30 de outubro de 2020

Coordenadora do PGS participa de reunião virtual sobre universidades seniores realiza em Portugal

rutis-inatel

A coordenadora do Programa de Gerontolgia Social (PGS), Lisa Valéria Torres, participou de forma virtual da XIV Reunião Magna da Rede de Universidades Seniores (Rutis) que foi realizada no dia 14 de outubro no Cine Teatro de Almeirim, em Portugal, com a presença de mais de 40 representantes de universidades seniores de vários países. A reunião foi aberta com a palestra online sobre o tema Ferramentas para a formação à distância, proferida pelo professor Carlos Nunes. Também foi entregue o Prémio RUTIS 2020 ao Instituto Português da Juventude e do Desporto.

Na sequência foram debatidas entre outros temas as aulas online, a reabertura das Universidades Seniores neste tempo de Pandemia e o funcionamento da Universidade Senior Virtual. A maioria dos participantes da reunião mostrou a sua apreensão pela sustentabilidade financeira das Universidades Seniores, pela diminuição de alunos e não abertura dos serviços. Também foi reafirmado a importância da continuidade do projeto para a saúde mental dos seniores que o compõem. Também foi divulgado o resultado de uma pesquisa realizada com 144 Universidades Seniores, que aponta que 75% das Universidades Seniores reabriram as aulas presenciais, 30% não abriram ainda e 11% abriram apenas no sistema on-line. A Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), ligada ao PGS, está realizando suas atividades on-line.