26 de agosto de 2020

PGS e MLB realizam Webinar sobre saúde mental

 

Virgínia Lúcia

O Programa de Gerontologia Social (PGS) da PUC Goiás promove, em parceria com o Movimento Longevidade Brasil (MLB), um Webinar com o tema Novos jeitos de viver os novos tempos, na próxima sexta-feira, 28, às 17h, evento que marca o retorno das atividades de Programa e da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) deste semestre.

A palestra será ministrada pela psicóloga do Centro para Doença de Alzheimer e Outros Transtornos Mentais na Velhice do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Virgínia Lúcia Reis Maffioletti. Virgínia é doutoranda em Saúde Mental no Programa de Psiquiatria e Saúde Mental (Propsa) da UFRJ.

O Webnar será transmitido ao vivo pelo canal da PUC Goiás no YouTube e terá como moderadora a coordenadora do PGS, Lisa Valéria Torres. De acordo com Lisa, a Unati experimentou algumas inovações no semestre passado, por causa da Pandemia da COVID19 e a necessidade de as pessoas ficarem em isolamento social, como fazer as atividades na forma de workshop, seminário, debate e conferência com profissionais que atuam com a Gerontologia.

“Vários projetos educativos precisaram ser reinventados. Tivemos uma demanda importante, durante o isolamento, porque parte dos idosos teve problemas de ansiedade, por ser uma população mais vulnerável. É preciso estudar essa população na Pandemia, porque alguns vivem sozinhos, por serem também aposentados, e estão mesmo em risco. Por isso estamos trazendo uma profissional que trabalha com a saúde mental”, pontua Lisa.

Para a coordenadora do PGS, “uma vez que a doença da COVID19 seja contida, muitos compromissos devem ser feitos e um deles é reformular a assistência nos postos de saúde para idosos. Qualquer sociedade que se considere avançada tem que proteger e cuidar do idoso. Nesse contexto, entendemos que uma das principais medidas tomadas para se evitar a contaminação foi o isolamento social que, no entanto, trouxe algumas consequências negativas para a saúde mental, agora já com cinco meses de isolamento para algumas pessoas. Os idosos se sentem sozinhos, ansiosos, e o isolamento pode agravar o quadro. Por isso foi feito o convite para a Virgínia conversar sobre isso neste Webinar”, conclui.

Marcações: