11 de maio de 2021

Ateliê da Escrita on-line convida para a terapia do texto

23032439_142822223113592_2346088274736306797_n

O Laboratório de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Luto (LEPILU), juntamente com o Programa em Nome da Vida (PNV), promove na próxima sexta-feira, 14, das 14 às 18h, o Ateliê da Escrita, Quarentena literária, com o tema I Encontro com LEPILU, conte para gente, conte com a gente, escrever e transformar, atividade gratuita on-line, na Plataforma Teams. O Ateliê da Escrita vai contar com a participação da professora do curso de Jornalismo da PUC Goiás, Maria Carolina Goos e do professor do curso de História da UFG, Romualdo Pessoa.

O professor Romualdo Pessoa vai falar sobre o Livro Depois que você partiu, livro de crônicas de sua autoria, sobre sua filha Carol, que faleceu em 2007. Em seguida a professora Maria Carolina Goos vai conduzir o ateliê da escrita. Às 16h30 os textos produzidos serão lidos e socializados.

Para Maria Carolina, “a escrita pode ter um caráter terapêutico no sentido de organizar os pensamentos e os sentimentos. A ideia é oferecer uma atividade para que eles possam se conectar com aquilo que os fazem sofre em algum momento, seja a perda de uma pessoa próxima ou uma perda simbólica que estamos vivenciando em meio a esta pandemia. De penar uma narrativa que possa transformar este sentimento de perda em lembranças, em gratidão e que eles se sintam felizes de perceber que é possível ressignificar situações que causam dor e sofrimento, impotência perante a fatalidade da morte e das perdas”.

De acordo com a coordenadora do PNV e integrante do LEPILU, Marina Morabi, “O Laboratório foi criado com o objetivo de ampliar as conversas sobre o luto, promover reflexões e discussões, realizar pesquisas, tanto para o ambiente acadêmico como para a comunidade”.

Para Marina, “falar sobre o luto, sobre a morte e sobre o morrer, além de nos fazer pensar sobre e nos preparar para os momentos de luto reais e simbólicos que ainda viveremos, também nos faz refletir mais sobre a vida que estamos vivendo e que queremos viver. Ao falar sobre a morte, estamos falando sobre a vida”. Acessar o evento neste link: https://forms.gle/HD8SGVKofPxyoisZA

 

Marcações: