26 de março de 2020

Alunos da Unati praticam fotografia durante isolamento

89495b21-758f-4b39-ac86-c036fc0b440a
Durante o período de suspensão das aulas presenciais da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), os professores têm criado atividades para que os alunos 60+ possam realizar em casa. O objetivo das iniciativas é manter o vínculo entre professores, alunos e colegas, minimizando situações de sofrimento emocional que o isolamento social pode provocar, em especial entre os idosos, que integram o grupo de risco da Covid-19. Além disso, as atividades promovem ocupações saudáveis para os alunos nesse período de distanciamento social.
Na disciplina de Fotografia, a professora Déborah Borges está utilizando o aplicativo Whatsapp para encaminhar ao grupo de alunos dicas para a produção de fotografias em casa. A atividade realizada na primeira semana de isolamento foi de fotografia de plantas, tema muito apreciado pelos alunos da turma. “Muitos idosos relatam no grupo que o cuidado com as plantas do jardim, do quintal ou dos vasos que mantém em casa tem sido uma atividade que desenvolvem para manterem-se ocupados”, diz a professora. Para muitos, cuidar das plantas e contemplar a natureza traz uma sensação de serenidade, necessária para superar esse momento de isolamento social e preocupação com a pandemia. “Fiquei muito contente com o resultado da produção da primeira semana nesse sistema de orientação remota. Os alunos permanecem interessados em aprender e praticar fotografia”, comemora Déborah Borges.
A cada semana será trabalhada uma temática para a produção fotográfica dos alunos, sempre sob orientação da professora. Confira abaixo algumas das fotos produzidas pelos alunos.