Transformação Social, realizando na Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, em 2013, que deu origem à coletânea organizada por Martin e Oliveira (2015) e publicada pela editora da PUC-Goiás[1].

Esse evento deve contribuir para a aproximação dos Programas de Pós-graduação em Psicologia da PUC-Goiás e UFG (este último, recém-criado e em fase de consolidação), os únicos stricto sensu do Estado de Goiás[2]. Também merece destaque a possibilidade dos estudantes de graduação em Psicologia de todas as Instituições de Ensino Superior do estado, bem como de outros cursos, participarem deste Seminário. Destarte, favorece-se o aproveitamento de recursos materiais e humanos; a circulação de pessoas e conhecimentos para o desenvolvimento regional de novas pesquisas; a visibilização da produção acadêmica goiana por meio de novas publicações qualificadas. Esses processos realizar-se-ão em um campo temático caracterizado pela grande relevância social e potencial aproximação entre a Universidade e sociedade, trazendo pesquisadores de renome para compartilhar saberes inovadores com psicólogos, assistentes sociais, educadores e outros profissionais interessados no trabalho em fundamentos e práticas da psicologia sócio-histórica.

[1]MARTIN, S.T.F.; OLIVEIRA, A.A.S. (Org.) . Psicologia Sócio-Histórica e o Contexto Brasileiro - Interdisciplinaridade e transformação social. 1. ed. Goiânia: Editora da PUC Goiás, 2015. v. 500. 153 p.
[2] O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da PUC-Goiás conta com a Linha de Pesquisa Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (sendo a Profa. Dra. Sônia Margarida Gomes Sousa uma das docentes) e o da UFG, com a linha de Processos Psicossociais e Educacionais.