Minicurso 5: Gêneros textuais em sala de aula: prática de linguagem e interação

Na noite desta quinta-feira, 08/12/2016, os professores coordenadores do subprojeto de letras  Daura Aguiar, Edna Faria e Vitor Vitoy foram os proponentes do minicurso “Gêneros textuais em sala de aula: prática de linguagem e interação” com o objetivo de reconhecer a linguagem como forma de interação e elemento de significado cultural e social; Desenvolver práticas de leitura e escrita de gêneros textuais ligados ao cotidiano dos educandos; Identificar os elementos estruturais e literários dos gêneros textuais a serem trabalhados; Redigir, com clareza e articulação, textos dos gêneros e tipologias estudados; ampliar o vocabulário.

IMG_6785 IMG_6786 IMG_6787 IMG_6788 IMG_6789 IMG_6790 IMG_6791

Minicurso 4: Aprendizagem Multissensorial – Explorando os cincos sentidos na promoção de um Ensino Universal e Inclusivo

Na noite desta quinta-feira, 08/12/2016, o professor coordenador do subprojeto de química Júlio César Queiroz de Carvalho juntamente com a professora Sandra Regina Longhin foram os proponentes do minicurso “Aprendizagem Multissensorial – Explorando os cincos sentidos na promoção  de um Ensino Universal e Inclusivo” com o objetivo de discutir a relação do Homem com o meio como um processo mediado pelos órgãos do sentido; Compreender o papel de cada órgão do sentido na construção de conceitos por parte dos alunos; Associar “multissensoralidade” e “ensino e aprendizagem” com o processo de Inclusão escolar.

IMG_6774IMG_6773IMG_6772IMG_6771IMG_6770IMG_6769IMG_6768IMG_6767

Minicurso 3: Os obstáculos e as interfaces da língua portuguesa para o reconhecimento da cultura afro-brasileira

Na noite desta quinta-feira, 08/12/2016, a professora coordenadora do subprojeto de interdisciplinar de letras Sara de Castro Cândido juntamente com o professor Domingos Dumas Barbosa Santos foram os proponentes do minicurso “Os obstáculos e as interfaces da língua portuguesa para o reconhecimento da  cultura afro-brasileira” com o objetivo de estudar os obstáculos e as interfaces da língua portuguesa para o reconhecimento da cultura afro-brasileira. Analisar a obra “O Cortiço”, de Aluísio de Azevedo. Refletir sobre a decadência moral e o desejo de ascensão social que envolve a vida em sociedade.

IMG_6766  IMG_6763 IMG_6762 IMG_6765IMG_6764