18 de março de 2022

Unati terá atividade inaugural com palestra sobre saúde mental

276025986_2508347889297574_4076927279629711063_n

O Programa de Gerontologia Social (PGS) da PUC Goiás realiza na próxima segunda-feira, 21, às 15h, no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH), na área VI, a atividade inaugural do semestre da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), com a palestra da psicóloga e terapeuta cognitivo comportamental, Priscilla Frota, que vai falar sobre o tema Saúde mental e bem-estar.

Os participantes vão receber posteriormente um certificado de três horas. De acordo com a coordenadora do PGS, Lisa Valéria Torres, “nós pensamos em trabalhar este tema na abertura das atividades presenciais depois de dois anos, quando passamos por diversas atividades on-line, porque é importante discutir sobre saúde mental sempre. Saúde mental é equilíbrio, ela define nosso bem estar emocional, social, psicológico, afeta a maneira como nós pensamos, sentimos e agimos nos enfrentamentos da vida”.

Lisa explica que, com este retorno presencial, “é essencial que pensemos em formas de lidar com este stress que o público 60+ passou com o isolamento social. A saúde mental nos ajuda a determinar como nós lidamos com nossos relacionamentos afetivos, interpessoais, as relações profissionais e nos ajuda a tomar decisões. Por isso discutir este tema neste momento é muito importante. Saúde mental é a capacidade que precisamos para tratar e conciliar as nossas emoções com as experiências vividas no cotidiano,” reforça a coordenadora do PGS.

Os idosos que vão participar das oficinas estão fazendo a matrícula. As atividades começam ainda neste mês de março. As disciplinas serão dadas por novos colaboradores voluntários que integrarão a equipe da Unati. Segundo Lisa, o público da Unati está ansioso para voltar às atividades presenciais. “Antes da pandemia eles iam de três a quatro vezes por semana na Universidade. Durante o isolamento social ficaram impedidos de participar de atividades como estas, que são muito enriquecedoras. Então, voltar agora para estas atividades da Unati, rever os colegas, é muito importante para eles”, finaliza a coordenadora do PGS.