30 de novembro de 2020

PUC Goiás promove curso de extensão de perspectiva multidisciplinar sobre idosos

idoso-computador-notebook

A PUC Goiás oferece curso de extensão gratuito com o tema 60+ em uma perspectiva multidisciplinar de forma gratuita. A formação na Plataforma Microsoft Teams irá discutir a construção de modelos de saúde, assistência social, direito e educação com foco no envelhecimento ativo. A carga horária total do curso será de 12 horas, dividida em três módulos. O primeiro módulo será ministrado nesta quinta-feira, 26, e os outros dois módulos serão dados nos dias 3 e 12 de dezembro, no horário das 17 às 21h. O curso é promovido pelo Programa de Gerontologia Social (PGS) em parceria com o Programa de Cursos de Extensão da PUC Goiás, com coordenação da professora Lisa Valéria Vieira Torres, que também é a coordenadora do PGS.

De acordo Lisa Valéria, o curso foi pensado a partir da constatação de que “a crescente longevidade da população ocorre no mundo inteiro e é o reflexo de importantes conquistas, como o maior acesso de todos a serviços de saúde e educação. No campo das ciências humanas, sociais e da saúde, o desafio é contemplar os direitos, preferências e necessidade, sobretudo em tempos de pandemia, cuja população mais vulnerável é a idosa”.

A coordenadora do PGS afirma que “neste ano, o impacto não envolveu somente as doenças que afetam a velhice, mas também dúvidas em relação à ética e aos limites oferecidos ao paciente idoso. E ainda o cenário de pandemia que envolve o Brasil, também provocou discussões sobre a construção de modelos de saúde, assistência social, direito e educação com foco no envelhecimento ativo”. Todas estas temáticas vão fazer parte do conteúdo programático do curso de Extensão.

O curso é voltado para alunos da graduação interessados pelo tema da velhice, profissionais da saúde, cuidadores de idosos, agentes de saúde e gestores de centros de convivência e centros dia. O curso tem certificação individual de quatro horas para cada módulo.

No Módulo I do curso serão abordados temas como nutrição, saúde física e emocional na velhice. O curso conta com participantes com ampla formação e qualificação profissional nas referidas áreas: Bethiere França Albanos Silva, Cândida Queiroz, Dimilson Vaconcelos Bezerra, Ricardo Borges. O curso será transmitido pela plataforma Teams. Mais informações pelo fone: 3227.1177

Marcações: