17 de junho de 2024
Filme sobre a ditadura é tema do curso Cinema em Debate do PDH
A professora Patrícia Loures, coordenadora do Programa de Educação e Cidadania (PEC), ministrou na sexta-feira, 14, um módulo teórico do curso Cinema em debate. Durante o encontro, os alunos fizeram um estudo temático que antecede a exibição do filme. Foi apresentado o documentário Resplendor, dos diretores Cláudia Nunes e Erico Rassi, lançado em 2019.
O documentário mostra que a Comissão Nacional da Verdade, instalada em 2011 para apurar crimes cometidos durante a ditadura militar, trouxe a público um capítulo ainda muito obscuro da nossa história: a existência de um centro de detenção indígena, na cidade de Resplendor (MG), chamado Reformatório Krenak. Instalado primeiramente dentro do território da etnia Krenak, e posteriormente transferido para Carmésia, aprisionou e torturou não apenas indígenas Krenak, mas diversas outras etnias como os Pataxó, impondo restrições às suas práticas ancestrais sob implacável vigilância dos militares. A narrativa traz informações sobre como funcionou esse campo de concentração e as consequências desse trauma coletivo para os povos indígenas afetados.
O curso Cinema em debate é fruto de uma parceria entre o Programa de Direitos Humanos (PDH) da PUC Goiás e a Secretaria Municipal de Educação (SME) com o objetivo de trabalhar os conceitos de cidadania com os professores da rede municipal, por meio da leitura fílmica.