29 de outubro de 2021

RUTIS lança projeto SOUDIGITAL em Portugal

Rutis

A Rede de Universidade Seniores (RUTIS), sediada em Portugal, da qual a Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) da PUC Goiás faz parte, realizou na semana passada a XV Reunião Magna Anual das Universidades e Academias Seniores Portuguesas que contou com a presença de 55 dirigentes das Universidades Seniores e mais 72 participantes on-line. Durante a reunião, a RUTIS inaugurou em Almeirim o Primeiro Centro Digital dentro da proposta do Projeto EUSOUDIGITAL, que, segundo o presidente da RUTIS, Luiz Jacob, “visa dar as qualificações mínimas de conhecimento digital às pessoas que não o possuem”.

Também foi entregue o prémio RUTIS 2021 à Cooperativa Antonio Sérgio para a Economia Social (CASES) e a taça de vencedores do Concurso de Cultura Geral à Protela Sábios. Foi apresentado o relatório de atividades de 2021 e o plano de atividades para 2022.

Segundo Jacob, “o ensino on-line veio para ficar, não como alternativa, mas como complemento das atividades presenciais das Universidades Seniores”. O presidente da Rutis disse que foi realizada uma pesquisa com os alunos seniores para saber como estão se sentindo durante a pandemia da COVID19. A pesquisa continua e o formulário está disponível neste link: https://forms.gle/BFZoMZFjWSeAs8Ud8. Jacob informa que os primeiros resultados indicam que os sintomas de depressão aumentaram ligeiramente durante a pandemia e da necessidade de isolamento social e que 92% dos alunos sentiu muito a falta das Universidades Seniores. “Estes dados são sempre muito importantes para demostramos a importância do papel das Universidades Seniores”, pontua Jacob.