III Seminário Interno do PIBID PUC Goiás
Começou na noite desta segunda-feira, 05, o XII Simpósio de Pedagogia da PUC Goiás. A abertura reuniu graduandos e pós-graduandos no Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades, no Setor Leste Universitário, em solenidade marcada pela defesa dos professores e da escola pública. Nesta edição, o evento aborda o tema Políticas de Formação e Valorização de Professores: conjuntura nacional, avanços e retrocessos.
O simpósio agrega o XVI Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Educação da instituição, o III Seminário Interno do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIPIB) PUC Goiás, além do XVII Encontro da Associação Nacional de Formação dos Profissionais da Educação (Anfope) e da V Mostra de Produção Cultural de Discentes e Docentes do curso de Pedagogia.
O III Seminário Interno do PIBID PUC Goiás tem como tema “Diálogos interdisciplinares sobre a formação inicial de professores” apresentando o que foi desenvolvido pelos subprojetos e a reflexão de todas as ações implementadas para a melhoria na qualificação da formação dos professores. A programação é composta por palestras, mesas redondas, diálogos no PIBID, minicursos, mostra de vídeos e lançamento de livro. As atividades específicas do evento se encerram na quinta-feira, 08.
“O Pibid é uma experiência que contribui para que o aluno, ao ter orientação de um professor que atua na escola pública, aprenda a profissão. O programa é um espaço de formação de professores para atuar na educação básica”, define a coordenadora institucional do programa, a profa. Marcilene Pelegrine Gomes.
A conferência de abertura abordou o tema-central do simpósio e foi ministrada pelo prof. Luiz Carlos de Freitas, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Criador da (Anfope), ele enfatizou aspectos da conjuntura nacional e caracterizou o modelo de política educacional que está sendo proposto pela gestão atual do Brasil.