11 de setembro de 2020

Arte e Fatos produz vídeos sobre obra de Guimarães Rosa

Clara vídeo

O Grupo de Teatro Arte e Fatos da PUC Goiás realiza a primeira performance com fragmentos das obras do escritor João Guimarães Rosa, em formato de vídeo. O primeiro episódio, intitulado Clara, traz a intérprete Clara Couteiro cantando e interpretando trechos da obra de Guimarães Rosa.

A atriz começa o vídeo cantando: “olha o menino correndo debaixo do sol, levando no corpo suado o cheiro do chão, trazendo as estrelas na palma da mão”. Na sequência, Clara interpreta um texto tirado da biografia de Guimarães Rosa: “para Guimarães Rosa, a paisagem rude é o seu primeiro encantamento. A vida sertaneja tem para ele significado universal”.

O primeiro vídeo tem direção geral de Danilo Alencar, direção de vídeo de Ney Couteiro e participação de João Bosco, com duração de 3 minutos e 48 segundos. Os vídeos estão sendo publicados nas redes sociais.

De acordo com Danilo, “a ideia é a de trabalharmos com atores, acadêmicos da PUC Goiás e educandos da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati). Serão usados pequenos textos de Guimarães Rosa, e também parte de sua biografia na produção dos vídeos”. O Grupo de Teatro Arte e Fatos faz parte da Coordenação de Arte e Cultura (CAC) da PUC Goiás.

Marcações: