III Congresso de Ciência e Tecnologia

Apresentação

O II Seminário Científico da Escola de Formação de Professores e Humanidades é uma ação prevista no Projeto Pedagógico da Escola, a fim de dar sentido e unidade às ações científicas, acadêmicas, culturais, humanas e políticas que expressam a natureza do trabalho interdisciplinar da EFPH.

A proposição do Seminário Científico da EFPH pretende marcar a identidade de um evento integrador alusivo às comemorações do aniversário da Escola. Neste sentido, passa a compor anualmente a programação do Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás, ato que fortalece a ciência e o conhecimento na EFPH.

Para comemorar o seu 4º aniversário, o II Seminário Científico tratará do tema “Ciências para a redução das Desigualdades Sociais” como forma de debater um assunto que tem implicações humanas, políticas e sociais. Trata, sobretudo, de compreender o cenário contemporâneo que tem provocado a barbárie e os processos de desumanização.

A programação deste evento está repleta de atividades que envolvem o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão. Durante três dias todos os docentes e discentes da EFPH estarão envolvidos nos debates que decorrem deste Seminário. Para tanto, foram organizados:

1. Minicursos com os temas da Formação Geral;
  2. Mesas Redondas que configuram os debates do VI Colóquio do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Humanidades para composição do Bloco de Formação Humanística na Avaliação Interdisciplinar (AI);
  3. Palestras Específicas que tratam de Temas como Formação Pedagógica e Humana;
  4. Mostra da Produção Científica – Apresentações de Trabalhos em Comunicações Científicas: Iniciação científica, Dissertações, Teses e Monografias defendidas nos diferentes cursos e Programas de Pós-Graduação;
  5. Aulas Abertas dos Programas de Pós-Graduação da EFPH destinadas aos alunos da graduação, da pós-graduação e aos docentes;
  6. Oficinas de idiomas em Parceria com o PUC Idiomas/PROEX para ampliar o repertório cultural e linguístico de docentes e discentes no trato com as línguas estrangeiras;
  7. Atividades Culturais organizadas e desenvolvidas por docentes e discentes da EFPH;
  8. Atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) como Programa Institucional que valoriza a formação docente;
  9. Atividades de Ação de Graças com missa solene comemorativa ao 4º aniversário da EFPH.

Enfim, a riqueza da temática e da natureza das atividades durante este evento só terá sentido se todos(as) compreenderem que uma Universidade/Escola se faz nos debates, nos estudos, nas trocas, nas produções científicas e nas formações humana, política, cultural e espiritual. Portanto, espera-se que este evento seja o marco de uma ação desta Escola que nos integre e nos dê o sentido de pertença em um Projeto Pedagógico que prima pela relação Ciência e Fé e pelo respeito às questões humanas.

Prof. Dr. Romilson Martins Siqueira

Diretor da Escola de Formação de Professores e Humanidades