1 de dezembro de 2021

ITS recebe sementes da Embrapa Cerrado de Brasília

Jacarandá e sementes de plantas nativas do cerrado

O Instituto do Trópico Subúmido (ITS) da PUC Goiás fez uma parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Cerrado de Brasília e vai receber a doação de uma coleção de sementes e frutos de 43 espécies nativas do Cerrado, ampliando o número de objetos em exposição do Museu do Memorial do Cerrado.

De acordo com a coordenadora acadêmica do ITS, Nicali Bleyer, a parceria com a Embrapa foi feita mediante um contato com a instituição, para doação de objetos para exposição no Museu do Memorial do Cerrado e de uma autorização para uso de imagens produzidas pela Empresa.  Em troca, o ITS está separando algumas sementes nativas do Estado de Goiás para doação à Empresa. “A ideia é articular ainda mais essa parceria para o próximo ano, já que os técnicos estavam em trabalho remoto e voltaram ao trabalho presencial neste mês de dezembro”, explica Nicali.

Para a coordenadora, essa parceria com a Embrapa de Brasília é muito importante, pois o ITS trabalha com as plantas nativas do Bioma Cerrado e a Embrapa Cerrado também. “É uma articulação que promove a aproximação da universidade com muitos pesquisadores importantes da área para a promoção da popularização da ciência, pela extensão universitária”.

Nicali disse que pretende ir à Embrapa de Brasília no dia 14 de dezembro, para levar as sementes do ITS e buscar as sementes doadas pela Embrapa. “O que já recebemos foi a imagem esquemática sobre as fitofisionomias do Cerrado, com a autorização de uso, para impressão e uso na exposição do Museu”.

A coordenadora pedagógica do ITS informa que outras parcerias, por intermédio do termo de voluntariado, foram realizadas para o trabalho no Museu com outras instituições, como a Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal de Goiás (UFG), com a elaboração de mapas temáticos que compõem a nova exposição do Museu do Memorial de Cerrado. “É um trabalho que direciona para a reflexão sobre aspectos sócio ambientais atuais do Bioma Cerrado”, finaliza Nicali. O ITS tem sede no Campus II da Universidade, no Jardim Mariliza.