Minicurso 6: Diálogos Sobre Cenário Político Contemporâneo: Republicanismo de Hannah Arent, Liberalismo e Comunitarismo

Na noite desta quinta-feira, 08/12/2016, a professora coordenadora do subprojeto de filosofia Ana Kelly Souto juntamente com o aluno voluntário de ID Pedro Alcântara foram os proponentes do minicurso “Diálogos Sobre Cenário Político Contemporâneo: Republicanismo de Hannah  Arent, Liberalismo e Comunitarismo” com o objetivo de apresentar o conceito e o panorama histórico sobre o liberalismo político, ideias e representantes; Apresentar o pensamento republicano de Hannah Arendt estabelecendo um diálogo com os demais espectros políticos, bem como as suas contribuições para o cenário político contemporâneo; apresentar o conceito de comunitarismo, ideias e principais representantes.

IMG_6779 IMG_6782IMG_6781

Minicurso 5: Gêneros textuais em sala de aula: prática de linguagem e interação

Na noite desta quinta-feira, 08/12/2016, os professores coordenadores do subprojeto de letras  Daura Aguiar, Edna Faria e Vitor Vitoy foram os proponentes do minicurso “Gêneros textuais em sala de aula: prática de linguagem e interação” com o objetivo de reconhecer a linguagem como forma de interação e elemento de significado cultural e social; Desenvolver práticas de leitura e escrita de gêneros textuais ligados ao cotidiano dos educandos; Identificar os elementos estruturais e literários dos gêneros textuais a serem trabalhados; Redigir, com clareza e articulação, textos dos gêneros e tipologias estudados; ampliar o vocabulário.

IMG_6785 IMG_6786 IMG_6787 IMG_6788 IMG_6789 IMG_6790 IMG_6791

Minicurso 4: Aprendizagem Multissensorial – Explorando os cincos sentidos na promoção de um Ensino Universal e Inclusivo

Na noite desta quinta-feira, 08/12/2016, o professor coordenador do subprojeto de química Júlio César Queiroz de Carvalho juntamente com a professora Sandra Regina Longhin foram os proponentes do minicurso “Aprendizagem Multissensorial – Explorando os cincos sentidos na promoção  de um Ensino Universal e Inclusivo” com o objetivo de discutir a relação do Homem com o meio como um processo mediado pelos órgãos do sentido; Compreender o papel de cada órgão do sentido na construção de conceitos por parte dos alunos; Associar “multissensoralidade” e “ensino e aprendizagem” com o processo de Inclusão escolar.

IMG_6774IMG_6773IMG_6772IMG_6771IMG_6770IMG_6769IMG_6768IMG_6767