9 de junho de 2020

Coordenadora do PGS participa de web conferência internacional sobre idosos

Lisa

A Coordenadora do Programa de Gerontologia Social (PGS) da PUC Goiás, Lisa Valéria Torres, participa de uma web conferência internacional na próxima sexta-feira, 12, das 14h às 16h no Brasil e das 18h às 20h em Portugal, sobre o tema As Universidades Seniores em tempo de pandemia: propostas e desafios. A Web conferência vai contar ainda com os palestrantes, o presidente da Rede de Universidades Seniores (Rutis), Luís Jacob, o coordenador da Universidade da Maturidade – Universidade Federal do Tocantins (UMA/UFT), Luiz Sinésio Silva Neto, a coordenadora do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Maria Fernanda Baeta Neves Alonso da Costa e os professores Dudu Colombo e Cândida Navarro, da Universidade Sênior de Bagé (RS).

Lisa Valéria e Luís Jacob serão os moderadores da web conferência. De acordo com Lisa, “essa ideia de reunir alguns coordenadores de programas e da Rutis para conversar sobre as metodologias educativas online é muito importante, para saber o que estas universidades têm feito neste período de isolamento social”. Surge também uma nova proposta de universidade sênior. A Rutis criou uma plataforma que se chama Universidade Senior Virtual, para divulgação de vídeos dos parceiros. O PGS vai ter um espaço nesta plataforma para divulgar vídeos feitos em Goiânia para o público 60+.

Lisa recorda que a Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) da PUC Goiás fez 25 anos em 2017, “portanto a equipe de professores possui expertise sobre o que tem feito para os idosos nas disciplinas oferecidas. Tem conhecimento amplo sobre gerontologia educacional, sobre educação de idosos, estabelece contato com os idosos e dá continuidade às propostas educativas. São experiências exitosas que temos e que vamos compartilhar neste encontro virtual”.

A coordenadora do PGS considera que há uma nova forma de estabelecer contato com as pessoas que tem algum tipo de tecnologia de informação, como no caso dos alunos da Unati. “Temos o contato amigo, do Projeto Amor do PGS, com os assessores e voluntários do Programa ligando para saber como o aluno da Unati está, conversar um pouco sobre alimentação, se estão fazendo os exercícios dos vídeos enviados pelas redes socais. Quem não tem condições de acessar o Instagram, tem os grupos de whatsapp.

É um público mais vulnerável nessa pandemia, lembra Lisa, por isso a preocupação em assisti-los. “Temos feito uma grade de atividades diárias para não se sentirem solitários ou inúteis. Temos acompanhado se estão em atividade e eles nos informam que estão plantando, organizando a casa, cozinhando, fazendo exercício”. A web conferência será transmitida pela plataforma Zoom, sem necessidade de inscrição, e pode ser acessada neste link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/97580898639?status =success.