O PIBID, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, é, reconhecidamente, uma das mais inovadoras políticas públicas no âmbito da Formação de Professores. Atende a um reclamo histórico: aproximação da Universidade à Escola, teoria formativa e prática profissional, buscando inovações didáticas, promovendo a vivencia no cotidiano escolar, permitindo uma inserção do Licenciando no seu futuro local de atuação profissional de forma plena.

O Governo Federal lançou na última sexta-feira medida de corte no Programa. Haverá perdas significativas nos Projetos Institucionais das IES no País todo, repercutindo redução de 50 a 80% no número de bolsistas de Iniciação à Docência, ou até o encerramento da iniciativa em algumas instituições. No Ceará a redução implica cerca de 1000 bolsas a menos, a UNILAB terá o programa encerrado. Perda grave.

A medida fragiliza as relações estreitadas entre as IES e os Sistemas de Ensino, impacta no esforço feito na valorização e formação do magistério da Educação Básica nos últimos anos. Ademais, em função do caráter de ação de permanência assumida pela bolsa de Iniciação à Docência, os cortes incidirão, sem dúvida, em abandono e retenção de alunos, tendo em vista o perfil do pública que procura a carreira docente, em sua maioria estudantes de baixa renda.

Cenário preocupante, tendo em vista o horizonte de “apagão docente”, em momento de crise política que repercute financeiramente, cortar em Educação não parece uma posição que colabore na superação desta situação de enfrentamento.

Assim, Professores universitários, Professores da Educação Básica e Estudantes farão ato de mobilização na Praça do Ferreira, às 9h, doando e convidando transeuntes para doarem sangue no posto do Hemoce, instalado no local. Movimentos semelhantes estarão ocorrendo por todo o Brasil.

Nesse mesmo dia, haverá Audiência Pública no Senado Federal, momento em que será discutida o papel estruturante do PIBID na formação de professores no Brasil.

Um vídeo feito pelo subprojeto de Música, do PIBID UECE, traduz nosso sentimento e divulga nosso desejo: não deixe o sonho acabar! (Link para o vídeo:https://www.youtube.com/watch?v=7NpCPPmpwdw). Vale a pena assisti-lo, tocante!